Novos compactos Mazda3 superam obstáculos com enorme resiliência

Os novos Mazda3 que participam na maratona “Mazda Route3 – Hiroshima to Frankfurt Challenger Tour 2013” ultrapassaram com sucesso um total de 5.300 km, chegando ontem intactos à cidade de Krasnoyarsk, na Sibéria. Cumpriram, assim e de acordo com o delineado, as primeiras três etapas por estrada desta expedição de 15.000 km, muitos deles em percursos traiçoeiros. As oito unidades ‘hatchback’ estão a aguentar de modo soberbo as dificuldades inerentes ao percurso, concluiu-se após a verificação de todos eles, feita hoje num revendedor local da Mazda.

Mazda Motor Portugal @ 19-8-2013 10:06:18


A 1ª Etapa, que começou em Vladivostok e seguiu em paralelo à fronteira chinesa, tinha um sabor marcante a leste asiático, mais visível nos mercados e na comida local. Naturalmente que um dos grandes destaques foi atravessar a famosa ponte do Rio Amur, em Khabarovsk, a longa estrutura de engenharia de 3,9 km que surge retratada na nota de 5.000 rublos. Uma etapa que terminou com a entrada dos Mazda3 em Blagoveshchensk, cidade lateral à metrópole chinesa de Heihe.

A 2ª Etapa, que como todas as outras recebe um novo grupo de condutores, seguiu ao longo da Ferrovia Trans-Siberiana. O percurso de 2.300 km incluiu uma passagem pelo Ivolginsky Datsan, o mais importante templo budista da Rússia e seu mosteiro. Incluiu, também, um dos troços mais longos desta maratona, com os seus mais de 900 km e uma espectacular variedade de paisagens. O espírito entre as equipas a bordo dos Mazda3 manteve-se em alta, apesar dos enormes buracos das estradas, num piso que se desfazia à passagem das viaturas.

O ponto alto da 3ª Etapa foi, sem dúvida, o Lago Baikal, onde o novo grupo de participantes foi convidado para um passeio de barco naquele que é o mais profundo, antigo, límpido e de maior volume lago de água doce do mundo. Depois de uma paragem na cidade de Listvyanka, o grupo regressou à estrada sob o grande céu, chegando ontem a Krasnoyarsk, via Irkutsk, o destino final deste terceiro percurso de 1.620 km.

Hoje procedeu-se a uma inspecção de serviço a todos os Mazda presentes na aventura Mazda Route3 num concessionário Mazda local, com especial atenção à suspensão e piso inferior das viaturas, filtros de ar e outros componentes expostos a níveis de utilização fora do comum. Mas, até agora, os novos Mazda3 aguentaram heroicamente todas as provocações que a Sibéria lhes poderia oferecer. Trata-se de uma boa notícia, já que a próxima intervenção de serviço apenas acontecerá em Moscovo, depois de mais de 7.000 km em direcção a oeste, numa rota que inclui perigosas zonas montanhosas e uma secção mais longa em pisos de cascalho. A jornada regressa à estrada amanhã, com o início da 4ª Etapa.

Sobre o Mazda Route3


Meia volta ao mundo, desde a fábrica no Japão até ao palco do Salão Automóvel de Frankfurt 2013 (IAA), na Alemanha: o “Mazda Route3 – Hiroshima to Frankfurt Challenger Tour 2013” de 15.000 km é a proposta da Mazda que desafia todas as convenções como demonstração ao vivo das capacidades do seu novo Mazda3. É a terceira vez que modelos Mazda são sujeitos a tão exigentes testes de estrada, depois de semelhantes expedições realizadas em 1977 e 1990. Desta feita, são oito novos ‘hatchback da empresa, conduzidos por jornalistas, ‘bloggers’ e entusiastas da Mazda oriundos da Europa e do resto do mundo, cruzando nove fusos horários, percorrendo estradas imprevisíveis, atravessando paisagens deslumbrantes e absorvendo a vibrante diversidade cultural das regiões. A secção de estrada desta aventura divide-se em sete etapas, através da Rússia, Bielorrússia e Polónia. As aventuras da caravana Mazda Route3, cuja chegada a Frankfurt está prevista para o dia 7 de Setembro, podem ser seguidas em www.mazdaroute3.eu ou pelo Twitter com o ‘hashtag’ #mazdaroute3.

Mazda Motor Portugal @ 19-8-2013 10:06:18


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades