Amazon e Stellantis com parceria

Introduzir experiências centradas no cliente através de milhões de veículos

A Amazon e a Stellantis, empresa líder mundial no sector automóvel e no fornecimento de mobilidade, anunciaram uma série de acordos globais de vários anos que transformarão a experiência de veículos para milhões de clientes Stellantis e farão avançar a transição da indústria da mobilidade para um futuro sustentável e definido por software.

autonews.pt @ 6-1-2022 14:20:21

A Stellantis vai acelerar a sua mudança para se tornar uma empresa de tecnologia de mobilidade sustentável através desta relação, que envolve a Amazon Devices, Amazon Web Services (AWS), e Amazon Last Mile.

A Stellantis e a Amazon colaborarão na implementação da tecnologia e conhecimentos de software da Amazon em toda a organização da Stellantis, incluindo o desenvolvimento de veículos, a construção de experiências em veículos ligados, e a formação da próxima geração de engenheiros de software automóvel. Juntas, as duas empresas criarão um conjunto de produtos e serviços baseados em software que se integram perfeitamente com a vida digital dos clientes e acrescentam valor ao longo do tempo através de atualizações regulares de software no ar (OTA).

A parceria entre as duas empresas irá concentrar-se em várias áreas:

STLA SmartCockpit

A Amazon e o Stellantis colaborarão para fornecer software para o STLA SmartCockpit, que funcionará em milhões de veículos Stellantis a nível mundial a partir de 2024. A plataforma definida pelo software irá integrar-se perfeitamente com a vida digital dos clientes para criar experiências personalizadas e intuitivas em veículos através de aplicações de entretenimento, assistência de voz com a tecnologia Alexa, navegação, manutenção de veículos, mercados de comércio eletrónico, e serviços de pagamento.

A plataforma STLA SmartCockpit utilizará produtos e soluções da Amazon que são especialmente concebidos para veículos, e a Stellantis terá a flexibilidade de criar capacidades personalizadas, de marca e específicas para veículos. O software oferecerá serviços e experiências curadas através de uma loja de aplicações - tudo apresentado através de um design inteligente e adaptável da interface do utilizador que apresenta informação oportuna e relevante e características adequadas às necessidades e preferências individuais de cada ocupante.

O STLA SmartCockpit adaptar-se-á aos comportamentos e interesses dos clientes, para onde quer que as suas paixões os levem - desde o início de uma viagem em casa, na estrada, ou fora dela. Por exemplo, os veículos Chrysler Pacifica poderiam oferecer um planeador de viagens familiar que recomendasse conteúdos multimédia, pontos de interesse, restaurantes, e outras paragens divertidas ao longo do percurso. Os veículos Jeep® poderiam vir com um "autocarro" digital todo-o-terreno para ajudar os clientes a calibrar o veículo e otimizar o desempenho antes de enfrentar terrenos difíceis.

A integração com os principais serviços de casa inteligente e de segurança da Amazon permitirá aos clientes monitorizar e gerir proactivamente as suas casas enquanto em viagem. Os clientes Stellantis também serão capazes de gerir os seus veículos a partir dos seus dispositivos habilitados para o Alexa em casa ou da sua aplicação para smartphones Alexa, incluindo a utilização de competências personalizadas Alexa para definir a temperatura na cabina antes de entrar no seu veículo, agendar o serviço, ou encomendar acessórios.

O trabalho de desenvolvimento no STLA SmartCockpit vai aproveitar a Mobile Drive, a joint venture formada pela Stellantis e pela Foxconn em 2021, para desenvolver cockpits digitais inovadores e serviços conectados personalizados.

Engenharia Colaborativa e Inovação

Como parte deste compromisso plurianual, a Stellantis selecionou a AWS como o seu fornecedor preferido de plataformas de veículos. Juntos, Stellantis e Amazon planeiam construir a próxima geração de infraestruturas de nuvens para plataformas de veículos, incluindo para o STLA SmartCockpit.

