Novo Mercedes GLE - O lançador de tendências

Tecnologia junta-se à suavidade de rolamento

Herdeiro da classe M, o novo Mercedes-Benz GLE vem cheio de inovações: o sistema de suspensão ativo E-ACTIVE BODY CONTROL com base em 48 volts é o primeiro do mundo. Enquanto os sistemas de assistência à condução dão mais um passo à frente com o Active Stop-and-Go Assist. O interior é ainda mais espaçoso e confortável, sendo agora possível encomendar uma terceira fila de bancos. O sistema de info-entretenimento agora tem o ecrã ainda maior com uma resolução de 720 x 240 pixels e tem incorporado o MBUX Interior Assistant, que pode reconhecer os movimentos de uma mão ou braço.

autonews.pt @ 14-9-2018 18:51:59

Em 1997, a Mercedes-Benz fundou o segmento premium de SUV com o lançamento do M-Class. Desde o outono de 2015, a família de modelos tem o nome GLE, enfatizando seu posicionamento como um SUV na família de modelos E-Class. Mais de dois milhões de clientes decidiram a favor do off-road desde o lançamento do M-Class, e o GLE é o SUV mais vendido na história da Mercedes-Benz.

Carregado de tecnologia, estas são as cinco inovações mais importantes no novo GLE.

Controle eletrónico da carroçaria: Suspensão ativa, hidropneumática totalmente em rede com uma base de 48 volts, e que pela primeira vez está combinada com a suspensão a ar AIRMATIC também recentemente desenvolvida. Este é o único sistema no mercado onde a mola e as forças de amortecimento podem ser controladas individualmente em cada roda o que permite não apenas neutralizar o rolamento lateral da carroçaria, mas também os ângulos resultantes do arranque e travagem.

Assistência Active Tailback: Este sistema de assistência à condução permite que o GLE reconheça os atrasos em fases iniciais, apoiando ativamente o motorista em tráfego lento até aproximadamente 60 km / h.

Função de desligar no Active Brake Assist: Se houver risco de colisão com o tráfego que se aproxima quando se cruza uma faixa de rodagem, o GLE pode travar nas velocidades características destas manobras.

4MATIC: Disponível pela primeira vez para modelos com motores de seis e oito cilindros e o híbrido plug-in, a tração às quatro totalmente variável controla a distribuição de torque entre o eixo dianteiro e traseiro entre 0‑1 00% dependendo do modo de condução selecionado. Com o pacote opcional Offroad, e também como uma novidade mundial, também está disponível a tração nas quatro rodas totalmente variável (TonD) em mudanças altas e baixas.

Conforto dos bancos: O novo GLE tem uma distância entre eixos muito maior (mais 80 mm), com espaço interno correspondente e o conforto é particularmente reforçado pela segunda fila de bancos opcionais totalmente ajustáveis electricamente.

Design exterior: presença poderosa

O apelo estético do GLE é baseado na interação harmoniosa entre emoção e inteligência, que é projetada para despertar a vontade de posse.

A seção dianteira do GLE emana presença e poder: isto é assegurado pela grade de radiador vertical numa interpretação de SUV octogonal, e os cromados cuidadosamente distribuídos. Esta aparência marcante é enfatizada pelo design distintivo dos faróis dia e noite.

Os máximos ULTRA RANGE dos faróis LED MULTIBEAM produzem a intensidade máxima de luz permitida por lei, ou seja, o brilho dos faróis dianteiros permanece acima do valor de referência de 1 lux a uma distância de mais de 650 metros.

As rodas grandes em tamanhos de 18 a 22 polegadas estão alojadas em arcos de roda com revestimentos proeminentes. Isso sublinha o caráter robusto do SUV da GLE, assim como os trilhos do teto com pilares ou os estribos de iluminação iluminados opcionais.


Aerodinâmica: aperfeiçoamento detalhado da melhor figura de Cd nesta classe

O novo GLE tem um valor de Cd de 0,29, o melhor em seu segmento e que é também uma melhoria significativa em relação ao modelo anterior que tinha um coeficiente de dinâmica de 0,32. As boas propriedades aerodinâmicas são uma contribuição fundamental para o baixo consumo de combustível em condições cotidianas. Uma série de detalhes foi otimizada sucessivamente com simulações de CAE (engenharia assistida por computador) e medições no túnel de vento.

Este trabalho levou ao redesenho e colocação otimizada de alguns componentes, com os espelhos retrovisores exteriores, o sistema de controle de entrada de ar para o radiador, spoilers laterias e das rodas também maximizados, muitos painéis na parte inferior do veículo e tanque de combustível embutido.

Design de interiores: luxuosamente elegante e poderosamente progressivo

O interior do novo GLE deriva do seu fascínio pelo contraste entre o ambiente luxuoso e elegante de um sedan de luxo Mercedes-Benz e as características robustas e futuristas de um SUV.

Neste novo GLE a distância entre eixos é maior do que seu antecessor, agora de 2995 milímetros, ou seja mais 80 mm, com criação de mais espaço, especialmente para passageiros na parte traseira. Também o espaço para as pernas na segunda fila de bancos aumentou em 69 milímetros para 1045 milímetros e altura na parte traseira. E em resultado de um pilar A mais vertical do que anteriormente, o espaço e o conforto de entrada nos bancos dianteiros foram melhorados.

Como opcional, e em estreia no segmento dos SUV, uma segunda fila de assentos com seis ajustes totalmente elétricos está disponível e é possível encomendar uma terceira fila de bancos, que corresponde a dois assentos extra.

