Volkswagen quer desenvolver as suas próprias baterias para automóveis

Investimento de 70 milhões de euros num novo laboratório especializado

A Volkswagen Group Components inaugurou um dos mais modernos laboratórios de investigação e desenvolvimento de células de energia da Europa na cidade de Salzgitter. Desta forma, a empresa está a expandir ainda mais os seus conhecimentos em tecnologia de baterias e a dar o próximo passo para o desenvolvimento e produção das suas próprias células de baterias para a electro-mobilidade. 

autonews.pt @ 23-9-2021 10:22:10

A partir de 2025, a nova “célula unificada” da Volkswagen está programada para sair da linha de produção em Salzgitter. No futuro, cerca de 250 peritos irão conduzir investigação nas áreas de desenvolvimento, análise e teste de células num total de quatro laboratórios. A Volkswagen está a investir cerca de 70 milhões de euros neste centro de excelência.

"Com a abertura dos laboratórios, atingimos o próximo marco estratégico. Agora estamos a avançar com os preparativos para a nossa própria produção celular com toda a nossa força", diz Thomas Schmall. A nova “célula unificada” para o segmento de volume está programada para sair da linha de produção na Gigafactory em Salzgitter, a partir de 2025. Até 2030, o Grupo Volkswagen planeia operar seis fábricas de células na Europa, juntamente com parceiros com uma capacidade de produção de 240 GWh. Prospectivamente, serão produzidas células com uma capacidade anual de 40 GWh em Salzgitter. Espera-se que a nova célula unificada desbloqueie sinergias e reduza os custos da bateria até 50 por cento.

O centro de competência em Salzgitter é responsável pelos testes de material à escala do grupo, testes de lançamento, garantia de qualidade e monitorização de séries de células para baterias de automóveis eléctricos. Dos cerca de 500 funcionários do Centro de Excelência (CoE) Battery Cell em Salzgitter, cerca de 160 estão actualmente envolvidos no desenvolvimento de células de baterias. No final de 2022, espera-se que o CoE cresça para mais de 1000 funcionários, incluindo cerca de 250 peritos em investigação, análise e desenvolvimento de materiais e formatos de células adequados.



Os novos laboratórios permitirão programas extensivos de testes celulares com até 200 métodos analíticos diferentes e o desenvolvimento de novas formulações numa área inicial de 2.500 metros quadrados. "No futuro, serão criadas inovações para as células de hoje e de amanhã em Salzgitter", explica Frank Blome, responsável da Unidade de Negócios Battery Cell and Battery System, "O seu equipamento torna os novos laboratórios uma das mais modernas instalações para a investigação de células de bateria na Europa".

As tecnologias de ponta são aqui utilizadas para colocar as células nos seus ritmos. Por exemplo, Salzgitter tem um dos poucos microscópios eletrónicos de varrimento do mundo para a deteção de lítio. Outros equipamentos incluem um campo de ensaio altamente automatizado para testar as células quanto ao seu desempenho e sinais de envelhecimento durante o carregamento e descarregamento rápidos. O teste inclui células que podem ser carregadas de 5 a 80% de energia da bateria em 12 minutos.

Graças à ligação inteligente de dados de produção, análise e teste, os processos de desenvolvimento são altamente eficientes. Para assegurar uma interacção perfeita, os laboratórios estão divididos em quatro áreas.

No laboratório de desenvolvimento de células, novos materiais são avaliados quanto à sua adequação, e formulações químicas, bem como materiais e processos de eléctrodos são mais desenvolvidos. As inovações promissoras são enviadas directamente daqui para a linha piloto ao lado para a produção em pequena escala.

No laboratório de análises, os investigadores desmontam componentes e matérias-primas das células e realizam análises competitivas, bem como a garantia de qualidade.

No laboratório ambiental e de segurança, as células são submetidas a testes de resistência em seis câmaras especiais e submetidas a tensões elétricas, térmicas ou mecânicas, por exemplo. Novos métodos de ensaio são também serão estudados nesta unidade..

No campo dos testes eléctricos, células de laboratório e de série de todos os formatos e classes de potência são medidas eletricamente e testadas quanto ao desempenho, fenómenos de envelhecimento e robustez a longo prazo.

autonews.pt @ 23-9-2021 10:22:10

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Sabia que, Curiosidades sobre Carros / Automóveis