Nikola – Um camião movido a hidrogênio

Mercados Europeus e Asiáticos

A startup norte-americana Nikola Motor Company acaba de anunciar um nova versão do seu semi-trailer elétrico, mas movido a hidrogénio, e destinado aos mercados Europeus e Asiáticos.

autonews.pt @ 6-11-2018 17:58:28

Designado por Nikola Ter (é a terceira geração dentro da empresa), este camião tem uma aparência muito diferente dos habitual neste veículos mas promete na prática especificações semelhantes com alguns bónus extras que vão além da motorização mais ecológica.

O Nicola Tre usará uma célula de combustível de hidrogénio para alimentar um conjunto de motores elétricos que geram entre 50 e 1.000 cavalos de potência, e vectorização de torque em cada roda, uma característica útil para facilitar a manobra, aceleração e travagem.

Um centro de gravidade muito baixo, um sistema de travagem mais eficaz para este tipo de veículos com a utilização da regeneração elétrica e duplicação de sistemas são algumas das características que foram antecipadas para esta proposta de semi-trailer.

Na autonomia as especificações preveem que possa ser entre 500 e 1.200 quilómetros com base num único abastecimento dependendo de como está configurado.

O tempo de reabastecimento de 0 até completamente cheio, é de cerca de 20 minutos e naturalmente a companhia prevê que este veículo possa ser equipado com tecnologia de condução autónoma.

A Nikola informou igualmente que o Nikola Tre entrará em testes em 2020, e com produção prevista para iniciar em 2023. A empresa declarou que irá revelar mais detalhes sobre este veículo em abril do próximo ano.

autonews.pt @ 6-11-2018 17:58:28