Lamborghini Aventador SVJ

Um super desportivo V12

Foi no mês passado, na Monterrey Car Week na Califórnia, que a Lamborghini lançou o Lamborghini Aventador SVJ em estreia mundial. Um automóvel com um design muito próprio, tecnologias inovadoras e o máximo prazer para o condutor manusear e aproveitar. O Aventador SVJ sugere a pura perfeição ao ser conduzido, levando o conceito de um supercarro desportivo a uma nova dimensão.

autonews.pt @ 4-9-2018 20:19:26


O novo Aventador SVJ, onde SV historicamente corresponde a Superveloce - que traduzido do italiano significa "super rápido" - assume o sufixo "Jota", mostrando o caminho e superioridade de desempenho: o Aventador SVJ já reivindicou sua posição como recordista da pista Nürburgring-Nordschleife, completando a volta de 20,6 km em apenas 6 minutos e 44,97 segundos. A produção desta edição estará limitada a 900 unidades.

Uma edição especial, chamada SVJ 63, foi também apresentada em Pebble Beach. É uma homenagem ao ano em que foi fundada a Lamborghini: 1963 - produzido numa configuração única com pintura específica, tem uma utilização elevada de fibra de carbono e vai ser construído num total de apenas 63 unidades.

“O Aventador SVJ é um carro inovador e representa o auge absoluto da nossa gama de produtos para carros super desportivos”, afirmou o Presidente e CEO da Lamborghini, Stefano Domenicali. “O desafio para os designers e engenheiros da Lamborghini foi melhorar ainda mais a pura essência do Lamborghini super desportivo. O Aventador SVJ dá mais um passo no futuro, moldando o potencial para o desenvolvimento de carros super desportivos ”.

Melhor desempenho em todos os aspetos

O recorde de volta de Nürburgring-Nordschleife do Aventador SVJ é uma prova viva do seu desempenho de benchmarking. Com a motorização otimizada, tornou-se no mais potente carro de motor V12 de produção em série produzido até hoje pela Lamborghini, o SVJ recebeu um aumento de potência para 770 cv (566 kW) às 8.500 rpm. 

O SVJ produz 720 Nm de torque a 6.750 rpm, com um peso a seco de apenas 1.525 kg o dá ao SVJ uma relação peso-potência de 1.98 kg / hp. 

O SVJ acelera de 100 km / h em 2,8 segundos e de 0 a 200 km / h em 8,6 segundos. Com uma velocidade máxima superior a 350 km hora, a distância de travagem é otimizada para passar de 100 km hora a parado em apenas 30 metros.

Aventador SVJ - projetado para supremacia aerodinâmica

Cada característica do Aventador SVJ ressoa suas proezas aerodinâmicas: o SVJ é significativamente melhorado em comparação com o Aventador S, com cada detalhe de  'forma tem uma função', um lembrete para a sua razão de ser na estrada: inovar para ser o melhor. O principal objetivo do design foi uma melhoria significativa da força descendente em comparação com o anterior Aventador SV: + 40% em ambos os eixos com um coeficiente de resistência melhorado em -1%.

Na parte dianteira, o carro é mais largo: um novo para-choque dianteiro com aletas laterais integradas apresenta uma nova entrada de ar e destaca a inclusão da Aerodinamica Lamborghini Attiva (ALA na versão 2.0), uma das tecnologias aerodinâmicas ativas patenteadas da Lamborghini.

A saída de ar tridimensional no capô direciona o fluxo de ar, melhorando tanto a aerodinâmica quanto a força descendente, e alude claramente à finalidade aerodinâmica do design do SVJ. A otimização aerodinâmica da parte superior do corpo contribuiu com 70% da melhora total da força descendente no SVJ em relação ao SV.

Um projeto aerodinâmico aperfeiçoado da parte inferior da carroçaria com geradores de vórtice funciona em conjunto com difusores frontais e um novo difusor traseiro de projeto extremo, que juntamente com aletas divergentes, contribui com 30% para a melhoria total da força descendente.

A asa traseira do SVJ foi projetada para melhor eficiência aerodinâmica e um sistema otimizado ALA 2.0 incorporando winglets laterais para reduzir a turbulência, proporcionando alta força descendente nos cantos retos e de alta velocidade.

As jantes de alumínio superleves "Nireo" foram concebidas especificamente para o SVJ, poupando peso e contribuindo para o extremo dinamismo do automóvel. O detalhe da bandeira italiana na lateral é um lembrete do legado de super desportivo italiano da Lamborghini.

Um carro de um condutor

O Aventador SVJ é um carro com foco no condutor, desenvolvido para maximizar a união entre quem conduz e o carro nas mais extremas condições de pista e estrada e garantir a experiência mais gratificante.

Com os três modos de condução da Lamborghini, Strada, Sport e Corsa, bem como a opção EGO a qual permite ao condutor personalizar ainda mais as suas preferências de configuração do veículo, o cockpit apresenta gráficos Kombi no painel digital TFT, bem como mostra o estado em directo das funções do ALA.

O sistema de navegação e o sistema de Entretenimento, incluindo o AppleCarPlay, vêm de série, permitindo que os ocupantes do cockpit façam a gestão de comunicações e entretenimento ativados por voz a partir de dispositivos pessoais da Apple.

Nos opcionais vem o sistema de telemetria da Lamborghini: tempos de volta de gravação e desempenho de pista, bem como dados de viagem, num sistema de telemetria que é especialmente atraente para o proprietário que pretende utilizar o carro em pista.

A definição dos interiores do Aventador SVJ é virtualmente ilimitada por meio do programa de personalização Ad Personam da Lamborghini.

E para ficar a saber mais detalhes sobre este super desportivo, siga o video e a galeria de imagens mais abaixo.

AN

autonews.pt @ 4-9-2018 20:19:26

Galeria de videos

Galeria de fotos