Início de produção do Porsche 911 Speedster

Uma edição limitada e 510 cv

A Porsche anunciou o início de produção do no descapotável de dois lugares, o 911 Speedster. Este carro combina o desejo de um veículo purista e orientado para o condutor com a tecnologia do desporto automóvel para utilização no dia-a-dia. O 911 R (2016) e o 911 GT3 serviram de base para o seu desenvolvimento.

autonews.pt @ 14-5-2019 11:17:36

Um altamente rotativo motor boxer atmosférico de quatro litros e 375 kW (510 PS) proporciona uma experiência sonora emotiva no habitáculo. A transmissão GT de seis velocidades é manual. Visualmente, o novo Speedster estabelece a ponte para a sua própria história – para o antepassado de todos os automóveis desportivos Porsche, o 356 “No. 1” Roadster de 1948.

A edição limitada do novo 911 Speedster vai ser de 1.948 unidades serão construídas a partir de meados de 2019 na Alemanha.

Como concept, o 911 Speedster celebrou a sua estreia mundial em 2018 na cerimónia de aniversário dos “70 anos de automóveis desportivos Porsche”, em Zuffenhausen. Seguiram-se outras aparições públicas no Goodwood Festival of Speed, na Rennsport Reunion VI em Laguna Seca, na Califórnia, assim como no Salão Automóvel de Paris, em outubro.

No lugar central do palco está a delineada tampa do compartimento da capota com as suas duas bolhas – uma caraterística por excelência deste tipo de automóvel desportivo desde o 911 Speedster de 1988. É o maior e mais complexo componente feito numa única peça de plástico reforçado com fibra de carbono utilizado pela Porsche num modelo homologado para estrada.

Dois elementos nas bolhas dupla criam espaço para o sistema anti-capotamento necessário, incluído de série no dois lugares, tal como no 911 Carrera Cabriolet.

Uma estrutura de capota de peso reduzido substitui a cobertura básica do concept. Apesar do seu design purista, a capota em tecido pode ser utilizada no dia-a-dia. Juntamente com as janelas laterais mais pequenas e painéis superiores mais baixos, dá ao 911 Speedster um perfil atlético.

A capota não requer esforço para ser operada: o gancho para o fecho central no aro do para-brisas e os trincos em ambos os lados da capota soltam-se com o premir de um botão. A generosa tampa traseira feita em fibra de carbono aligeirada é desbloqueada eletricamente e desliza ligeiramente para trás, sendo depois posicionada à mão para oferecer espaço para a capota, a qual recolhe em forma de Z para trás dos bancos dianteiros. A cobertura pode então voltar a ser fechada sem esforço depois da capota recolhida para a sua posição.

Spoiler traseiro e para-choques traseiro do 911 GT3 Touring


O design aligeirado também direciona outros componentes da carroçaria do Speedster. O capot compósito em fibra de carbono – o qual é mais leve dois quilogramas do que o do 911 GT3 – e os guarda-lamas compósitos em fibra de carbono são originários do 911 R. O para-choques dianteiro foi emprestado pelo GT3, mas o lábio do spoiler dianteiro é de desenvolvimento completamente novo.

Ao invés dos retrovisores Talbot utilizados no concept, a versão de produção do novo Speedster apresenta espelhos retrovisores SportDesign eletricamente ajustáveis e aquecidos. O spoiler traseiro extensível e aerodinamicamente afinado e o para-choques traseiro foram adotados a do 911 GT3 Touring para o Speedster.

O interior é caraterizado pelos elementos em pele em preto para as laterais e apoios de cabeça das bacquets integrais em compósito de fibra de carbono, apoios de braços nas portas e alavanca reduzida da caixa de velocidades.

Motor de alta rotação com 510 cv

O coração do novo Speedster é adotado do 911 GT3. O motor Boxer atmosférico de seis cilindros com quatro litros de capacidade é um motor GT puro. A potência máxima de 375 kW (510 PS) é alcançada às 8.400 rpm, com o limite de rotação a chegar às 9.000 rpm. O motor desenvolve um binário máximo de 470 Nm às 6.250 rpm.

O novo 911 Speedster acelera dos zero aos 100 km/h em 4,0 segundos e alcança uma velocidade máxima de 310 km/h.

Comparado com o anterior 911 GT3, o motor do Speedster está equipado com dois filtros de partículas de gasolina (GPF) sendo que agora, o motor de quatro válvulas possui mais 10 cv.

Pelo seu estatuto como “driver’s car”, a Porsche apenas oferece o 911 caixa manual desportiva de seis velocidades. Inclui uma função de ponta-tacão automático, o qual compensa de forma precisa e independente as diferenças de velocidade de rotação do motor durante as reduções através de uma aceleração automática.

O ponta-tacão automático pode ser ativado a qualquer momento. Por outras palavras, pode ser selecionado independentemente da definição escolhida para o sistema de amortecimento variável PASM (Porsche Active Suspension Management). O bloqueio mecânico e assimétrico garante uma transmissão desportiva.

Em Portugal, o preço do 911 Speedster começa nos 328.059 euros, incluindo impostos e pode ser encomendado imediatamente.

autonews.pt @ 14-5-2019 11:17:36