A chegar o novo Citroën Berlingo Van produzido em Portugal

Uma nova geração repleta de tecnologias

Acaba de ser lançado comercialmente em Portugal o novo Citroën Berlingo Van, a terceira geração de um veículo comercial ligeiro icónico e um best-seller que conta com uma produção acumulada superior a 1,5 milhões de unidades. 

autonews.pt @ 4-12-2018 13:33:43

Produzido em Portugal, no Centro de Produção PSA de Mangualde, e concebido para se adaptar a todo tipo de ofícios, o novo Berlingo começa por apresentar-se no mercado nacional na dimensão M (a variante XL chegará em 2019), para satisfazer as expectativas dos clientes através de 3 versões – Control, Club e Driver – que diferem entre si em termos de filosofia e tipo de utilização. Os valores de comercialização PVP variam entre os 20,200 e 23,500 euros.

Direcionado aos clientes profissionais, o novo furgão Berlingo dá um verdadeiro salto geracional, não só em termos de estilo, mas também em tecnologia, equipamento, robustez, conforto e modularidade, características que lhe valeram a eleição como “Furgão Internacional do Ano 2019”.

O novo Berlingo Van tem um design moderno e robusto, novas tecnologias e inclui 20 ajudas à condução (18 das quais são novas) e o mais avançado registo em termos de modularidade e polivalência, espaços de arrumação e conforto. Qualidades que derivam da adoção de uma nova plataforma e garantem manobras facilitadas para todos os profissionais.

Um modelo icónico com uma personalidade forte e moderna

Criadora da silhueta de célula de carga integrada, a Citroën prolonga esta história com um furgão mais moderno que nunca, apresentando-se a todos os profissionais com uma morfologia única e um estilo robusto.

Com uma atitude robusta e protetora, o novo Citroën Berlingo adota uma morfologia diferente, exibindo um para-brisas avançado e projeções dianteiras mais curtas, graças, nomeadamente à adoção da plataforma EMP2.Uma silhueta de linhas fluidas, marcada pelos flancos trabalhados, e uma traseira funcional. O interior está pensado para os profissionais, conjugando robustez e conveniência, e onde se destaca um tablier fluido que integra diversas tecnologias úteis a bordo.

Conforto de soluções “à medida”: um comercial talhado para todo o tipo de utilização

“Inspired by Pro” para ser o parceiro ideal dos profissionais, o novo Citroën Berlingo explora os seus pontos fortes e oferece uma solução adaptada a cada ofício ou função. Aposta tudo em soluções “à medida”, sendo proposto na dimensão “M”, com 4,40 m de comprimento (XL de 4,75 m a lançar em 2019).

Polivalência e modularidade, através da Cabine Extenso®, proporcionando um banco do passageiro de 2 lugares e um habitáculo modulável, permitindo transportar objetos longos até 3,44m nas versões XL.

Conceção inteligente nas operações quotidianas, fruto de uma excelente acessibilidade traseira, graças às duplas portas traseiras batentes, portas laterais de correr, diversos espaços de arrumação, bem como uma ampla capacidade de carga útil, mantendo sempre a mesma largura entre as cavas das rodas, por forma a poder carregar até 2 europaletes (conteúdos disponíveis de série ou em opção consoante o nível de equipamento).


O conforto de um furgão que adota o melhor da sua época

Perfeitamente atualizado no seu tempo, o novo Berlingo em nada fica a dever aos automóveis de passageiros, gerando um verdadeiro conforto em andamento e uma excelente segurança. Um conceito de ligações ao solo que beneficiam do melhor savoir-faire da Citroën ao serviço do conforto.

Um nível tecnológico fora do comum no segmento com a integração de 20 ajudas à condução, tais como Indicador de Sobrecarga (disponível no 2º Trimestre de 2019) e Surround Rear Vision, inéditos em todos os segmentos do mercado dos Comerciais Ligeiros, Head-up display a cores, travão de estacionamento elétrico, regulador de velocidade adaptativo, Active Safety Brake e 4 tecnologias de conectividade, incluindo o Citroën Connect Nav e a recarga sem fios para smartphones (conteúdos disponíveis de série ou em opção consoante o nível de equipamento).

Com um motor diesel 1.6 BlueHDi de última geração, nas versões 75 e 100 S&S, com muita performance e eficientes.

Talhado para todos os tipos de utilização

O novo Citroën Berlingo é o comercial “por medida” que oferece modularidade e polivalência através de diferentes dimensões, habitáculos, aberturas e variedade de espaços de arrumação.

Dispõe, igualmente, de um volume de carga ao melhor nível do segmento com 4,40 m de comprimento e 2,78 m de distância entre eixos nas versões de Tamanho M.

Concebida para profissionais que trabalham em equipa e necessitam de se deslocar assiduamente, a Cabine Extenso® oferece a possibilidade de transportar 3 passageiros com um lugar central que pode ser transformado em escritório móvel com um pequeno suporte orientável.

Modulável em função das necessidades, adapta-se a todas as situações e dispõe, igualmente, de um banco de passageiro lateral rebatível que permite um maior comprimento de carga, passando a disponibilizar um volume de carga útil entre 3,3 e 3,8 m3 nas versões de tamanho M. O habitáculo compreende também diversos espaços de arrumação repartidos pelo interior para ter documentos e ferramentas sempre à mão.

A versão DRIVER foi especialmente concebida para as empresas e funcionários que têm necessidade de efetuar longos trajetos, ou de efetuar um grande número de entregas em zonas urbanas. Esta versão distingue-se pelo seu conforto em andamento, uma acústica ímpar no segmento e pelas ajudas à condução, graças a: acústica reforçada, banco do condutor com regulação do apoio lombar, sensores de chuva e de luz, regulador e limitador de velocidade, travão de estacionamento elétrico, rádio conectado com ecrã de 8’’ e sistema inédito Surround Rear Vision.

