Estreia do novo Ducato MY2020

Evolução do veículo recordista de vendas da Fiat Professional

O Ducato é o inquestionável líder do mercado europeu pelo quinto ano consecutivo, no 1.º  lugar em termos de vendas em 12 países e líder absoluto como base para autocaravanas na Europa: cerca de três em quatro autocaravanas vendidas são Fiat Ducato.

autonews.pt @ 11-6-2019 15:51:20

O novo Ducato MY2020 enfrenta agora um novo e envolvente desafio: tornar-se o melhor Ducato de sempre.

Atualmente, os motores são todos Euro 6D, ainda mais eficientes, ecológicos e de altas performances, com diversos tipos de alimentação para beneficiar o ambiente. Lançada também a nova transmissão eletrónica 9Speed.

É um conversor de binário de última geração, capaz de explorar ao máximo todos os pontos de binário do motor. Além disso, estará disponível durante o ano de 2020 uma versão completamente elétrica que implementa tecnologias Fiat Professional e complementa, em matéria de combustíveis alternativos, a versão Ducato Natural Power, alimentada a gás natural.

O Ducato Electric tem sido desenvolvido, graças a inovadores projetos-piloto e ao lado de grandes clientes selecionados para oferecer soluções personalizadas e sem compromissos, em termos de capacidade de carga e de desempenho.

Por fim, mas não menos importante, não faltam os mais avançados dispositivos de assistência à condução e um sistema de informação e entretenimento de última geração.

A nova gama de motores MultiJet 2 do Ducato é fiel ao lema da Fiat Professional "one mission-one engine", o que significa oferecer uma excelente solução para satisfazer as exigências das diversas missões dos clientes.


O acesso ao mundo Ducato começa com o motor 2.3 MultiJet 2 com 120 cv às 2750 rpm e binário máximo de 320 Nm às 1400 rpm, associado a caixa de velocidades manual, que melhora a potência e o binário em 10%, em comparação com o precedente motor de 2 litros. O motor de 140 cv às 3500 rpm, versátil e flexível com os seus 350 Nm de binário (+9% em comparação com o 130 MultiJet) logo às 1400 rpm, e disponível tanto com caixa de velocidades manual como com a sofisticada transmissão automática de nove velocidades "9Speed", constitui o cerne da gama.

Construção ecológica e superiores níveis de performances com o 160 cv às 3500 rpm, que distribui até 400 Nm às 1500 rpm na versão com transmissão automática.

O topo de gama é o 2.3 MultiJet de 180 cv às 3500 rpm: binário de 400 Nm com caixa de velocidades manual e 450 Nm (+12% em comparação com o modelo anterior) com a nova transmissão automática de nove velocidades, revelando-se o melhor da classe, em termos de binário, na sua categoria.

Está também disponível a versão Natural Power de 3000 cm3, alimentada unicamente a gás natural, com 136 cv de potência e binário máximo de 350 Nm às 1500 rpm, uma aposta da Fiat neste combustível alternativo.

A nova transmissão automática de nove velocidades garante uma experiência de condução tranquila e agradável, sem comprometer as performances, otimizando simultaneamente os níveis de consumo em todas as situações.

O Ducato MY2020 é o melhor Ducato de sempre em todas as vertentes: tecnologia, segurança, sistemas de assistência à condução, conectividade e gama de motores. De facto, a nova gama oferece os mais sofisticados sistemas de assistência à condução, permitindo ao condutor controlar o veículo a 360°.

Estão disponíveis os seguintes dispositivos:


  • Alerta de Ângulo Morto, que utiliza sensores de radar instalados no para-choques traseiro para identificar veículos em aproximação não visíveis pelo condutor, se estiverem em pontos mortos em relação ao retrovisor.
  • A exclusiva Deteção de Veículos em Aproximação Posterior, que utiliza sensores de radar para identificar veículos que se aproximam lateralmente, quando o veículo está em marcha-atrás. Evita acidentes durante manobras.
  • Assistência integral à travagem, que identifica obstáculos e, se verificar que há perigo iminente de colisão, alerta o condutor e intervém, acionando automaticamente o travão de emergência.
  • Alerta de transposição de faixa, que determina se o veículo está a sair da sua faixa, incluindo em condições de fraca visibilidade. Em caso de perigo, um sinal acústico e visual alerta de imediato o condutor.
  • Reconhecimento de sinais de trânsito, que utiliza a câmara de bordo para ajudar o condutor a reconhecer os sinais de limite de velocidade e de proibição de ultrapassagem, reproduzindo-os no ecrã do painel de instrumentos.
  • Comutação automática das luzes de máximos, sensor de chuva e de luminosidade, que ativa automaticamente o limpa para-brisas, ajustando a velocidade em função da intensidade da chuva.
  • Sistema de monitorização da pressão dos pneus (TPMS), que avalia constantemente a pressão dos pneus, indicando qualquer perda de pressão no painel de instrumentos.

Um elemento indispensável para qualquer verdadeiro profissional é a Colocação do Motor em Rotações Mínimas, projetada para aumentar as rotações do motor quando em ponto morto, de modo a proporcionar energia a equipamento elétrico de bordo adicional e às novas luzes LED de Carga.

A partir do segundo semestre, o Ducato MY2020 vai ampliar a disponibilidade de sistemas de informação e entretenimento a bordo. O novo sistema de informação e entretenimento está agora disponível com ecrã tátil de 7" da Mopar®, entrada USB e sintonizador de rádio DAB e O novo sistema inclui a integração de Apple CarPlay e a compatibilidade com Android AutoTM.

Mas isso não é suficiente: a partir deste ano, estará disponível para pré-encomenda a versão totalmente eléctrica, que está a ser antecipada através de projetos-piloto dedicados a grandes clientes, com os quais será estabelecida, em parceria, uma experiência para melhor compreender as necessidades.

O Ducato será o primeiro modelo da Fiat Professional 100% elétrico, desenhado e desenvolvido segundo os mais avançados padrões de qualidade do Grupo FCA.

A Fiat Professional está a partilhar a sua experiência tecnológica para criar a versão elétrica do seu recordista de vendas, exatamente como em relação ao resto da gama, tal como um fato feito à medida que respeita as exigências do utilizador profissional, sob o lema da inovação, da ecologia e do desempenho, fiel ao conceito do Ducato "mais tecnologia, mais eficiência, mais valor", oferecendo aos clientes o melhor Ducato de sempre.

autonews.pt @ 11-6-2019 15:51:20