"Senna - Um herói moldado de alma, coração e aço!"

ACP, BB Editora e Instituto Ayrton Senna evocam primeira vitória do piloto na F1

Realiza-se no próximo dia 20 de novembro, pelas 18 horas, na sede do Automóvel Clube de Portugal, em Lisboa, (Rua Rosa Araújo, 24), uma homenagem evocativa da primeira vitória de Ayrton Senna na Fórmula 1, em 1985, em Portugal.

autonews.pt @ 13-11-2018 17:43:01

Na cerimónia, será inaugurada uma estátua do piloto e apresentado o livro "Senna – um herói moldado de alma, coração e aço!", resultado de uma parceria entre o ACP, a BB Editora e o Instituto Ayrton Senna, e estarão presentes familiares, amigos e admiradores do piloto.

A obra, editada 33 anos após Ayrton Senna se ter consagrado campeão de Fórmula 1, conta a trajetória do piloto brasileiro e os seus principais feitos, nomeadamente a sua primeira vitória na Fórmula 1, obtida em 1985, no circuito do Estoril, e a conquista do tricampeonato mundial da modalidade, ocorrida em 1991, no circuito de Suzuka, no Japão.


"Senna – um herói moldado de alma, coração e aço!"

Foi em 1985, em Portugal, que Ayrton Senna conquistou a sua primeira vitória na F1 O dia 21 de abril de 1985 está, para sempre, marcado na memória dos adeptos da Fórmula 1.

Naquele dia, Ayrton Senna, o piloto brasileiro mais vitorioso de sempre, conquistava a sua primeira vitória na categoria. Debaixo de chuva intensa, Senna pilotou o seu Lotus Renault 87T, preto e dourado, com maestria e venceu uma prova complicada.

A situação na pista era crítica, mas a corrida com chuva, era a sua especialidade. O dilúvio era tal que os carros chegavam a entrar em aquaplanagem na reta da meta do autódromo.

Prova disso mesmo, naquele dia, dos 26 pilotos que arrancaram, só nove terminaram a corrida.

Apesar do grau de dificuldade, a corrida foi liderada do início ao fim por Ayrton Senna. Contra tudo e contra todos, o piloto brasileiro abrira uma vantagem imensa para os seus concorrentes e após “infindáveis” 67 voltas e “intermináveis” duas horas de corrida, venceria de forma brilhante o Grande Prémio de Portugal.

autonews.pt @ 13-11-2018 17:43:01