Diferentes aberturas para facilitar o acesso de carregamento

O novo Berlingo apresenta diferentes configurações, com ou sem portas laterais deslizantes, opcionais que garantem uma largura de abertura otimizada para facilitar as operações de carga e descarga, qualquer que seja o local em que veículo esteja estacionado.

Na traseira, conta de série com portas assimétricas chapeadas 40/60 com abertura a 180°, com a secção mais pequena no lado direito, oferecendo uma perceção de largura otimizada e ocultando as dobradiças. É um pormenor estético, mas também prático, para uma melhor inviolabilidade.

Pensado, desde o início da sua conceção, para proporcionar conforto interior, o novo Berlingo é generoso na comodidade e conveniência. Dispõe, à frente, de diversos espaços de arrumação para colocar e guardar todos os objetos do quotidiano, dos mais pequenos (canetas, moedas) aos maiores (computador de 15’’, pastas).

E, no total, tem 113 litros de espaços de arrumação, graças a: gaveta sob o banco, porta-luvas superior Top Box, possível graças à colocação do airbag do passageiro no tejadilho, no compartimento Airbag in Roof, porta-luvas inferior, prateleira de arrumação superior múltiplos locais para colocação de objetos, recipientes das portas ou porta copos. E, para responder às necessidades profissionais, estão acessíveis a bordo 2 entradas USB, 2 tomadas de 12V e 1 tomada de 220V.


Medidas de carga de referência

Graças à configuração traseira, uma evolução que decorre da plataforma atual, o novo Berlingo dispõe de dimensões de carga recordistas. Esta configuração permite manter sempre a mesma largura entre as cavas das rodas (1,23 m), para que seja possível carregar facilmente até 2 euro-paletes, e maximizar os volumes por via do comprimento de referência da caixa de carga que ascende a 1,82 m nas versões “M”, referência no segmento.

Para responder mais eficazmente às expectativas dos clientes dos Comerciais Ligeiros, o novo Berlingo opta pela inovação. Pode ser equipado, em exclusivo, com um indicador de sobrecarga, sendo a primeira vez, em todo o segmento, que tal equipamento surge montado de fábrica. Inovador, este dispositivo informa o utilizador assim que se aproxima ou ultrapassa o limite de peso autorizado. Quanto ao peso máximo rebocável do novo modelo, situa-se nos 1.200 kg.

Tecnologias inovadoras e que tornam a vida mais fácil

Empenhado em oferecer aos profissionais uma condução cada vez mais segura e serena, o novo Citroën Berlingo rompe com as normas vigentes no segmento e inspira igual dose de tranquilidade, através de 20 Ajudas à condução e às manobras, com opções inéditas em todos os segmentos VCL:

- Indicador de sobrecarga: esta função inovadora informa o utilizador da ultrapassagem do peso máximo autorizado; seja do peso máximo de carga tecnicamente admissível ou da carga máxima admissível sobre cada eixo (à frente e atrás). Há um triplo objetivo: impedir o excesso de carga e o risco na estrada relacionado com o rebentamento de um pneu ou o seu desgaste prematuro, responder às expectativas de segurança dos clientes e evitar os riscos de coimas previstas para o excesso de carga. A aferição do peso da carga é ativada de duas formas: no arranque do motor, de forma automática, ou com o veículo parado, pela pressão no botão situado na zona de carga. O sistema fica então ativo durante 5 minutos, podendo os passageiros ocupar os seus lugares para aferir do excesso de carga.

- Surround Rear Vision: este sistema permite aumentar a visibilidade tanto em condução como em manobras em locais apertados (armazéns, estaleiros, trânsito urbano, etc), sem comprometer a proteção da carga do veículo. O sistema permite apresentar a vista traseira e lateral do lado do passageiro, limitando o ângulo morto, apresentando as imagens num ecrã de 5’’, a cores, na zona do retrovisor central interior, a partir das 2 câmaras (uma na base do retrovisor do passageiro e outra na zona superior das portas traseiras.

O sistema possui 3 sub-funções com vista lateral do lado do passageiro, vista traseira de vigilância e ajuda visual em marcha-atrás.

O novo Berlingo vem ainda equipado com Head-up display a cores, travão de estacionamento elétrico, regulador de velocidade adaptativo, Alerta Ativo de Transposição Involuntária de Faixa com velocidades entre os 65 e os 180 km/h, alerta de atenção do condutor, aconselhamento de pausa de descanso (Coffee Break Alert), reconhecimento alargado dos sinais de trânsito, Sistema de Vigilância de Ângulo Morto, Alerta de Risco de Colisão, Active Safety Brake, Comutação automática das luzes de estrada entre muitos outros.

Na conectividade o novo Citroën Berlingo Van garante conforto e bem-estar com as ligações digitais disponíveis a bordo, com a Função Mirror Screen com Android Auto, Apple CarPlay™ e MirrorLink®, Citroën Connect Nav e o Citroën Connect Box com Pack SOS e assistência incluída: serviço de chamadas de assistência e de emergência geolocalizadas.

Versões disponíveis em Portugal

Em Portugal são 4 as propostas com que o novo Citroën Berlingo Van se apresenta aos clientes portugueses, assentes em 3 níveis de equipamento diferenciados – Control (com as duas variantes do bloco diesel 1.6 BlueHDi), Club e Driver (ambas só com o motor mais potente) com valores de comercialização PVP entre os 20,200 e 23,500 euros.

autonews.pt @ 4-12-2018 13:33:43

Galeria de fotos