Glenfiddich agora tem camiões “movidos a whisky” ou ULCF

A frota de transporte é alimentada com biogás verde feito a partir de resíduos de whisky

A Glenfiddich, fabricante de um whisky escocês de malte dos mais apreciados do mundo, lançou uma iniciativa pioneira de transporte sustentável de "circuito fechado" que fará dela a primeira marca global de bebidas espirituosas a gerir a sua frota de entregas com biogás verde feito a partir dos resíduos do seu próprio processo de destilação. 

autonews.pt @ 4-8-2021 10:57:12

Utilizando uma tecnologia única desenvolvida pela sua empresa-mãe William Grant & Sons, a destilaria Glenfiddich em Dufftown no nordeste da Escócia converte os seus resíduos de produção e resíduos num gás de Ultra-Low Carbon Fuel (ULCF) que produz um mínimo de dióxido de carbono e outras emissões nocivas para a atmosfera.

Foram instaladas estações de combustível na destilaria, e o biogás está agora a alimentar camiões especialmente convertidos que tratam do transporte da bebida da Glenfiddich em todas as fases da sua produção na destilaria de Dufftown até ao engarrafamento e embalagem, uma viagem que cobre quatro instalações de William Grant & Sons no centro e oeste da Escócia. Os utentes locais das estradas habituar-se-ão em breve a ver camiões com a orgulhosa declaração: 'Fuelled by Glenfiddich - turning whisky waste into Ultra Low Carbon Fuel'.

Stuart Watts, director das destilarias da William Grant & Sons, disse: "o Glenfiddich é apreciado em todo o mundo como um uísque de malte único, que é o resultado de gerações de artesanato pioneiro e preocupação com a sustentabilidade do espírito a longo prazo.

"Levou mais de uma década para Glenfiddich se tornar a primeira destilaria a processar 100% dos seus resíduos no seu próprio de fabrico, depois ser a primeira a processar esses resíduos em combustível de biogás para alimentar os seus camiões, e finalmente ser a primeira a instalar uma estação de abastecimento de biogás para camiões fornecida pela nossa instalação de energia renovável no local.

"Durante todo o ciclo de produção, o biogás reduz o dióxido de carbono (CO2e) em mais de 95% e outras partículas nocivas e emissões de gases com efeito de estufa em até 99% quando comparado com o gasóleo e outros combustíveis fósseis. Cada camião em operação com este combustível vai evitar a emissão anual de até 250 toneladas de CO2e, o que tem o mesmo benefício ambiental que plantar até 4.000 árvores por ano - o equivalente à utilização de gás natural, um combustível fóssil, em 112 casas".

O avanço 'Fuelled by Glenfiddich' é um exemplo das ações da marca para reduzir o impacto ambiental do seu processo de produção. É uma de uma série de atividades de sustentabilidade que têm lugar em toda a empresa William Grant & Sons, em linha com o roteiro da Associação do Whisky Escocês (SWA) para atingir as metas estabelecidas no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, que serão um dos principais focos da Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas COP26 em Glasgow, em Novembro próximo.

As quatro principais áreas de ação da SWA para a indústria são: combater as alterações climáticas através de uma emissão líquida zero de gases com efeito de estufa até 2040; avançar para uma economia circular, tornando todas as embalagens reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até 2025; atingir metas de utilização responsável da água até 2025; e cuidar da terra através da conservação e restauração ativa da turfa escocesa até 2035.

Após o lançamento dos veículos de biogás verde da Glenfiddich, a William Grant & Sons irá aumentar os benefícios de descarbonização do processo de ciclo fechado de combustível de Ultra-Low Carbono em toda a sua frota de transportes e na sua cadeia de abastecimento da indústria, e planeia disponibilizar a tecnologia em toda a indústria escocesa de whisky para apoiar a descarbonização dos transportes, em conformidade com os objetivos líquidos zero dos governos britânico e escocês.

autonews.pt @ 4-8-2021 10:57:12


Clique aqui para ver mais sobre: Sabia que, Curiosidades sobre Carros / Automóveis