CES 2019 As novidades da indústria automóvel (actualizado)

Entre 8 e 11 de Janeiro

Quase a iniciar, o Consumer Electronics Show (CES) 2019 vai este ano ter uma presença reforçada dos grandes fabricantes automóveis que inevitavelmente também se converteram em poderosos desenvolvedores de tecnologia dirigida para o consumidor.

autonews.pt @ 4-1-2019 18:57:04

Num resumo rápido do que neste momento se sabe para as marcas mais conhecidas:

NISSAN 

A marca ainda não abriu muito o seu jogo sobre a presença no CES 2019, mas os rumores que circulam indicam que a empresa japonesa irá mostrar uma segunda versão do elétrico Nissan Leaf, agora com uma nova motorização e mais energia. Presume-se que capacidade de baterias passe a estar disponível com 60kWh, maior autonomia e é claro um preço mais elevado. No CES os visitantes também terão a oportunidade de apreciar o Leaf Nismo RC de 332 cavalos de potência, em exibição pela primeira vez no mercado americano.

Ainda sem grandes detalhes a marca fala igualmente de "nova plataforma de tecnologia para 'Ver o Invisível', criando uma experiência de condução totalmente nova através de “mundos conectados".

AUDI

A Audi já comunicou que vai exibir o sistema que apela de “cinema drive-in” de última geração na CES. Ainda não se sabe exatamente como é que vai funcionar e cumprir a promessa, mas a empresa já anteviu que a sua tecnologia imersiva de entretenimento automóvel aproveita o nível cada vez mais alto de conectividade nos automóveis e smartphones para permitir uma experiência diferente aos ocupantes do carro. De imediato este recurso só funciona com o carro parado, mas isto pode ser uma vantagem pois não está dependente do desenvolvimento da tecnologia de condução autónoma.

Ainda com poucos detalhes, vamos aguardar pela apresentação a partir de 8 de Janeiro.

MERCEDES

A marca vai estar presente no CES 2019 pela primeira vez e naturalmente quer deixar bem marcada a sua presença. De forma oficial a marca já comunicou que mais fazer a estreia mundial do novo CLA e assegurar duas estreia no mercado americano o EQC e o Vision URBANETIC.

Adicionalmente a marca promete notícias “importantes” acerca da sua estratégia para a condução autónoma, pela mão da sua subsidiária Daimler Trucks.

BOSCH

O fabricante alemão de componentes para a indústria automóvel, a Bosch, vai ter uma presença forte no CES 2019. Entre muitas inovações a marca antecipa os autocarros elétricos sem condutor, tecnologias de infoentretenimento, motorizações elétricas e uma nova plataforma de software para a indústria automóvel.

A Bosch exibirá outras inovações na CES, incluindo uma tecnologia chamada Perfectly Keyless, que promete revolucionar os sistemas de abertura do carro sem usar chave e que aumenta a segurança do veículo.

KIA

A Kia quer equipar seus carros autónomos com uma tecnologia de inteligência artificial que reconhece as emoções humanas. O conceito que será exibido na CES 2019, e dará aos espectadores uma prévia de como o recurso funciona. 

Projetado com know-how do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), a proposta da KIA conta com a AI e um sistema apelidado de reconhecimento de sinais biológicos para perceber se condutor “está feliz, triste ou cansado”. 

Em função do resultado, o conceito “R.E.A.D.”, ajusta alguns das definições do carro - como a iluminação do ambiente, a temperatura e a reprodução de música - para se adequar ao seu humor que foi determinado

HONDA

A empresa mostrará uma versão atualizada do seu “Veículo de Trabalho Autónomo” que revelou na CES do ano passado, bem como novos desenvolvimentos para outro conceito, o Safe Swarm, que havia estreado em 2017.

DENSO

Várias start-ups apoiadas pela Denso (um dos maiores fabricantes mundiais de componentes para automóveis) vão estar nesta feira. A ThinCI, a Dellfer, a Metawave e a Ridecell demonstrarão suas tecnologias para os participantes no estande da Denso, número 4619, em Las Vegas, Nevada, de 8 a 11 de janeiro de 2019.

BMW 

O grupo BMW vai fazer demonstrações do Vision iNext, numa instalação que mistura ambientes reais com virtuais. Os visitantes vão poder contar com a colaboração do assistente pessoal inteligente da BMW nesta “viagem” conectada.

HYUNDAI

No CES 2019, a Hyundai vai apresentar um novo car concept, que combina o poder da robótica com a tecnologia elétrica: o Hyundai ‘Elevate’ de quatro “pernas”.

SCHAEFFLER

Uma start-up da Schaeffler, a empresa que participa na Fórmula E com a BMW, vai apresentar um quadriciclo 'bio híbrido' - assistido eletricamente. A produção em série deste veículo de mobilidade urbana está prevista para 2020.

Neste CES 2019, a eletrificação, a autonomia da condução e a conectividade voltarão a ser uma tendência e muitas são as empresas que vão andar nesta “onda. 

Estarão ainda presentes os habituais do costume, como a Intel e a Aptiv, a Valeo que terá uma apresentação em primeira mão do que designa como “um conforto personalizado que se adapta para atender as necessidades de cada passageiro. de acordo com suas características fisiológicas”, Amazon estará por lá com o seu “Alexa Car”  e também são de esperar algumas coisas surpreendentes como a vinda da Harley-Davidson, que se julga irá revelar os detalhes completos sobre a moto elétrica LiveWire.

autonews.pt @ 4-1-2019 18:57:04