Pedro Perino recupera várias posições na Fórmula 4

Piloto luso-moçambicano mostrou potencial em Spa-Francorchamps

Pedro Perino continua a mostrar o seu potencial no mais competitivo campeonato de Fórmula 4 do mundo. Em Spa-Francorchamps, na Bélgica, jovem piloto luso-moçambicano teve de superar alguns problemas mecânicos e fez diversas ultrapassagens nas três corridas da competitiva Fórmula 4 italiana.

autonews.pt @ 21-6-2022 17:53:27

Disputada por mais de 40 pilotos de 19 nacionalidades, a Fórmula 4 italiana é considerada a mais exigente fórmula de promoção do desporto automóvel mundial. É aqui que estão os mais talentosos pilotos da nova geração, como o italiano Andrea Kimi Antonelli, o brasileiro Rafael Câmara ou a espanhola Maya Weug, todos já sob contrato com equipas de Fórmula 1. Entre esta elite, Pedro Perino compete nas mais emblemáticas pistas da Europa, como é o caso de Spa-Francorchamps, na Bélgica, que recebeu a terceira prova da competição, no passado fim de semana.

Integrado na equipa alemã US Racing, fundada pelo ex-piloto de Fórmula 1 Ralf Schumacher e pelo antigo diretor técnico da Mercedes no DTM, Gerhard Ungar, Pedro Perino surgiu na Bélgica apostado em rodar no top 10, depois das boas indicações dadas nas rondas anteriores, em Imola e Misano.

Contudo, um problema na bomba de combustível impediu Pedro Perino de utilizar os treinos livres para afinar o seu monolugar, algo que só foi conseguindo fazer já na sessão de qualificação. Num pelotão ultra-competitivo, isso significou que Pedro Perino teve de largar para as três corridas do fim de semana da 22.ª posição.


Sem baixar os braços, o promissor piloto nascido em Portugal, mas com raízes em Moçambique, recuperou cinco lugares e terminou a Corrida 1 no 17.º lugar. Na Corrida 2, um toque logo na fase inicial relegou-o para o 29.º lugar, mas Pedro Perino voltou a fazer várias ultrapassagens de grande nível, terminando no 21.º posto. A Corrida 3 voltou a ficar marcada para mais uma recuperação, que lhe deu o 16.º lugar, o melhor resultado de um fim de semana de emoções mistas.

“O facto de não conseguirmos fazer a qualificação em condições normais acabou por nos limitar“, referiu Pedro Perino. “Tivemos sempre de partir no meio do pelotão, onde os toques são mais frequentes, e em alguns momentos ficávamos sem um ‘cone de ar‘ para poder lutar com os pilotos do top 10. Ainda assim, demos sempre o máximo e fizemos várias ultrapassagens e demonstrámos andamento para lutar pelos 10 primeiros, o que neste campeonato nunca é fácil. O meu objetivo é chegar ao topo deste desporto e vamos continuar a trabalhar para concretizar esse objetivo“, afirmou o jovem piloto de 17 anos.

A quarta prova da Fórmula 4 italiana será disputada na pista de Vallelunga, nos dias 2 e 3 de julho.


autonews.pt @ 21-6-2022 17:53:27


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto, Formula 1, Ralis, Pista, TT