A Nissan revela a sua Fábrica Inteligente

Tecnologias de fabrico inovadoras para veículos da nova geração

A Nissan inaugurou uma nova linha de produção na sua fábrica de Tochigi com a iniciativa Nissan Intelligent Factory. Esta iniciativa única apoia o fabrico de veículos da próxima geração utilizando tecnologias inovadoras e contribui para a realização da neutralidade de carbono. A Nissan anunciou também um plano para alcançar a neutralidade de carbono até 2050 nas suas fábricas de produção em todo o mundo.

autonews.pt @ 13-10-2021 17:42:42

Fábrica Inteligente Nissan

Desde a sua fundação, a Nissan tem aperfeiçoado a sua capacidade de fabricar veículos através de processos de produção de alta qualidade e altamente eficientes e das soberbas competências dos takumi (mestres técnicos) da empresa. No entanto, o ambiente empresarial em torno do fabrico está a sofrer grandes mudanças.

No Japão, há uma necessidade de romper com o fabrico convencional de mão-de-obra intensiva para fazer face a uma sociedade envelhecida e a uma grave escassez de mão-de-obra.

Situações imprevistas, tais como alterações climáticas e pandemias, também precisam de ser geridas. Ao mesmo tempo, as tendências da indústria em eletrificação, inteligência veicular e tecnologias conectadas estão a tornar a estrutura e funcionalidade dos veículos mais avançada e complexa.

A Nissan introduziu a iniciativa Nissan Intelligent Factory na sua fábrica de Tochigi para responder a estas necessidades e tendências. A Fábrica Inteligente da Nissan permite que a Nissan o faça:

1. Utilizar robôs que herdaram as capacidades do takumi para fabricar veículos da próxima geração; da mais alta qualidade,

2. Criar um ambiente melhorado onde uma vasta gama de pessoas possa trabalhar confortavelmente,

3. Realizar um sistema de produção com emissões zero, acelerando assim os esforços para alcançar uma sociedade descarbonizada.

A fábrica de Tochigi está programada para iniciar a produção do novíssimo veículo eléctrico Nissan Ariya crossover nos meses mais próximos.


Atingir a neutralidade de carbono

A Nissan pretende atingir a neutralidade de carbono em todas as suas operações e no ciclo de vida dos seus produtos até 2050.

A empresa pretende atingir a neutralidade de carbono no fabrico, promovendo inovações para apoiar uma maior produtividade na montagem de veículos, a começar pela iniciativa Nissan Fábrica Inteligente, e melhorando a eficiência energética e de materiais nas fábricas.

O equipamento da fábrica deverá ser totalmente eletrificado até 2050, através da introdução de tecnologias de produção inovadoras e da redução da utilização de energia. Para alcançar a neutralidade de carbono nas instalações de produção, toda a eletricidade utilizada será gerada a partir de fontes de energia renováveis e ou gerada com células de combustível no local, que utilizam combustíveis alternativos.

autonews.pt @ 13-10-2021 17:42:42

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Sabia que, Curiosidades sobre Carros / Automóveis