Novo DS 3 crossback

Um ícone do estilo high-tech, também em versão E-Tense

A chegar ao mercado com inovações exclusivas e um requinte único, e dispondo de uma versão 100% elétrica, o DS 3 CROSSBACK estende os limites, com uma nova plataforma tecnológica que abre novos horizontes, tanto no domínio técnico como estilístico.

autonews.pt @ 14-9-2018 18:49:31

Simultaneamente citadino e viajante, o DS 3 CROSSBACK ultrapassa as convenções e recorre a tecnologias espetaculares: os projetores DS MATRIX LED VISION, os puxadores das portas embutidos que se ativam automaticamente, um habitáculo totalmente digital num conceito vanguardista que anda de mãos dadas com a riqueza de equipamentos de segurança e ajudas à condução, como o nível 2 de condução autónoma, com um conforto distintivo e uma acústica sem precedentes.

Um design potente e escultural

Na dianteira, a icónica grelha DS WINGS cinzelada e esculpida, as DRL de LED verticais, em ponto pérola – resultantes do concept car DS E-Tense - e as alongadas óticas DS MATRIX LED VISION expressam modernidade e performance, uma impressão reforçada pelo seu capot horizontal de formas generosas.

Desde o primeiro olhar, o DS 3 CROSSBACK afirma o seu estatuto de SUV premium compacto: comprimento contido de 4,12 metros, jantes de 18’’, com uma traseira que assenta bem na estrada, graças a um estilo que evoca potência, fruto dos seus ombros musculados. A elegância encontra-se, também, nas luzes finas e muito tecnológicas, ligadas pela assinatura CROSSBACK.

Fazendo lembrar outras propostas, e provavelmente uma tendência, a elegância e tecnologia surgem ao nível dos puxadores das portas destacáveis, à face da carroçaria.

Apresentados em estreia no início do verão no dream-car DS X E-Tense, esta tecnologia exclusiva é inédita neste patamar de modelos. O princípio é simples: os puxadores das portas ficam disponíveis aos utilizadores sempre que deles precisem, mantendo-se, o resto do tempo, integrados na lateral da viatura. Adicionalmente, fruto do inovador sistema de acesso e arranque em modo mãos-livres (ADML PROXIMITY), basta aproximar-se do carro e, num raio de 1,5 metros, as portas destrancam-se, surgindo automaticamente os 4 puxadores, sendo apenas necessário abrir a porta e tomar ao volante. Quando o condutor se afasta do carro, os puxadores retraem-se e o carro fecha-se automaticamente.

Altamente personalizável

Tudo começa do lado de fora: 10 tipos de jantes, 10 cores de carroçaria - incluindo o novo Azul Millenium do dream-car DS X E-Tense - e 3 cores de tejadilho são a base da personalização do modelo. Uma ampla variedade de combinações para um resultado personalizado.

Um ponto-chave da personalização reside nas 5 Inspirações DS - DS MONTMARTRE, DS BASTILLE, DS PERFORMANCE Line, DS RIVOLI, DS OPERA – e na Edição Limitada, de lançamento, La Première. Estas Inspirações definem, de forma clara, o habitáculo, para o tornar num espaço confortável: confeções de couro granulado ou Nappa plein fleur, com acabamento "Art Leather", pespontos em ponto pérola ou em motivo diamante, padrão trançado, Alcantara®, volantes integralmente em couro plein fleur, incluindo a almofada do airbag, detalhes em metal com um tratamento guilhochado, no motivo Clous de Paris, etc.


A atenção aos detalhes num interior de requinte

A coerência dos interiores DS também pode ser encontrada na consola central. Herdada do DS 7 CROSSBACK, a consola central do DS 3 CROSSBACK, elegante, com sua caixa de velocidades, a rampa de toggles e o seu controle de travão elétrico responde, igualmente, às necessidades diárias dos seus ocupantes, com um local para deixar e recarregar o smartphone, múltiplas zonas de arrumação, incluindo porta copos e uma área ampla e prática integrada no apoio de braço deslizante.

Bela ilustração da atenção ao detalhe, a assinatura original da trama DS e o emblema da marca são um fio condutor de muitos elementos do estilo interior: fachada central de comandos sensoriais, saídas de ventilação centrais e laterais (integradas nas portas, de modo a permitir um painel de bordo puro e destacar a sua confeção), cenografia dos ecrãs, etc.

Um conforto de todos os sentidos

Viajar no DS 3 CROSSBACK é mergulhar num nível de conforto digno do segmento superior, lembrando a semelhança com o DS 7 CROSSBACK.

Claro que isso começa com o conforto dos bancos: os bancos do condutor e passageiro são envolventes e beneficiaram de um tratamento inovador, recorrendo a espumas de dupla densidade para garantir um assento de elevada qualidade. Isto sem esquecer a sua eletrificação e aquecimento, funções que também estão disponíveis.

A acústica foi objeto de uma conceção particularmente cuidada. A insonorização do modelo foi levada ao extremo com a adoção, por exemplo, de uma tela mais espessa ao nível das portas, uma área extrator de ar particularmente elaborada, reforços nos espaçadores dos vidros, ou de um para-brisas acústico.

Com tal isolamento e para assegurar o efeito DS LOUNGE já integrado no DS 7 CROSSBACK, as equipas da DS trabalharam o sistema de áudio do DS 3 CROSSBACK com a empresa francesa FOCAL. Parceiro de longa data (DS E-TENSE, DS 7 CROSSBACK, DS X E-Tense), a FOCAL desenvolveu, juntamente com os engenheiros e técnicos da DS, um sistema Hi-Fi muito potente: o sistema ELECTRA®, que no caso do DS 3 recorre a 12 altifalantes e uma amplificação de 515W para uma excecional imersão de som. Os altifalantes estão idealmente dispostos pelo habitáculo - por exemplo, os tweeters traseiros integram-se nas barbatanas de tubarão.

DS 3 CROSSBACK E-Tense - 100% elétrico

Com o DS 3 CROSSBACK, o sonho de um modelo elétrico com estilo torna-se realidade. Sendo um modelo audacioso, irá propor, logo a partir do segundo semestre de 2019, um motor 100% elétrico. Destacam-se os 300 km de autonomia (ciclo WLTP, norma 2019), que correspondem a 450 km (ciclo NEDC) e a capacidade de carregar 80% da bateria em 30 minutos. A esta promessa de performance acresce uma habitabilidade preservada graças à integração inteligente da bateria sob a plataforma.

A cadeia de tração elétrica do DS 3 CROSSBACK E-TENSE é composta por um motor um motor elétrico com uma potência de 136 cv com um binário de 260 Nm, uma bateria de iões de Lítio de 50 kWh e um sistema de recuperação de energia na desaceleração e travagem que permite uma recuperação de até 20% de energia nas travagens na cidade O dispositivo de recarga integrado permite todos os tipos de carga do mercado (doméstico, Wallbox e modo super rápido até 100 kW). Segundo o fabricante este modelo consegue uma carga doméstica completa em 5h00 numa Wallbox de 11 kW trifásica e 80% da carga em 30 minutos num carregador rápido público de 100 Kw (9 km por minuto).

Nas prestações este conjunto motor, energia acumulada permite segundo a marca ter uma autonomia de 300 km em ciclo WLTP e 450 km de autonomia em ciclo NEDC.

Na performance reprises dos 0 aos 50 km/h em 3,3 segundos e dos 0 aos 100 km/h em 8,7 segundos.

Adicionalmente, nas versões não elétricas, o DS 3 CROSSBACK integra a mais recente evolução do motor a gasolina PureTech 155 CV, acoplado à caixa de 8 velocidades automática EAT8. Com esta mais recente adição, destaca-se o brilho e a diversão. Dois outros blocos – PureTech 130 e 100 CV – completam a oferta a gasolina, em linha com a mais recente norma Euro 6.3. No capítulo Diesel, serão dois os motores Euro 6.2 – BlueHDi 130 e 100 CV – disponíveis logo desde lançamento.


Muito Tech, pois claro

Novo ícone, inovações inéditas. O DS 3 CROSSBACK estreia a mais recente geração dos projetores full LED equipados com a tecnologia Matrix Beam (Glare Free high beam). Com o DS MATRIX LED VISION, o condutor verá que o feixe de luz se ajusta automaticamente para uma iluminação ideal da estrada, podendo circular de modo constante, nomeadamente fora das cidades, sem nunca encandear os outros utilizadores da estrada.

