TOYOTA GAZOO Racing vence na Estónia

Rovanperä imbatível ao volante do GR Yaris Rally1 Hybrid

A dupla Kalle Rovanperä / Jonne Halttunen levou o Toyota GR Yaris Rally1 a mais um triunfo na Estónia. Numa das provas mais rápidas do mundial de ralis, o jovem piloto da TOYOTA GAZOO Racing “voou” para a vitória pelo terceiro ano consecutivo, dilatando a sua liderança no campeonato. O jovem finlandês venceu a Power Stage final conseguindo ser o mais rápido em 13 das 21 especiais cronometradas da prova. 

autonews.pt @ 3-8-2023 11:18:49

Rovanperä foi o mais rápido por dois segundos na derradeira Power Stage e garantiu a sua segunda vitória da temporada com 52,7s de avanço à geral. Conquistou o máximo de 30 pontos para aumentar a liderança no campeonato de pilotos para 55 pontos. A vitória na Estónia é a 10ª no WRC em dois anos, desde que se tornou o vencedor mais jovem, de todos os tempos, no Rally da Estónia de 2021. 

Elfyn Evans e o co-piloto Scott Martin continuam em segundo na classificação de pilotos, depois de conseguir o segundo melhor tempo na Power Stage e terminaram em quarto lugar geral, após uma emocionante luta pelo último lugar no pódio. Takamoto Katsuta terminou em sétimo da geral, conseguindo pontos importantes para a equipa.

Com esta vitória a TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team (TGR WRT) já venceu 6 das 8 provas do campeonato. A equipa aumenta a liderança no campeonato de fabricantes para 57 pontos.

RESUMO DA PROVA:

Um dos ralis mais rápidos do Mundial de ralis, teve início na Estónia, na quinta-feira 20 de julho, com Elfyn Evans na liderança na primeira especial de abertura na cidade de Tartu, em igualdade de tempo com um concorrente, enquanto Rovanperä terminou a 0,1s, em terceiro. Katsuta terminou o primeiro dia em quinto, a 2,6s do melhor tempo.

Sexta-feira foi o primeiro dia completo de competição. Rovanperä, o campeão em título e atual líder do campeonato, teve que arrancar em primeiro lugar, “varrendo” a terra solta durante as três especiais cronometradas da manhã, mas produziu tempos consistentes para regressar ao serviço do meio-dia em segundo lugar da geral, a apenas 6,8 segundos da liderança. Rovanperä começou a tarde mostrando logo ao que vinha, estabelecendo um ritmo “alucinante” nas repetições das etapas de Peipsiääre e Mustvee, assumindo logo a liderança.

Elfyn Evans estava em segundo, atrás de Rovanperä na estrada e não muito atrás de seu companheiro de equipa na volta matinal, terminando em terceiro da geral. À tarde esteve numa luta forte para manter a posição, terminando o dia a 1,9s do seu rival na quarta posição. Takamoto Katsuta terminou o dia em sétimo da geral.

Sábado, foi o dia mais importante da prova. Rovanperä seria o mais rápido nas oito especiais de floresta, aumentando gradualmente a sua posição na frente que era de apenas três segundos ao início do dia. Na super especial muito técnica à noite, que encerrou o dia, Rovanperä foi, mais uma vez, o mais rápido, vencendo todas as especiais do dia. Aumentando assim a sua liderança no rali para 34,9 segundos.

Elfyn Evans continuou a travar uma batalha acesa pela terceira posição, diminuindo a diferença para 0,7s após as duas primeiras especiais da manhã, para voltar a 1,9s ao meio-dia. No final do dia, a diferença era de apenas 7,3s. Takamoto Katsuta manteve o sétimo lugar e a pressão sobre o adversário, terminando a 7s do sexto lugar.

No domingo, Rovanperä continuou imbatível, conseguiu uma sequência notável de 13 vitórias consecutivas em especiais cronometradas, desde a manhã de sábado até o final do rali, na Power Stage, na tarde de domingo - tornando-se o primeiro piloto a ter uma sequência de tempos mais rápidos numa ronda do WRC desde Sébastien Loeb na Alemanha, há 15 anos. 

Evans conseguiu o segundo melhor tempo na Power Stage, mantendo o quarto lugar e amealhando pontos importantes para o campeonato de pilotos. Takamoto Katsuta e o co-piloto Aaron Johnston terminaram em sétimo da geral, a apenas 0,3 segundos de um lugar entre os seis primeiros.

autonews.pt @ 3-8-2023 11:18:49

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto, Formula 1, Ralis, Pista, TT