A capacidade de bagagem é de até 825 litros atrás dos bancos traseiros e até 2055 litros quando a segunda fila de bancos é rebatida, tendo também aumentado a largura de carregamento e em conjunto com a suspensão pneumática AIRMATIC, a traseira do veículo pode ser baixada em cerca de 40 milímetros usando um interruptor, para facilitar o carregamento e o descarregamento.

Alterar a cinética do assento é outra inovação disponível para os assentos dianteiros em conjunto com ajuste de assento totalmente elétrico com função de memória – as massagens que podem vir de um “treinador” em viagens mais exigentes ou monótonas.

MBUX: agora com o Interior Assist

O GLE é equipado com a última geração do sistema multimídia MBUX - Experiência do usuário da Mercedes-Benz e com controle touchscreen. O sistema de informação e entretenimento inclui duas ecrãs grandes de mais de 30 cm de diagonal como padrão, e que são dispostos lado a lado para uma impressionante aparência widescreen. As informações do painel de instrumentos e da tela de entretenimento são facilmente legíveis com uma estrutura de controle intuitiva. O utilizador pode escolher entre vários estilos de apresentação que variam entre o clássico moderno e o desportivo.

O assistente interior do MBUX tem reconhecimento de movimento. Uma câmara regista os movimentos das mãos e braços do condutor e do passageiro da frente e assim por exemplo quando uma mão se aproxima da tela sensível ao toque ou do touchpad no console central, a exibição da media altera-se e os elementos individuais ficam em destaque. O sistema é capaz de distinguir a mão do condutor da do passageiro dianteiro e como tal, sabe para qual dos assentos a função de massagem deve ser ativada, por exemplo.

Uma característica única do MBUX - a Experiência do Utilizador da Mercedes-Benz é a sua capacidade de aprendizagem graças à inteligência artificial. Com suas funções preditivas, por exemplo, o MBUX antecipa o que o utilizador gostaria pretende. Por exemplo, qualquer pessoa que costuma telefonar para a mãe às terças-feiras durante a viagem para casa receberá este número de telefone como uma sugestão no visor neste dia da semana.

O controlo de voz inteligente com compreensão da linguagem natural também foi melhorado e é, e. ativado pela palavra-chave "Hey Mercedes". Comandos e perguntas muito mais complexos são agora compreendidos, numa fase inicial em três idiomas: mandarim, inglês dos EUA e alemão.

Para o condutor o sistema virtual de projeção de informações essenciais no vidro da frente também foi melhorado e pode ser completamente parametrizado na informação que disponibiliza.


Motorização: seis cilindros em linha no GLE 450 4MATIC com EQ Boost

O novo Mercedes-Benz GLE vai ser lançado com o novo motor a gasolina de seis cilindros em linha, e mais tarde ficarão disponíveis outros motores, entre os quais uma versão híbrido plug-in.

O Mercedes-Benz GLE 450 4MATIC como o primeiro modelo a gasolina é alimentado por um motor de seis cilindros sistematicamente eletrificado com tecnologia de 48 volts No desempenho 270 kW (367 hp) com 500 Nm de torque, com mais 250 Nm de torque e 16 kW / 22 hp disponíveis via EQ Boost em curtos períodos. O motor de partida / alternador integrado (ISG) é responsável por funções híbridas, como o EQ Boost ou a recuperação de energia, enquanto permite economia de combustível anteriormente reservada para a tecnologia híbrida de alta tensão.

Transmissão 4MATIC all-wheel drive: ágil na estrada, superior quando fora de estrada

Em todas as variantes do novo GLE, a potência é transmitida pela transmissão automática 9G-TRONIC. A ampla taxa de transmissão das mudanças com 9 posições permite uma redução claramente percetível na velocidade do motor e é um fator decisivo por trás do alto nível de eficiência energética e conforto de condução. Com os motores de quatro cilindros, o 4MATIC all-wheel drive é realizado com uma caixa de transferência que transmite o torque do motor aos eixos em uma proporção fixa de 50:50%. 

Sempre pronto para ajudar o condutor: muitos assistentes disponíveis

Não é apenas dando suporte aos motoristas que o novo GLE expande ainda mais o Mercedes-Benz Intelligent Drive e dá outro passo importante na direção da condução autónoma.

Auxílio Ativo a Distância O DISTRONIC e o Active Steering Assist agora oferecem suporte ainda mais confortável para o motorista manter uma distância segura e conduzir. A velocidade é agora ajustada automaticamente à frente das curvas ou cruzamentos. Isso é complementado pelo Evasive Steering Assist, uma assistência de manutenção na faixa ativa consideravelmente aprimorada e também as funções adicionais da Assistência de travagem de Emergência Ativa.

O novo GLE é equipado com Active Blind Spot Assist com aviso de saída. Esta função pode reduzir o risco de colisão com outros utilizadores da estrada, por exemplo ao passar por ciclistas. O Active Blind Spot Assist também monitora o ponto cego quando parado, e pode avisar o motorista da aproximação de veículos, motocicletas ou bicicletas no momento em que vai abrir a porta. Esta função está ativa até três minutos depois de desligar o motor.

O GLE receberá uma gama completamente nova de motores aquando do lançamento no mercado no início de 2019 (Europa e USA), e posteriormente também chegará uma variante híbrida plug-in. Os preços do novo GLE serão divulgados na data de lançamento das vendas no final do outono.

O novo Mercedes-Benz GLE será apresentado ao público pela primeira vez no salão automóvel Mondial de l'Automobile em Paris (4 a 14 de outubro de 2018).

autonews.pt @ 14-9-2018 18:51:59

Galeria de fotos