Soc. Com. C. Santos apoia 47ª edição do festival de teatro FITEI

“Apoio à cultura como motivo de orgulho”, Ana Bolina da Sociedade Comercial C. Santos

A Sociedade Comercial C. Santos é um dos parceiros do Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI). A 47ª edição daquele que é um dos maiores e mais antigos festivais de teatro em Portugal que decorre até 26 de maio em várias salas do Norte do país.

autonews.pt @ 16-5-2024 11:18:39

A parceria da Sociedade Comercial C. Santos com o FITEI, que tem na cedência de viaturas Mercedes-Benz para apoio à organização a face mais visível, é importante pela relevância do evento na região e no setor cultural. “O apoio à cultura é uma aposta de longa data da Sociedade Comercial C. Santos e estarmos associados ao FITEI é, para nós, motivo de orgulho. Trata-se de um dos mais antigos e importantes festivais de teatro em Portugal e tem como epicentro a região onde estamos sediados. É uma das marcas da região do Porto”, afirma a diretora de marketing da Sociedade Comercial C. Santos, Ana Bolina.

Dezanove espetáculos (nove internacionais) em 14 palcos

A programação do FITEI 47 rege-se pelo tema “Trauma, Bravura e Fantasmagorias”, desenvolvendo e densificando aspetos temáticos já abordados na edição de 2023. Para além das habituais salas no Porto, Matosinhos, Vila Nova de Gaia e Viana do Castelo, junta-se o Coliseu do Porto, num total de 14 palcos.

Serão apresentados 19 espetáculos, dos quais nove internacionais (de países como Argentina, Brasil, Chile e Espanha), seis coproduções FITEI e 14 estreias absolutas ou nacionais. Pode consultar toda a programação da 47ª edição do FITEI aqui.

Paralelamente às peças, decorrerão, entre outras iniciativas, ações de formação com a participação dos artistas que passam pela cidade, o FITEI Pro, com encontros entre programadores e artistas, mesas redondas e showcases e o no FITEI Aberto. Tal como o nome indica, o FITEI Aberto reúne um conjunto de atividades que promovem o encontro entre o público do festival, os artistas e os públicos de outras áreas para além das salas teatrais, de forma descomprometida e plural. 

Além das festas abertas ao público no clube popular Guindalense, que já caracterizam a programação do festival, em 2024 o FITEI dá continuidade às Aparições no espaço público: ações inesperadas e, por vezes, improvisadas, que reúnem música ou spoken word e performance, transportando o FITEI para as ruas e configurando-se como micropolíticas de resistências. Estas ações são pensadas em conjunto com a Matéria Prima e, este ano, conta com as participações do Ensemble LIBECCIU e da Orquestra Urbana da Trofa.

autonews.pt @ 16-5-2024 11:18:39

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Sabia que, Curiosidades sobre Carros / Automóveis