LEXUS Design Award 2023: candidaturas abertas

Vai ser escolhidos quatro vencedores nesta edição

A Lexus anunciou recentemente a abertura das candidaturas ao LEXUS DESIGN AWARD 2023, concurso internacional de design dedicado a habilitar e a estimular a próxima geração de criadores. Inaugurado em 2013, o prémio tem-se revelado uma importante plataforma global de exposição, descoberta e lançamento de impressionantes carreiras e talentos emergentes. 

autonews.pt @ 8-9-2022 10:38:12

A par da evolução do prémio, a Lexus pretende enriquecer a sua plataforma, concentrando-se ainda mais no crescimento criativo do indivíduo. Para tal, adota agora um formato simplificado, no qual são selecionados quatro vencedores. Este novo formato permite-nos mergulhar mais fundo na história de cada vencedor, ao mesmo tempo que promove a qualidade do diálogo entre esta seleção de candidatos e os mestres da indústria que integram o júri. A mentoria continua a ser fundamental – os vencedores mantêm a orientação das principais referências do mundo do design. As inscrições para o LEXUS DESIGN AWARD 2023 serão aceites até 16 de outubro de 2022.

Nesta edição, a Lexus pede, uma vez mais, ideias inovadoras que contribuam para um futuro próspero e melhor, através do poder do design e da tecnologia. Os candidatos terão de explicar como o seu conceito criativo põe em prática os três princípios fundamentais da marca: Antecipar, Inovar e Cativar. O design deve antecipar os desafios globais para as sociedades, vislumbrar formas criativas de alcançar um futuro sustentável e melhorar a felicidade de todos. A Lexus procura soluções de design envolventes, perspicazes e originais que glorifiquem tanto a forma como a função, ao mesmo tempo que oferecem soluções implementáveis para acelerar a chegada de um futuro melhor para a humanidade numa diversidade de cenários e situações.

Um comité composto por jurados de renome internacional (Joe Doucet com mentor e Paola Antonelli e Simon Humphries como membros do júri) vai selecionar os quatro vencedores entre as candidaturas, com base nos critérios pré-definidos. Estes quatro vencedores serão orientados por criadores de renome na área. Cada vencedor receberá um orçamento para pesquisa e desenvolvimento de até 3 milhões de ienes japoneses.

Uma bolsa de design que cobrirá, não só a construção do protótipo, como também de outras despesas relevantes envolvidas no aperfeiçoamento do conceito e do design, bem como no apoio ao desenvolvimento criativo do indivíduo. Esta experiência de orientação é uma oportunidade única na vida e está no centro da reputação de excelência do LEXUS DESIGN AWARD.

Na primavera de 2023, os quatro vencedores revelarão o seu progresso ao júri e aos mentores, durante a apresentação dos seus trabalhos finais, para revisão.

Depois de apresentarem os seus trabalhos, os premiados terão a incrível oportunidade de consultar pessoalmente o júri. Para além de receberem feedback sobre o seu trabalho, os vencedores partilharão as suas visões e receberão conselhos sobre as suas carreiras e metas aspiracionais que poderão catapultar o seu sucesso como criadores.

Os mentores e os membros do júri serão anunciados ainda este outono. Para informação adicional, deve visitar o site LexusDesignAward.com.

autonews.pt @ 8-9-2022 10:38:12


Clique aqui para ver mais sobre: Sabia que, Curiosidades sobre Carros / Automóveis