2/10/2021 a 2/10/2021 “Regresso às origens” para homenagear o icónico Fiat 600

Um ícone da Europe do pós-guerra em Vendas Novas

O grupo Fiat 600 Portugal irá realizar o evento “Regresso às Origens”, dia 2 de outubro, com desfile de clássicos FIAT 600 em Vendas Novas, cidade que os viu nascer a partir de 1964 na antiga fábrica SOMAVE – Sociedade de Montagem de Automóveis.

autonews.pt @ 23-9-2021 12:05:21

No próximo dia 2 de outubro, sábado, a cidade de Vendas Novas, no coração do Alentejo, será o palco do evento “Regresso às Origens”, que visa valorizar e homenagear as origens do clássico FIAT 600, num encontro onde vários automóveis, vindos do norte e sul do país, poderão ser apreciados por todos os amantes desta marca. Este evento, que tem o apoio da Câmara Municipal de Vendas Novas, irá contar com a presença de alguns antigos funcionários da fábrica SOMAVE, atual Gestamp, localizada no Parque Industrial, que poderão partilhar as suas aventuras e algumas histórias e curiosidades sobre a produção lusitana do FIAT 600.

O modelo FIAT 600 tem um lugar importante na história do automóvel, tornando-se num dos grandes ícones da Europa pós-guerra, especialmente em Portugal, onde nos anos 60 e 70 foi um dos carros mais presente nas nossas estradas. A partir de 1964, este veículo começou a ser produzido em terras lusitanas, na fábrica SOMAVE, em Vendas Novas, com 9.576 unidades produzidas até 1971.

“Somos, simplesmente, um grupo de apaixonados por este ícone, sem quaisquer pretensões, que apenas pretende partilhar e divulgar o modelo FIAT 600 e ajudar atuais e futuros proprietários nos seus restauros e manutenções.”, refere Filipe La-Salette da organização FIAT 600 Portugal. “Neste âmbito, decidimos organizar o Encontro de Fiat 600 em Vendas Novas, por tudo o que esta cidade alentejana representa para a história deste modelo em Portugal, no que pode ser intitulado como um “Regresso às Origens”, uma vez que muitos dos nossos carros foram produzidos na antiga fábrica SOMAVE”, reforça Filipe La-Salette.

“Para o Município de Vendas Novas é um gosto receber este evento, que está intrinsecamente ligado à história de Vendas Novas, através da antiga SOMAVE, uma das fábricas que potenciou o desenvolvimento e progresso da cidade. A nossa homenagem vai para todos os que aqui trabalharam e deram o seu contributo para nos tornarmos no importante centro de atividade económica que somos hoje.”, afirma Luís Dias, Presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas.

Este encontro irá iniciar-se no Parque do Município, seguindo-se um desfile dos automóveis FIAT 600 até à antiga fábrica SOMAVE. A iniciativa contará também com um restaurante das típicas Bifanas de Vendas Novas, ícone gastronómico da região, que farão as delícias dos participantes.

O grupo FIAT 600 Portugal convida a viajar no tempo, e recuar aos anos 60, para viver o glamour do histórico FIAT 600.

autonews.pt @ 23-9-2021 12:05:21


Clique aqui para ver mais sobre: Sabia que, Curiosidades sobre Carros / Automóveis