Estes projetores DS MATRIX LED VISION são compostos por 3 módulos de LED para a função de cruzamento, bem como um módulo MATRIX BEAM para a estrada, dividido em 15 segmentos independentes.

Uma serenidade em todos os momentos com o DS DRIVE ASSIST, uma ajuda à condução inovadora que abre caminho à condução autónoma. Graças ao radar e à câmara incorporadas, o DS 3 CROSSBACK adapta-se às condições de tráfego: ajusta automaticamente a trajetória escolhida pelo condutor dentro da sua via e regula automaticamente a velocidade para encontrar a distância de segurança, até parar completamente se tal for necessário. O condutor pode, a qualquer momento, assumir o controlo.

Conduzir ou deixar-se conduzir

Tecnologia lançada, em estreia mundial, no DS 7 CROSSBACK, está agora também disponível no DS 3 CROSSBACK. O sistema DS DRIVE ASSIST adequa a velocidade face ao veículo da frente e atua na direção para posicionar o DS 3 CROSSBACK na sua via, de acordo com as opções e hábitos do condutor. Pode ser usado até aos 180 km/h (mas de acordo com a legislação do país), pilotando a velocidade e a trajetória no lugar do condutor. É muito útil, por exemplo, nos engarrafamentos ou em autoestrada, oferecendo uma experiência de condução serena, dado que o D 34 mantém-se vigilante pelo seu condutor.

Estacionar automaticamente sem qualquer intervenção dos pés e mãos é possível no DS 3 CROSSBACK através do DS PARK PILOT. Este sistema deteta um espaço de estacionamento - correspondente às dimensões do DS 3 CROSSBACK – logo que por ele passa, até aos 30 km/h. O condutor indica, então, no touchscreen que deseja estacionar, em espinha ou em perpendicular. Depois há apenas uma única ação a fazer: pressionar o botão Park e a magia acontece.

Finalmente, o DS 3 CROSSBACK abre novos horizontes: destranca-se e arranca com o smartphone, pode delegar o uso do seu veículo a outras pessoas à sua escolha, sem ter que lhes emprestar a chave, funções de sonho que se tornam realidade no D 34 através da função DS SMART ACCESS, acessível através da aplicação MyDS.

Verdadeira companheira do quotidiano, a função DS SMART ACCESS permite destrancar e arrancar com o DS 3 CROSSBACK através da app MyDS. E dado que uma viatura é, muitas vezes, partilhada, esta inovação também pode delegar a utilização do veículo a terceiros, sem necessidade de lhes passar a chave física, até um máximo de 5 utilizadores em simultâneo e parametrizando até o tempo de utilização.

Uma segurança de elevado nível

Porque a segurança não tem preço, o DS 3 CROSSBACK propõe equipamentos de ponta, incluindo travagem de emergência (Active Safety Brake), deteção de peões e ciclistas, incluindo de noite em absoluta novidade no segmento. Para tal, o veículo está equipado com um radar de última geração que permite alargar a amplitude de funcionamento da travagem, e em caso de emergência, o veículo pode travar sem necessitar do aval do condutor, seja dia ou noite.

Em termos de segurança ativa, está disponível um número de sistemas de ajuda à condução (ADAS): ajuda na manutenção de faixa, notificações e adaptações de velocidade e reconhecimento dos sinais de trânsito, etc. No domínio de segurança, o DS 3 CROSSBACK torna-se, assim, na nova referência da sua classe.

Graças aos sensores de radar de última geração que monitorizam a área situada à frente ao veículo, o sistema de emergência proposto no DS 3 CROSSBACK o Active Safety Brake deteta, de dia e de noite, os veículos que circulam ou travem na mesma direção do tráfego, mas também os ciclistas que circulem na mesma faixa e, em especial, os peões.

Um posto de condução tecnológico e 100% digital

O sistema Head-Up Display projeta a cores numa lâmina transparente, situada no campo de visão do condutor, as informações essenciais de condução: velocidade, informações do regulador/limitador de velocidade de cruzeiro, leitura de sinais de trânsito, ajudas à condução e de navegação.

Finalmente, um grande touch screen de definição HD com 10,3 polegadas de diagonal permite a duplicação dos conteúdos do smartphone, completando-se o conjunto com a navegação conectada e garantindo a máxima usabilidade.

autonews.pt @ 14-9-2018 18:49:31

Galeria de fotos