BFGoodrich conquista a sua 17ª vitória no Dakar

Pneus postos à prova nos 7500 quilómetros da competição

BFGoodrich volta a impor-se na corrida off-road mais dura do mundo: o Rally Dakar. Os três primeiros classificados da edição de 2021 confiaram nos pneus BFGoodrich, que soma um total de 17 triunfos absolutos numa competição que a marca utiliza como laboratório de testes.

autonews.pt @ 19-1-2021 18:00:27

A BFGoodrich voltou a superar com sucesso o maior desafio do automobilismo: o Rally Dakar. Com partida e chagada na cidade de Jeddah, os participantes na edición de 2021 tiveram que cumprir mais de 7500 quilómetros que colocaram à prova, ao longo de duas semanas, pilotos, navegadores, veículos e pneus.

Com um percurso totalmente novo relativamente ao do ano passado, com zonas repletas de rochas, o Dakar foi um desafio absoluto para a BFGoodrich, fornecedor de pneus das principais equipas participantes, e a sua experiência voltou a ser determinante para alcançar os melhores resultados.

Stéphane Peterhansel (MINI JCW Buggy), acompanhado de Edouard Boulanger, voltou a fazer história no Rally Dakar. O duo francês foi líder da classificação geral desde a segunda etapa, e, graças à sua regularidade, e à ausência de falhas ou problemas mecânicos, geriu uma vantagem que foi aumentando paulatinamente até ao final.


Na meta de Jeddah, o piloto conhecido como “Monsieur Dakar” selou a conclusão do seu décimo quarto Dakar, o oitavo na categoria de automóveis. Para a BFGoodrich, esta e a décima sétima vitória da sua história no rali, e a quarta consecutiva.

Além de Peterhansel, também o segundo e o terceiro classificados, Nasser Al-Attiyah (Toyota Hilux) e Carlos Sainz (MINI JCW Buggy), confiaram nos pneus BFGoodrich para lutar pela vitória. Os dois competitivos pilotos voltaram a subir ao pódio do Dakar, aumentando, assim, o seu palmarés numa prova em que alcançaram grandes êxitos.

Na edição de 2021 do rali, a BFGoodrich disponibilizou às equipas participantes uma combinação de pneus de última geração, com o objetivo de garantir as melhores prestações e fiabilidade sobre o terreno: BFGoodrich All Terrain T/A KDR2+, BFGoodrich MUD TERRAIN T/A KM3 e BFGoodrich T/A KM3 UTV/SSV.

Dakar Service Center: BFGoodrich junto das equipas do Dakar


As equipas participantes no Dakar contaram, uma vez mais, com o apoio e a assistência do DAKAR SERVICE CENTER, instalação em que puderam reparar ou substituir os seus pneus, independentemente da marca utilizada. Aqui, os pilotos também puderam conversar e partilhar as suas aventuras com a equipa técnica ou com outros participantes. O serviço esteve disponível a partir das três da tarde, após cada etapa, e uma equipa de 12 pessoas – entre elas, oito montadores – trabalharam para rever os veículos dos concorrentes, analisando o desgaste dos pneus e fornecendo aconselhamento sobre a escolha e as pressões recomendadas para o dia seguinte.

“Uma equipa de engenheiros acompanha todo o rali. A informação que recolhemos no Dakar Service Center, e a análise posterior dos pneus, permite-nos maximizar o valor que tem o grande laboratório que é o Dakar, e continuar a implementar melhorias nos nossos futuros pneus”, explica Sandrine Combeaux, Diretora da BFGoodrich para o Sul da Europa.

A BFGoodrich® no Dakar:

• 1999: 1º, com Jean-Louis Schlesser

• 2000: 1º, com Jean-Louis Schlesser

• 2002: 1º, com Hiroshi Masuoka (Mitsubishi Pajero)

• 2003: 1º, com Hiroshi Masuoka (Mitsubishi Pajero)

• 2004: 1º, com Stéphane Peterhansel (Mitsubishi Pajero).

• 2005: 1º, com Stéphane Peterhansel (Mitsubishi Pajero)

• 2006: 1º, com Luc Alphand (Mitsubishi Pajero / Montero Evo)

• 2007: 1º, com Stéphane Peterhansel (Mitsubishi Pajero / Montero Evo)

• 2009: 1º, com Giniel de Villiers (Volkswagen Touareg)

• 2010: 1º, com Carlos Sainz (Volkswagen Touareg)

• 2011: 1º, com Nasser Al-Attiyah (Volkswagen Touareg)

• 2012: 1º, com Stéphane Peterhansel (Mini Cooper)

• 2017: Tripla com a Peugeot Sport. Stéphane Peterhansel, Sébastien Loeb e Cyril Despres.

• 2018: Tripla com Carlos Sainz (Peugeot 3008 DKR), Nasser All-Attiyah e Giniel de Villiers (Toyota Hilux).

• 2019: Tripla con Nasser Al-Attiyah (Toyota Gazoo Racing), Nani Roma (X-Raid Mini) e Sébastien Loeb (PH Sport Peugeot 3008).

• 2020: Tripla com Carlos Sainz (MINI), Nasser Al-Attiyah (Toyota) e Stéphane Peterhansel (MINI)

• 2021: Tripla com Stéphane Peterhansel (MINI), Nasser Al-Attiyah (Toyota) e Carlos Sainz (MINI)

autonews.pt @ 19-1-2021 18:00:27

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto, Formula 1, Ralis, Pista, TT