PSA dá continuidade aos seus testes de condução autónoma

Envolvida no projeto europeu L3Pilot

O Groupe PSA continua a realizar os seus testes de condução autónoma. Desde o início deste mês que diferentes veículos, equipados com funções de condução autónoma de nível 3 , circulam em estrada aberta em França, como parte do projeto europeu L3Pilot.

autonews.pt @ 8-4-2019 10:48:29

Ao longo da duração deste projeto, entre 6 a 8 viaturas do Grupo irão realizar testes intensivos, em faixas de rodagem separadas, com vista à validação dessas funções autónomas.

A participação do Groupe PSA neste projeto reforça a sua experiência no desenvolvimento do veículo autónomo, assente num ecossistema mundial de parceiros, que integra fabricantes europeus, centros de investigação, autoridades rodoviárias, etc. O Groupe PSA irá partilhar o feedback das experiências com todos os parceiros do projeto, o que permitirá adaptar os diferentes sistemas e estabelecer um código de boas práticas.

O projeto L3Pilot tem por objetivo testar e validar a condução autónoma como um meio de transporte eficiente e seguro. Todos esses testes irão processar-se em estradas de diferentes países europeus. Aí serão avaliados os aspetos técnicos, comportamentos de condução, aceitação dos utilizadores, o impacto no tráfego e a segurança em diferentes condições de condução (urbana, em estrada e autoestrada).


Lançado em 2017 e com um período de duração de quatro anos, este projeto europeu dispõe de uma dotação financeira global de 68 milhões de euros, metade dos quais são financiados pela Comissão Europeia e o restante pelos mais importantes construtores automóveis.

Este projeto tem um total de 7 momentos, correspondendo esta iniciativa da PSA ao 6º momento do processo. Esta fase atual de “condução” vai envolver no ensaio 100 veículos diferentes, 1000 condutores de teste e 10 países. Com esta iniciativa pretende-se desenvolver conhecimento e protocolos de circulação de veículos automatizados em condições de tráfego denso, autoestradas, estacionamento e trajetos urbanos para passageiros e carga.

A participação do grupo PSA neste projeto internacional confirma o seu empenho no desenvolvimento das tecnologias de condução autónoma. Graças ao seu programa “Autonomous Vehicle for All” (AVA), o Grupo está gradualmente a integrar diferentes funções de condução autónoma nas suas viaturas.

Já fora do laboratório e testes, as funções de condução autónoma de Nível 2 estão já disponíveis nos modelos DS 7 Crossback, DS 3 Crossback, Peugeot 508 e Peugeot 508 SW.

autonews.pt @ 8-4-2019 10:48:29