2020: Seat centro de desenvolvimento de software e plataforma de mobilidade

Transformação digital através da SEAT:CODE

No ano que passou, através do seu Centro de Desenvolvimento de Software SEAT:CODE, a empresa demonstrou a sua capacidade de continuar a inovar na mobilidade apesar da incerteza causada pela pandemia global

autonews.pt @ 9-2-2021 16:47:19

Pela primeira vez, para além do hardware, a Seat desenvolveu software com a ajuda da SEAT:CODE, e criou a sua primeira plataforma de mobilidade multimodal. Esta solução tecnológica está disponível para iOS e Android que permite uma operação e gestão 100% digital das frotas dos veículos. A plataforma de mobilidade estreou-se com o serviço de motosharing do Seat MÓ em Barcelona, que também está disponível para outras empresas e operadores.
Entre outras funções, a plataforma oferece um sistema avançado de geolocalização que permite monitorizar em tempo real todos os automóveis conectados, editar as zonas de estacionamento dos veículos e gerir os pagamentos dos utilizadores. Graças à tecnologia IoT, oferece um interface que possibilita ao operador a criação e edição de dashboards, o seguimento de dados em tempo real, analisar o comportamento dos utilizadores e realizar previsões.
Em crescimento
2020 foi um ano de crescimento para a SEAT:CODE, que entregou 33 projetos. O centro de desenvolvimento celebrou o seu primeiro aniversário a inaugurar a sua nova sede corporativa na La Rambla, no coração de Barcelona. Localizada num edifício histórico de 1910, dispõe de 2.100 metros quadrados distribuídos por quatro andares com escritórios em open space.  
Do mesmo modo, o centro de desenvolvimento de software aposta na promoção da diversidade como valor enquadrado nas atividades diárias dos seus colaboradores, integrando 15 nacionalidades diferentes. Além disso, num setor caracterizado por um considerável desequilíbrio ente géneros, 20% dos seus colaboradores são mulheres.


Desde a sua criação, a SEAT:CODE tem vindo progressivamente a integrar profissionais especializados em desenvolvimento de software. O Vice-Presidente Executivo de Finanças e IT, Carsten Isensee, destacou que “atualmente contamos com quase 150 profissionais, 85 dos quais contratados em 2020, que se dedicam a liderar a transformação digital da empresa e a criar aplicações e soluções digitais para os nossos clientes.” 
Durante 2020, decorreu um programa de formação pioneiro, assegurado pelo departamento de Recursos Humanos, no qual cinco colaboradores da linha de produção receberam formação em software para que fossem integrados no SEAT:CODE. Este projeto exemplifica a transformação laboral e industrial que terá lugar nos próximos anos, na qual o talento interno terá um papel decisivo e é nele que a empresa vai continuar a apostar durante a próxima década. 
A SEAT:CODE também colaborou na luta contra a COVID-19 tendo desenvolvido uma ferramenta destinada à rede de fornecimento de ventiladores, que tornou possível identificar o estado das peças e das entregas aos hospitais. 
A “máquina digital” da empresa
O centro de desenvolvimento de software nasceu em julho de 2019 com a ambição de impulsionar a transformação digital da empresa e de aumentar a sua eficiência perante o processo de digitalização, reforçando, em simultâneo, os seus modelos de negócio em torno de conceito de mobilidade, conectividade e digitalização automóvel. 
O ano de 2021 apresenta novos desafios para a SEAT:CODE, sendo o seu objetivo principal consolidar-se no mercado, desenvolver e expandir novos serviços de mobilidade urbana, continuar a atrair talento, com o intuito de captar mais profissionais para a equipa, e melhorar a mobilidade nas cidades.

autonews.pt @ 9-2-2021 16:47:19


Clique aqui para ver mais sobre: Sabia que, Curiosidades sobre Carros / Automóveis