O “Carro Bateria” pode estar a caminho

Ou seja o seu carro elétrico até pode não ter uma bateria...

Os carros elétricos atuais normalmente precisam de baterias maiores e mais densas se quiserem atender às expectativas de autonomia por parte dos condutores habituados a veículos movidos a gasolina ou gasóleo. Contudo o espaço ocupado pelas baterias e o seu peso, que pode atingir os 500 kg ou mais, limitam a utilização nos carros. 

autonews.pt @ 23-10-2018 20:31:32

Um estudo recente da Universidade de Tecnologia Chalmers indica que pode vir a caminho uma nova solução tecnológica: transformar o próprio corpo do carro numa bateria.

Os investigadores desta universidade levaram a efeito um estudo inicial em que mostraram que as estruturas de fibra de carbono poderiam servir como elétrodos de bateria.

O truque é otimizar o tamanho e a orientação das fibras, para que haja um bom equilíbrio entre a rigidez e as características eletroquímicas necessárias para armazenar energia.


Enquanto a fibra de carbono com características de bateria é um pouco mais forte do que o aço, os cientistas acreditam que as empresas podem precisar de camadas mais espessas para compensar a diferença. 
No entanto, isso pode valer a pena. Se um veículo pudesse receber, conduzir e armazenar energia, poderia reduzir o peso "até" 50 por cento, disse Leif Asp, professor da Universidade Chalmers.
Contudo existe um senão: mesmo na sua forma atual, a fibra de carbono é muito cara. Provavelmente inicialmente esta poderá ser aplicada e testada em carros desportivos ou alguns carros topo de gama, onde o preço não é tão importante valorizando-se mais o peso mais baixo e o desempenho em função da diminuição significativa do peso do carro. 

autonews.pt @ 23-10-2018 20:31:32