Goodyear quer duplicar o uso de sílica de cinza de casca de arroz

Usada na produção dos seus pneus

Encontra-se em todas a parte, das montanhas rochosas às praias de areia: a sílica, comumente conhecida como quartzo, é um dos minerais mais abundantes, duráveis e úteis em todo o mundo. 

autonews.pt @ 24-11-2020 16:49:18

Embora utilizado, predominantemente, na produção de vidro, a sílica de grau industrial na sua forma mais fina também é misturada com a borracha para fortalecer a banda de rolamento dos pneus e reduzir a resistência ao rolamento, o que melhora a poupança de combustível e reduz as emissões de gases com efeito de estufa.

Então, porque está a Goodyear a duplicar o seu compromisso de obter sílica de cascas de arroz queimadas?

Dos campos de arroz às bandas de rolamento dos pneus

Segundo as Nações Unidas, todos os anos, são colhidas mais de 700 milhões de toneladas de arroz em todo o mundo.

Durante o processo de moagem, a cobertura protetora exterior, ou casca, é separada do grão de arroz e descartada. Para reduzir a quantidade de resíduos enviados para aterro, muitas vezes, as cascas de arroz são queimadas para gerar eletricidade, deixando para trás um subproduto rico em sílica, conhecido como cinza de cáscara de arroz (RHA, na sua sigla em inglês).

A Goodyear começou a explorar o uso de sílica RHA em 2013 com resultados positivos.

“Quando levamos em consideração fontes de materiais substitutos, procuramos os impactos na performance do produto”, refere o Dr. Bob Woloszynek, engenheiro chefe da Goodyear para o desenvolvimento de matérias-primas e tecnologia de reforço. "Tivemos o prazer de descobrir que, por comparação com a sílica convencional à base de areia, o material de RHA era um substituto equivalente em termos de performance".

A sílica RHA está, agora, oficialmente incluída no portfolio de materiais da Goodyear e se utilizada em várias das suas instalações de fabricação em vários pontos do globo.

O efeito positivo da sílica na performance dos pneus

A adição de sílica melhora a flexibilidade e a elasticidade da banda de rolamento a temperaturas mais baixas, o que proporciona melhores tração e aderência. A Goodyear também descobriu que a sílica melhora a resistência ao rolamento dos pneus por comparação com o negro de carbono. A menor resistência ao rolamento resultante também permite una melhorar o consumo de combustível do veículo e uma melhor performance dos pneus sobre piso molhado.

A empresa está, agora, a trabalhar em estreita colaboração com os seus fornecedores para ampliar ainda mais o uso de sílica RHA e foi fixado o objetivo de duplicar a respetiva utilização em 2021.

“Estamos muito satisfeitos por continuar a desenvolver esta tecnologia a partir de algo que teria sido enviado para aterro, e por incluí-lo os nossos produtos premium”, declarou o Dr. Bob Woloszynek.

autonews.pt @ 24-11-2020 16:49:18


Clique aqui para ver mais sobre: Sabia que, Curiosidades sobre Carros / Automóveis