14/10/2023 a 14/10/2023 Porsche: a celebração de um sonho em Portugal

Dia 14 de outubro, sábado na Marina de Cascais

Quando, em 1948, Ferry Porsche concretizou o sonho de produzir o seu primeiro automóvel desportivo, não poderia antever que estaria a dar os primeiros passos na criação de uma marca lendária que, passados 75 anos, continua a apaixonar gerações de fãs em todo o mundo. É esta capacidade de sonhar e de fazer sonhar que celebramos num evento único que, no próximo dia de 14 de outubro, reunirá os fãs da marca, os clientes e o público em geral na Marina de Cascais para uma festa que, prometemos, terá todos os ingredientes para ser memorável.

autonews.pt @ 15-9-2023 10:40:58

“Aqueles que têm a sorte de construir uma empresa a partir de um sonho devem ao mundo ser os guardiões de sonhos”. Ferry Porsche sempre acreditou que os sonhos podem mudar o mundo. 75 anos após a sua fundação, a Porsche mantém uma inata capacidade de fazer sonhar uma geração de fãs que reconhecem na Porsche um símbolo único de excelência na engenharia e no prazer de condução.

O aniversário é nosso, mas a festa é sua

No próximo dia 14 de outubro, sábado, a zona da Marina da Cascais irá acolher a festa de celebração dos 75 Anos da Porsche, um evento com um programa muito diversificado e abrangente que, como sempre foi apanágio da marca, pretende envolver todos os presentes, sejam eles clientes, a­cionados ou o público em geral.

O evento será dividido em três temas principais: Atividades em família, Exposições icónicas e Experiências. Como não poderia deixar de ser, uma festa de celebração dos 75 Anos da Porsche só poderia ser inclusiva, reunindo motivos de interesse para todas as faixas etárias e géneros, não se cingindo aos clientes da marca, todos aqueles que já realizaram o sonho de ter um Porsche, mas abraçando também quem ainda não o cumpriu, mas não perdeu a capacidade de sonhar.

Atividades em família

Já imaginou o que seria poder levar os seus filhos a conduzir um Porsche proporcional à sua realidade e tamanho? Na Porsche Young Driving School, poderá fazê-lo. Esta será uma atividade aberta a crianças dos 6 aos 12 anos que dará a oportunidade aos aficionados mais jovens de “tirar” a sua carta de condução ao volante de um Porsche.

Porque Porsche também é sinónimo de design apurado, glamour e lifestyle, decidimos envolver as prestigiadas marcas de alta costura centradas na Marina de Cascais para mostrarem o que de melhor têm para oferecer num Desfile de Moda exclusivo para a celebração dos 75 Anos da Porsche.

Mantendo a tónica no charme e sofisticação, mas também na herança histórica da marca, o Desfile de Elegância Porsche promete dar a conhecer, ao vivo e a cores, alguns dos modelos mais raros e icónicos nascidos sob a égide da Porsche. Este desfile de automóveis únicos, será devidamente comentado por um especialista da marca que realçará as características mais distintivas de cada um dos modelos. De certeza que não faltarão oportunidades para fotografar peças de arte sobre rodas que, de outra forma, dificilmente teria oportunidade de apreciar fora das paredes de um museu.

Exposições icónicas

Não, não serão apenas telas em 2D, embora a exposição de Fotografias Porsche de Fernando Guerra (um dos mais reputados fotógrafos de arquitetura do mundo) seja, por si só, motivo de redobrado interesse. No tema Exposições icónicas também teremos modelos reais que ilustram na perfeição a excelência da engenharia Porsche que se traduz no mais apurado prazer de condução.

Sim, o icónico Porsche 911 comemora 60 anos de idade e mantém-se fiel ao seu ADN, assumindo-se como o desportivo de exceção que pode ser utilizado todos os dias. Sob o lema “911, 60 Very Fast Years”, nesta exposição, que terá lugar numa zona coberta e que será devidamente acompanhada por informação histórica precisa, poderá recordar alguns exemplares das oito gerações do desportivo que redefiniu todo um segmento de mercado. Do (ainda) 901 ao atual modelo 992, são 60 anos de história que não deixarão ninguém indiferente.

Mas porque a marca de Zuffenhausen não cinge o prazer de condução a um único tipo de terreno, no Porsche Off-Road Experience, poderá experienciar as verdadeiras capacidades fora de estrada de um SUV Porsche. Num percurso exigente, muito técnico e repleto de desa­os, que foi criado especificamente para esta ocasião, os presentes poderão testar os limites de um Porsche e pôr à prova as suas próprias capacidades em plena segurança. Mais um desafio a não perder que promete muita adrenalina e um verdadeiro compêndio de imagens para mais tarde recordar.

Quem conhece a Porsche sabe o significado da sigla RS ou Rennsport (automobilismo em alemão). Utilizada pela primeira vez em 1972, no magistral 911 Carrera RS 2.7, tornou-se sinónimo de um modelo de exceção que viu exacerbadas as características desportivas inatas em qualquer Porsche. A exposição Spirit of Carrera RS, será mais uma oportunidade única de ver ao vivo alguns dos mais icónicos modelos a ostentar a famigerada sigla, verdadeiras obras de arte sobre rodas que poucos têm oportunidade de ver reunidas num único espaço.

Experiências

Toda esta celebração dos 75 Anos de Porsche será uma experiência por si só, mas quisemos demarcar alguns momentos que, pelo seu caráter excecional e espetacularidade, merecem um destaque adicional. Falamos, por exemplo, do Porsche Power Stage. 

Numa zona ampla da Marina de Cascais (junto ao heliporto), recriámos uma power stage, com zonas seguras para que o público possa assistir, onde um piloto professional irá demonstrar as (imensas) capacidades de um Porsche de competição. Mais uma ocasião que promete levar todos os presentes ao delírio, prometendo momentos verdadeiramente eletrizantes e intensas descargas de adrenalina. Gostaria de experienciar estas emoções do lado de dentro do habitáculo? Quem sabe não será um dos felizardos que terá oportunidade de fazer um co-drive inesquecível...

Para quem já teve oportunidade de ver as imagens do novo e deslumbrante 911 Dakar, a chance de observar esta edição limitada ao vivo será mais um daqueles momentos que promete ­car gravado na memória. No Dakar Tribute, todos os presentes terão a oportunidade de não só observarem este modelo de tributo à vitória da Porsche no Rali Paris Dakar de 1984, como acompanhar as diferentes gerações dos SUV Macan e Cayenne.

Por fim, e porque a Porsche é, antes de mais, feita por pessoas e para pessoas, no Porsche Talks terá a oportunidade única de conhecer duas lendas vivas que fazem parte da família Porsche. Dois pilotos que muito contribuíram, e contribuem, para o sucesso da marca no automobilismo a nível internacional: Jacky Ickx e o português António Félix da Costa. Neste momento de partilha de experiências, convidamos todos a conhecerem os bastidores das inúmeras vitórias da Porsche em disciplinas e provas tão distintas como a F1, as 24H de Le Mans, o Rali Paris-Dakar ou, mais recentemente, a Fórmula E.

autonews.pt @ 15-9-2023 10:40:58


Clique aqui para ver mais sobre: Sabia que, Curiosidades sobre Carros / Automóveis