Toyota Yaris WRC de Ogier vence o Rali do México

Toyota lidera campeonato de fabricantes com 21 pontos.

Sébastien Ogier e o co-piloto Julien Ingrassia subiram pela primeira vez ao lugar mais alto do pódio com a TOYOTA GAZOO Racing e garantiram o seu sexto triunfo no Rali do México. Para o Toyota Yaris WRC este foi também a primeira vitória no exigente e abrasador evento em terra. Na sua terceira prova com a Toyota - e a primeira em terra ao volante do Yaris WRC - Sébastien Ogier assumiu a liderança na segunda etapa de sexta-feira, dominando a prova até final.

autonews.pt @ 17-3-2020 14:43:54

O final da prova foi antecipado para a noite de sábado, fruto das restrições em termos de viagens, devido ao surto global do Coronavírus (COVID-19).Esta medida, tomada pela organização, garantiu assim viagens seguras e atempadas aos organizadores do evento, pilotos e equipas.

O rali do México arrancou na quinta-feira, 12 de março, como habitual, com duas passagens noturnas pelas ruas e túneis de Guanajuato. O piloto da TOYOTA GAZOO Racing, Elfyn Evans, arrancou como líder do campeonato e foi o segundo mais rápido nas duas passagens, com Sébastien Ogier e Kalle Rovanperä em sexto e oitavo, respetivamente.


No final de sexta-feira, o primeiro dia completo da prova, Sébastien Ogier liderava a classificação geral. O piloto da TOYOTA GAZOO Racing partiu da sexta posição mas, desde cedo, mostrou ao que vinha. Apesar das difíceis condições impostas pela altitude e altas temperaturas, foi um dia sem grandes dificuldades para os três pilotos ao volante dos Toyota Yaris WRC, com Elfyn Evans a terminar o dia em terceiro e Kalle Rovanperä em quinto.

Sébastien Ogier arrancou no sábado com uma vantagem de 13,2 segundos e imediatamente ampliou essa vantagem com uma impressionante vitória, na SS13 de Guanajuatito. Após o dia inteiro de prova, selou a vitória final com 27,8 segundos de vantagem sobre o segundo classificado.


Com a sua sexta vitória no México em oito anos - ao volante de quatro carros diferentes - Ogier assume a liderança do campeonato à frente do seu companheiro de equipa Elfyn Evans, que abriu a estrada na sexta-feira e terminou o Rali em quarto lugar da geral.

Kalle Rovanperä continuou o impressionante início de sua carreira no WRC ao terminar em quinto lugar: o jovem de 19 anos esteve a poucos segundos de um lugar no pódio no sábado, mas a ordem na estrada até final não o favoreceu.

Com duas vitórias nos três primeiros ralis da época, a Toyota aumenta a sua liderança no campeonato de fabricantes para 21 pontos.

Classificação final do Rali do México (Sábado - para mais informação: www.wrc.com)

1 Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (Toyota Yaris WRC) 2h47m47.6s

2 Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 Coupe WRC) +27.8s

3 Teemu Suninen/Jarmo Lehtinen (Ford Fiesta WRC) +37.9s

4 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota Yaris WRC) +1m13.4s

5 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota Yaris WRC) +2m20.5s

6 Pontus Tidemand/Patrik Barth (Škoda Fabia R5) +10m29.3s

7 Nikolay Gryazin/Yaroslav Fedorov (Hyundai i20 R5) +12m27.0s

8 Marco Bulacia/Giovanni Bernacchini (Citroën C3 R5) +13m37.5s

9 Gus Greensmith/Elliott Edmondson (Ford Fiesta WRC) +13m56.5s

10 Ole Christian Veiby/Jonas Andersson (Hyundai i20 R5) +15m32.2s

autonews.pt @ 17-3-2020 14:43:54


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto, Formula 1, Ralis, Pista, TT