Ciset 4x4 Coruche 2022 arranque forte da temporada

Muito público, muita competição e um grande espetáculo de trial em Coruche

A temporada de 2022 CISET4x4 teve o seu inicio na passada segunda feira, dia 25 de Abril,  com a realização do CISET 4x4 Coruche 2022 disputado na pista do Montinho do Brito, colocando finalmente um ponto final no interregno de mais de dois anos causado pela Pandemia.  A data escolhida acabou por ter uma coincidência simbólica para competição pois o dia do regresso à normalidade desportiva e à realização de eventos praticamente sem restrições teve lugar no dia em que se celebra a liberdade conquistada na revolução do 25 de Abril de 1974.

autonews.pt @ 2-5-2022 16:57:49

Coruche regressou ao calendário do Challenge Ibérico Super Extreme Trial 4x4 como vila anfitriã de uma prova numa posição algo ingrata, pois coube-lhe a abertura da temporada, porém depois de dois anos longe das pistas existiam algumas incógnitas tanto ao nível de participantes como de público, no entanto a prova disputada na Capital Mundial da Cortiça foi um verdadeiro sucesso, superando expectativas com um leque de participantes muito bom e um evento bastante disputado em especial na espetacular classe Super Proto.  O público também compareceu em grande número, criando uma envolvente humana fantástica e com um comportamento exemplar contribuindo também de forma ativa para o sucesso da prova.

A prova de Coruche, organizada pela APTE - Associação Portuguesa de Trial Extremo e pelo Moto Clube Sacho, que em parceria com o Município de Coruche colocaram de pé este grande evento evento foi assim uma aposta ganha,  que deixou todos satisfeitos incluindo as autoridades locais e os representantes da FPAK - Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, mas também organizadores, participantes e publico.

Luis Pirralho, Diretor da X-Adventure frisou que: "Esta prova foi particularmente trabalhosa e exigente no que diz respeito á sua preparação. Todos conhecem o terreno, pois esta prova já esteve muitos anos integrada no calendário do Extreme Trial 4x4 e depois do CISET 4x4.. As chuvas dos dias anteriores obrigaram-nos a um trabalho cuidado, para conseguirmos ter todo o recinto em condições." 

A prova de Coruche marcou também uma nova fase na vida do CISET4x4,  dando inicio á implementação das diretivas ambientais da FPAK e do seu  Código de Sustentabilidade, através de um plano rigoroso que procura defender o meio ambiente e minimizar o impacto das corridas nos espaços onde as mesmas se disputam.


Classe Promoção: JS auto conquista a vitória na primeira prova de 2022

A classe promoção teve na dupla Henrique Santos / João Soares os primeiros vencedores do ano, conseguindo destacar-se dos demais durante a resistência, na qual forma significativamente superiores conseguindo dar 24 voltas à pista, mais 5 que o segundo classificado que foi o Team Evolution composto por Ricardo Pereira e Maria Pereira.

Os participantes Luis Silva e Carlos Grilo (Team Bichos do Mato) completaram o pódio da classe Promoção. 

Classe Proto: team Reviclap/Alçapões.pt vence sem oposição.

A classe Proto foi a menos participada e aquela onde o vencedor foi mais rapidamente conhecido, pois apenas com dois participantes e com os azares da equipa NB Car Service de Nuno Bras e Ricardo Lucas, ficou caminho aberto para Domingos Dinis e Ângelo Grave do Team Reviclap/Alcapões.pt seguissem tranquilamente até ao primeiro lugar o pódio.    No entanto, e apesar de ter o primeiro lugar assegurada, a equipa do Jimny V8 aproveitou para rodar o máximo e dar espetáculo, tendo completado 16 voltas á pista durante a componente de resistência.

Classe Super Proto: team Lucrofusão supera forte concorrência.

A classe Super Proto foi a mais participada,  apresentando em Coruche uma caravana de viaturas de alto nível conduzidas por alguns dos melhores pilotos da modalidade, o que se traduziu num grande espetáculo de trial na exigente pista do Montinho do Brito.

Cedo se percebeu que passe a redundância, tão cedo não se iria perceber quem iria ser o vencedor, pois logo no prólogo se verificou não só um grande equilíbrio, como muitos pilotos a realizarem bons tempos.  Destacou-se o Team JLS Automatic foi o mais rápido e conquistou assim a pole position para a prova de resistência.

As múltiplas trocas de líder e ritmo elevado da prova, ritmo esse travado apenas por dois obstáculos mais complicados, fizeram com que a prova fosse muito interessante e emocionante.  Já com o cronometro para lá de meio da prova é que as posições da frente se começaram a consolidar, com vantagem para António Henriques e o seu navegador Miguel Costa (Team Lucrofusão) na frente da prova. Findo o tempo regulamentar, António Henriques somaria 32 voltas, amealhando os pontos suficientes na resistência para subir ao primeiro lugar do classe no CISET 4x4 Coruche 2022.

No lugar intermedio do pódio terminou Francisco Gomes / Eurico Daniel (Team XS5), que começaram a prova com um segundo lugar no prologo, repetindo depois a classificação na resistência.

Em terceiro lugar terminou a dupla Daniel Custodio/Ruben Norberto, do Team G&C Trial/Team XS5.

O Ciset 4X4 CORUCHE 2022 foi organizado pela APTE – Associação Portuguesa de Trial Extremo e pelo Moto Clube Sacho,  foi promovido pela X-Adventure e disputado sob as normas da FPAK – Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, contando com o apoio do Município de Coruche, da Euro4x4parts.com, da Fedima Tyres, do Todoterreno.pt e de Imagensdesportivas.com

autonews.pt @ 2-5-2022 16:57:49

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto, Formula 1, Ralis, Pista, TT