Equipa Alpine F1 desvenda a época de 2021

Ao volante Fernando Alonso e Esteban Ocon

A Equipa Alpine F1 inaugurou, oficialmente, uma nova era ao apresentar, numa cerimónia virtual, a sua estreia no Campeonato do Mundo FIA de Fórmula 1. O A521, o monolugar da Alpine esta época, apresenta uma apaixonante decoração em tons de azul, branco e vermelho, que são sinónimo da herança e do “pedigree” da Alpine no desporto automóvel.

autonews.pt @ 3-3-2021 17:43:03

No “coração” do monolugar de F1 da Alpine “bate” o motor Renault E-Tech 20B, um 1.6 V6 desenhado e desenvolvido em Viry-Châtillon e que, também ele, marca uma ligação consecutiva de 45 anos da Renault ao mundo da F1.

O A521 é uma evolução do R.S.20 que competiu no Campeonato de 2020. Alinhado com as alterações dos regulamentos que foram aceites o ano passado, em resposta à crise pandémica global, os principais elementos estruturais do A521 transitam da época anterior.

No entanto, a marca desenvolveu e melhorou todos os componentes que ainda não tinham sido homologados, especialmente na traseira do monolugar, que teve de cumprir as alterações aerodinâmicas regulamentares adicionais impostas pela FIA.

Para Luca De Meo, CEO do Grupo Renault: “é verdadeiramente uma alegria e um orgulho ver o poderoso e vibrante nome da Alpine num monolugar de Fórmula 1. Novas cores, nova equipa de gestão, planos ambiciosos: é um recomeço alicerçado numa história com 40 anos. Vamos combinar os valores de autenticidade, elegância e audácia da Alpine, com a experiência e os conhecimentos de engenharia e desenvolvimento de chassis da “casa”. Esta é a beleza de competir na Fórmula 1 como uma equipa completa. Vamos concorrer com os maiores nomes, em corridas de automóveis espetaculares que são seguidas por uma legião de entusiastas. Mal posso esperar pelo arranque da temporada.”


Este primeiro desafio da Equipa Alpine F1 será entregue nas mãos dos pilotos Esteban Ocon e Fernando Alonso. Alonso regressa à Fórmula 1 após duas épocas de interregno, juntando-se à estrutura com a qual conquistou os dois títulos de Campeão do Mundo de Pilotos de Fórmula 1, em 2005 e 2006.

Esteban – que corre pelo segundo ano com a equipa – pretende melhorar os positivos resultados alcançados em 2020, época que teve o seu ponto alto com a conquista do primeiro pódio na F1, para o jovem de 24 anos, no Grande Prémio de Sakhir. Será ainda a quarta época completa de Ocon na categoria rainha do desporto automóvel, desde a sua estreia, em agosto de 2016.

A equipa será liderada pelo trio de gestão composto pelo CEO da Alpine, Laurent Rossi, o Diretor Executivo, Marcin Budkowski e o Diretor Desportivo Davide Brivio. Na liderança das equipas técnicas em Enstone e Viry, continuarão a estar Pat Fry, Diretor Técnico de Chassis, e Rémi Taffin, Diretor Técnico de Engenharia, respetivamente.

O piloto da Academia Alpine, Guanyu Zhou, mantém o papel de piloto de testes da equipa, ao mesmo tempo, que continua a competir no Campeonato de Fórmula 2 da FIA, com a UNI-Virtuosi.

E os pilotos dizem de sua justiça


Declarou Esteban Ocon: “Estou ansioso pelo começo da temporada e pelo primeiro contato com o A521, no Bahrain. Foi uma longa e trabalhosa pausa entre épocas, com muitas preparações a fazer e, tanto eu como a equipa, estamos prontos para o ano que se avizinha. Adoro as novas cores da Alpine e, como francês, é um tremendo orgulho ostentar as cores da minha bandeira no carro. Sinto-me mais e melhor preparado do que no ano passado, o que, penso eu, seja perfeitamente natural, já que entro nesta temporada com um ano completo de competição em 2020. Trabalhar com o Fernando vai ser fantástico. É um piloto que sempre admirei e uma pessoa que me inspira há muito tempo. Estou ansioso por colaborar e “puxar” por ele, para que a equipa alcance sempre os seus objetivos.”

Já para Fernando Alonso: “Estou muito entusiasmado com este regresso à Fórmula 1 e em fazer parte deste novo capítulo no desporto automóvel reservado à Equipa Alpine F1. Tenho trabalhado arduamente neste regresso às corridas de Fórmula 1 e o objetivo é atacar desde o começo. Pilotar o carro pela primeira vez será uma experiência muito entusiasmante e espero que ambas as fábricas possam saborear o momento. Temos uma equipa muito forte e, em parceria com o Esteban, temos de avançar além do que foi feito a época passada e apresentar “resultados”. Sabemos que será uma época muito competitiva, mas estamos prontos para enfrentar o desafio. O monolugar tem um aspeto fantástico e tenho boas recordações com o “correr de azul” na Fórmula 1.”

2021 FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP

28 Março                               Sakhir                         Bahrain

18 Abril                                  Imola                          Italy

02 Maio                                  TBC                             TBC

09 Maio                                  Barcelona                   Espanha

23 Maio                                  Monte Carlo               Mónaco

06 Junho                                 Baku                           Azerbaijan

13 Junho                                 Montréal                    Canada

27 Junho                                 Le Castellet                France

04 Julho                                  Spielberg                    Austria

18 Julho                                  Silverstone                  Great Britain

01 Agosto                                Budapest                     Hungary

29 Agosto                                Spa-Francorchamps   Belgium

5 Setembro                            Zandvoort                   The Netherlands

12 Setembro                          Monza                        Italy

26 Setembro                          Sochi                           Russia

03 Outubro                             Singapore                   Singapore

10 Outubro                             Suzuka                        Japan

24 Outubro                             Austin                         USA

31 Outubro                             Mexico City                Mexico

7 Novembro                           São Paulo                    Brazil

21 Novembro                         Melbourne                 Australia

05 Dezembro                         Jeddah                        Saudi Arabia

12 Dezembro                         Yas Marina                 Abu Dhabi

autonews.pt @ 3-3-2021 17:43:03

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto, Formula 1, Ralis, Pista, TT