Odyssey 21 do Extreme E preparado para o Rally Dakar

Teste de preparação para a competição elétrica Etreme E

O SUV elétrico de ponta do Extreme E vai alinhar no Rally Dakar em Janeiro próximo, enquanto o desenvolvimento do veículo continua em ritmo acelerado no que será o primeiro passo num evento de automobilismo ao vivo.

autonews.pt @ 26-11-2019 14:13:52

O carro participa no shakedown do lendário evento de resistência off-road, marcado para a Arábia Saudita em 2020, com o E-SUV seguindo também para a fase competitiva do rally, ao lado dos participantes ICE e veículos híbridos comparáveis.

A propósito desta participação, Alejandro Agag, fundador e CEO da Extreme E declarou que "... estou ansioso para ver o ODYSSEY 21 em ação num dos eventos mais históricos do mundo do automobilismo. As etapas  da Arábia Saudita vão ser um teste real e relevante, considerando que será aqui que se vai desenvolver uma das etapas da Extreme E. Será uma oportunidade única para os engenheiros da Spark recolherem dados e aprenderem sobre nosso E-SUV, conduzido no seu 'ambiente natural', isto quando falta um pouco mais de um ano até começarmos".


Já David Castera, diretor do Rally Dakar, afirmou: "Estamos muito satisfeitos que o Extreme E E-SUV nos acompanhe na próxima edição do Dakar. Esta situação representa uma oportunidade no mundo real para promover a nova tecnologia adotada pelo Extreme E, e este tipo de iniciativa está totalmente de acordo com o momento atual. Começamos agora a incentivar a participação de veículos híbridos e elétricos no Dakar, com o objetivo de médio prazo de introduzir uma classe específica para este tipo de veículos.”

A apresentação do ODYSSEY 21, o SUV elétrico da competição Extreme E é projetado e construído pela Spark Technology, foi feita em Julho e seguiu-se um extenso programa de testes no sul de França em pistas de treino. Agora o teste real da Arábia Saudita, com uma grande diversidade de terreno e condições de condução vai permitir um teste ainda mais duro preparando o carro para a estreia da competição Extreme E prevista para a primavera de 2021.


O SUV ODISSEY 21 tem um pico de potência de 400kw (550hp) o que permite levar este veículo elétrico, de 2.350 metros de largura e 1600 quilos de peso, dos 0 aos 100 km/h em 4,5 segundos.

O sistema de motorização é fabricado pela Spark e as baterias são produzidas pela Williams. O chassis é construído numa estrutura tubular em liga de aço reforçada com nióbio e os pneus são fornecidos pela Continental.

Ainda durante 2019 será anunciado o calendário final da competição e será feita a revelação das equipas e pilotos participantes.

autonews.pt @ 26-11-2019 14:13:52


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto, Formula 1, Ralis, Pista, TT