Novo Audi SQ2 Uma estrela no segmento dos SUV compactos

300 CV para chegar aos 100 em 4,8 segundos

O Audi SQ2 combina um design cativante com uma condução desportiva. O novo modelo topo de gama da família Q2 destaca-se no segmento dos SUV compactos: a sua potência de 300 cv (221 kW) permite-lhe acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos e atingir 250 km/h de velocidade máxima.

autonews.pt @ 8-4-2019 11:18:18

O sistema de tração quattro e a suspensão desportiva S transmitem o binário de forma harmoniosa para a estrada. Chega agora a Portugal, com um preço a partir de 59.410 euros.

0 - 100 km/h em 4,8 segundos:

O coração de qualquer modelo da família S da Audi é o motor. Neste caso o bloco 2.0 TFSI proposto no SQ2 preenche a oferta de topo com 300 cv (221 kW) de potência e 400 Nm de binário máximo, entregue de forma constante entre as 2000 e as 5200 rpm.

Desenvolvido pelos engenheiros da Audi e produzido na fábrica de Győr (Hungria), este propulsor supera todos os rivais no segmento, permitindo ao SQ2 acelerar de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e atingir uma velocidade máxima de 250 km/h.

No modo “dynamic” do Audi drive select, o motor tem uma resposta ainda mais direta, acompanhada pela redução do tempo de passagem de caixa da transmissão S tronic com dupla embraiagem. O som deste propulsor é inconfundível, sobretudo nos momentos mais exigentes da condução desportiva.

A eficiência é outro dos pontos importantes do motor 2.0 TFSI. A gestão do arrefecimento é feita através de duas válvulas elétricas rotativas, que se encontram consolidadas num módulo próprio. Outro elemento importante no sistema de gestão térmica é o coletor de escape integrado na cabeça do motor, que permite tempos de aquecimento mais reduzidos.

Tração, estabilidade e condução: a transmissão de potência


A transmissão automática com sete relações S tronic, com desmultiplicação 8.7 entre a primeira e a sétima velocidade, é responsável pela transmissão de potência do motor 2.0 TFSI a todo o conjunto.

O SQ2 possui transmissão integral, como é tradição nos modelos S do portefólio da Audi. A combinação de índices de tração elevados resulta num comportamento dinâmico entusiasmante.

O sistema possui embraiagem multidiscos atuada hidraulicamente como elemento central. A distribuição de binário entre os dois eixos é feita de forma contínua. Quando uma das rodas do eixo dianteiro perde tração, esta embraiagem consegue transferir até 100% do binário para as rodas do eixo traseiro, num compasso de poucos milissegundos.

O controlador eletrónico quattro foi concebido para oferecer índices máximos de prazer de condução e de segurança. Em condução mais desportiva, o binário é direcionado para o eixo traseiro o mais cedo possível, e assim que o condutor roda o volante. O sistema de controlo quattro permite curvar mais depressa, mesmo em situações de transferência de massas, assim como o controlo máximo em situações de aderência limitada.

20 milímetros mais baixa: a suspensão desportiva S

A suspensão desportiva S no Audi SQ2 está em perfeita harmonia com a motorização que lhe está associada. Com configuração mais desportiva do que o modelo Q2 original, a suspensão é responsável pela redução da altura ao solo da carroçaria em 20 milímetros. Também a direção com controlo dinâmico, que faz parte do equipamento de série do SQ2, foi afinada especialmente para este modelo.

autonews.pt @ 8-4-2019 11:18:18