A Stellantis planeia migrar o seu actual pipeline de dados de veículos através das suas marcas e geografias para uma malha de dados baseada em cloud, fazendo uso das capacidades avançadas do AWS para um fluxo de dados em tempo real escalável e durável. Ao passar para uma malha de dados alimentada por AWS, os engenheiros da Stellantis podem utilizar as ferramentas e interface que melhor se adequam a cada projeto. Stellantis visa também acelerar o tempo de colocação no mercado de novos produtos digitais que aproveitam a aprendizagem da máquina AWS para proporcionar uma maior personalização e uma manutenção preditiva mais precisa.

Ambas as empresas estão a criar um ambiente de desenvolvimento de produtos baseado na nuvem chamado "Virtual Engineering Workbench", que fornece fluxos de trabalho automatizados para gerir o desenvolvimento e testes de software, simulações de alto desempenho, formação em modelos de aprendizagem de máquinas, e recolha e análise de dados.

Innovation Hubsand Agile-Auto Software and Data Academy

Stellantis anunciou recentemente o lançamento de uma Academia de Software para a requalificação e requalificação dos actuais e novos empregados. Como parte disto, Stellantis e AWS também planeiam lançar um novo currículo de aprendizagem global, chamado Agile-Auto Software and Data Academy, que abrangerá software, dados e tecnologia de nuvem. Stellantis irá também formar mais de 5.000 programadores e engenheiros até 2024 em tecnologias de nuvem relacionadas com AWS para acelerar a sua transformação numa empresa orientada para os dados na nuvem.

Para acelerar ainda mais as actividades de desenvolvimento e reduzir o tempo de colocação no mercado de novas capacidades, a Stellantis e a AWS lançarão uma rede global de Pólos de Inovação alimentados pelo AWS, onde peritos de ambas as empresas inovarão utilizando a amplitude e profundidade dos serviços de nuvem do AWS.

Expandindo a Rede de Entrega Sustentável da Amazon

A Stellantis forneceu dezenas de milhares de Veículos Comerciais Ligeiros (VCL) à Amazon desde 2018 para apoiar as suas operações de última milha na América do Norte e Europa com veículos incluindo Ram ProMaster, Fiat Ducato, e VCL Peugeot e Citroën.

Em apoio ao The Climate Pledge e ao seu compromisso de ser carbono zero em rede até 2040, a Amazon está a transformar as suas operações de última milha com novas soluções sustentáveis.

Como parte de um acordo separado com a Stellantis, a Amazon será o primeiro cliente comercial do novo Ram ProMaster Battery Electric Vehicle (BEV) da Stellantis a ser lançado em 2023. A Stellantis, com entrada da Amazon, concebeu o veículo com características únicas de entrega na última milha e a Amazon implantará os veículos em rotas através dos Estados Unidos. Com base na relação actual e como parte do acordo de longo prazo, Stellantis e Amazon colocarão milhares de BEV ProMasters na estrada todos os anos.

Construção a partir de uma ligação forte

O anúncio de hoje alarga as áreas de colaboração existentes entre a Stellantis e a Amazon. A Stellantis foi o primeiro fabricante de automóveis a integrar a experiência da Amazon Fire TV com o lançamento do novíssimo Wagoneer e Grand Wagoneer de 2022, e trará esta mesma experiência de entretenimento em veículos para o Jeep Grand Cherokee e Chrysler Pacifica.

A Stellantis foi também o primeiro OEM automóvel a anunciar planos para implementar o Alexa Custom Assistant, uma solução que torna possível criar experiências personalizadas, inteligentes de IA e de voz, construídas com base na tecnologia Alexa.

Hoje, Stellantis também oferece a experiência de voz integrada Alexa nos seus veículos em todo o mundo, facilitando a navegação, tocar música, ouvir podcasts e audiolivros, fazer chamadas, gerir calendários, ouvir as notícias, verificar o tempo, controlar dispositivos domésticos inteligentes, e mais - apenas perguntando ao Alexa.

autonews.pt @ 6-1-2022 14:20:21


Clique aqui para ver mais sobre: Sabia que, Curiosidades sobre Carros / Automóveis