A Trepel, líder de equipamentos para aeroportos, confia na Goodyear

Reduzir o tempo de inatividade e aumentar a eficiência

A Goodyear é conhecida por ser pioneira em soluções inteligentes para veículos industriais e em tecnologia de pneus para a aviação. A empresa leva, agora, o seu pensamento inovador aos veículos que estabelecem o vínculo entre as viagens terrestres e aéreas: os tratores de aeroporto que manobram os aviões até às suas distintas posições.

autonews.pt @ 25-5-2021 17:28:48

Quando a TREPEL, fabricante líder de equipamentos para aeroportos, estava a desenvolver o seu potente trator CHARGER 380, quis garantir que este estava otimizado para o reboque de longa distância entre terminais e posições remotos.

Nos aeroportos com muito tráfego, um problema de pneus, como um furo num trator de reboque, poderia paralisar as operações e provocar onerosos congestionamentos em terra, assim como atrasos ou alterações de rota nos aviões em voo.

A TREPEL recorreu às Goodyear Proactive Solutions para ajudar a prevenir estes problemas potenciais antes mesmo de estes ocorrerem.

Bellavance David, Diretor de I+D de tratores para aeronaves sem barra da TREPEL, referiu: “Desenvolvemos o CHARGER 380 como o trator mais avançado, versátil e de alta potência. Os nossos clientes dão prioridade à segurança dos passageiros, e querem reduzir a pressão do tempo e a complexidade nas operações diárias. Trabalhámos com a Goodyear para criar uma solução "plug and play". O painel de comandos do nosso CHARGER 380 possui cablagem para permitir a integração de dados do Goodyear TPMS. Esta tecnologia conectada da Goodyear soma-se à nossa gama de soluções eletrónicas de última geração.”.


A comprovada versão Heavy-Duty do sistema de monitorização da pressão dos pneus da Goodyear foi integrada no painel de comandos da TREPEL. Trata-se de um marco histórico e de uma estreia na indústria para esta aplicação do sistema Goodyear TPMS, que, normalmente, opera através de uma App ou de uma plataforma web.

O sensor do TPMS está integrado no pneu e alertará imediatamente o condutor caso a pressão e a temperatura se desviem dos níveis de operação recomendados. O sensor pode ser removido e reinstalado quando o pneu for substituído.

Eric Ghirelli, diretor de Produto Off-The-Road EMEA, Goodyear Proactive Solutions, afirmou: “O TREPEL CHARGER 380 é extremamente versátil, podendo transportar aviões de grande porte, como o Boeing 777 ou o Airbus A340-600. O seu elevado binário e a sua alta capacidade de carga acarretam desafios adicionais para a parte dianteira dos pneus. O nível requerido de alta capacidade de carga, juntamente com o risco de desgaste em pistas de acesso abrasivas, significa que a pressão dos pneus é determinante, especialmente nos pneus interiores, difíceis de verificar visualmente, pelo que a incorporação do Goodyear TPMS oferece maior tranquilidade ao condutor e à equipa de operações do aeroporto".

Quanto integrado no painel de comandos do TREPEL CHARGER 380, o Goodyear TPMS poupa tempo durante as rotinas de inspeção, durante as operações e quando do planeamento da manutenção.

Um botão no painel de comandos revelará os níveis de pressão dos pneus num vislumbre, e evitará o tempo de inatividade ao alertar o operador para potenciais problemas antes que estes surjam. Esta monitorização frequente também prolongará a vida útil dos pneus, dado que o nível correto de pressão dos pneus promove um padrão de desgaste mais regular.

O TREPEL CHARGER 380 possui a potência do motor mais elevada do mercado e pode levantar até 41 toneladas. Os fabricantes de aeronaves insistem nos mais elevados requisitos de segurança para os veículos de reboque aprovados, e os operadores de aeroportos podem impor severas penalizações por atrasos causados ​​por problemas operacionais. Esta colaboração em TPMS representa um passo em frente em termos de segurança, eficiência operacional e gestão de frotas aeroportuárias.

autonews.pt @ 25-5-2021 17:28:48

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Sabia que, Curiosidades sobre Carros / Automóveis