Porsche Engineering: reabertura da pista de ensaios de Nardò

Usada para os testes de alta velocidade

Um importante marco dedicado aos ensaios de veículos do amanhã. Foi terminada com sucesso, a renovação total dos 12,6 km de extensão da icónica pista circular (anel) e da plataforma de avaliação dinâmica de automóveis no Centro Técnico de Nardò na Apúlia (Itália), que tem sido operado por serviços de engenharia internacional que, desde 2012, são providenciados pela Porsche Engineering Group GmbH de Weissach, na Alemanha.

autonews.pt @ 16-7-2019 12:46:58

Os trabalhos, que decorreram durante sete meses e representaram um investimento de 35 milhões de euros, fazem parte de uma estratégia de desenvolvimento do centro de testes. O objetivo é dar sempre aos clientes as condições perfeitas para testar os automóveis do futuro.

Além do complexo asfaltamento da reconhecida pista circular, foi ainda instalada uma solução inovadora para os rails de proteção desenvolvida especialmente pela Porsche Engineering para os testes de alta velocidade.

Os trabalhos incluíram ainda a renovação integral da plataforma para testes dinâmicos de veículos, com uma área total de 106.000 metros quadrados.

“Com a modernização das pistas, a estratégia de desenvolvimento do Centro Técnico de Nardò avança significativamente, ” afirma Malte Radmann, Chairman do Conselho de Direção do Centro Técnico de Nardò e Diretor executivo da Porsche Engineering. “Este centro de testes sempre foi único e agora, mais do que nunca, é uma pedra basilar na estratégia de desenvolvimento da Porsche e da evolução das atividades de ensaios de veículos da indústria automóvel como um todo.”


A evolução das instalações de testes de Nardò é um processo contínuo. “O objetivo passa por dotar os nossos clientes da capacidade de ensaiar soluções de mobilidade para o future,” comentou Antonio Gratis, Diretor executivo do Centro de Testes de Nardò.

Hoje em dia, já é possível testar as atuais e futuras tendências na evolução automóvel, por exemplo: o comportamento dos veículos elétricos com carregamento rápido, as últimas tecnologias de assistência à condução, os serviços conectados ou a condução autónoma.

O Centro Técnico de Nardò, com mais de 20 pistas e instalações e uma área total de mais de 700 hectares, tem 90 marcas do universo automóvel entre os seus clientes e já emprega mais de 150 pessoas.

Foi fundada em 1975, com a construção da famosa pista circular, e oferece várias soluções para efetuar testes em todas as fases concebíveis de desenvolvimento.


O famoso anel de velocidade, com 12,6 km de extensão, é único no mundo e foi construído para pesquisa e desenvolvimento já que permite testar veículos em condições extremas de utilização. Ao longo da sua história, o Centro de Testes de Nardò foi palco de ensaios de grande importância, com vários registos de recordes batidos.

Desde 2012, o centro de testes automóvel tem estado a cargo da Porsche Engineering Group GmbH, uma subsidiária detida integralmente pela Dr. Ing. h.c. F. Porsche AG, Estugarda.

Os serviços de engenharia para os clientes externos são parte integrante da identidade Porsche e uma parte importante da Porsche. No entanto, este facto é quase desconhecido para o público em geral. A Porsche Engineering opera segundo uma política de estrita confidencialidade, de forma a garantir que as estratégias de produto e a identidade e imagem das marcas são protegidas a todo o custo.

autonews.pt @ 16-7-2019 12:46:58


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades