Fernando Alonso regista o seu primeiro lugar no pódio de um Rali

Com a Toyota Gazoo Racing na preparação para o Dakar

O piloto Fernando Alonso alcançou seu primeiro pódio de rali com a Toyota Gazoo Racing depois de um sólido desempenho no Rally Cross-Country Al Ula-Neom 2019 na Arábia Saudita, que decorreu entre 5 e 9 de novembro. 

autonews.pt @ 11-11-2019 12:41:27

Em apenas sua terceira competição de rally juntos, a dupla constituída por Fernando Alonso e o navegador Marc Coma levaram para casa o troféu de terceiro lugar pela primeira vez desde que a dupla espanhola começou seus preparativos para o Rally Dakar 2020 há pouco mais de dois meses.

As duas primeiras de quatro etapas ocorreram na vizinhança da cidade de Al Ula, no noroeste, que apresentava duas voltas de aproximadamente 220 quilómetros por dia em terreno misto de deserto aberto, seções de areia e pedra e caminhos rochosos. Para Fernando e Marc, este evento representou um novo desafio de competir em terrenos desconhecidos contra um grupo de especialistas locais.

No entanto, logo na primeira etapa a dupla espanhola levou o novo Toyota Hilux ao quarto lugar, depois de negociar com o pó levantado pelos pioneiros, atrás do líder por apenas 7min e 24seg. Como o Hilux utilizada tinha apenas 20 quilómetros percorridos quando chegaram à Arábia Saudita, Fernando e Marc optaram por adotar uma abordagem de risco zero durante a etapa de abertura.


Depois de uma corrida bastante limpa em uma rota semelhante à do dia anterior, e enquanto Fernando e Marc pressionavam para reduzir a diferença geral, acabaram por furar na parte final da etapa, que era composta de caminhos rochosos. O par perdeu aproximadamente 2min 30seg para substituir o pneu furado, o que resultou em um atraso adicional de 7min35seg para o líder, mantendo mesmo assim um quarto lugar sólido no geral.

As duas últimas etapas do evento ocorreram perto da nova cidade de Neom, na costa do Golfo de Aqaba e no Mar Vermelho, a aproximadamente 460 quilômetros a noroeste de Al Ula. Esse terreno e condições novas e desconhecidas incluíam áreas de navegação complicada que levavam os concorrentes ao seu limite.

Apesar dos desafios, Fernando e Marc mostraram um ritmo forte ao longo da penúltima etapa para levar o Hilux de volta para casa no terceiro lugar da geral, perdendo apenas 17 segundos para o líder depois de 180 quilômetros de corrida.

A dupla espanhola começou o dia final em terceiro lugar no geral, depois de uma aposentadoria tardia durante a noite e garantiu a vaga no pódio com um ritmo consistente ao longo do dia, apesar de algumas perdas de tempo devido a road books imprecisos e navegação difícil. Os tempos obtidos mostraram velocidade excelente, uma clara indicação de que Fernando e Marc já alcançaram um nível altamente competitivo no rally apesar da relativa falta de experiência na transição para novas disciplinas do automobilismo.


Preparação para o Dakar 2020

O Rali Cross-Country Al Ula-Neom 2019 é a última das três competições de rally para Fernando e Marc no seu programa intensivo de preparação para o Rally Dakar 2020.

A dupla espanhola estreou-se em rali na África do Sul antes de enfrentar o formidável Rally de Marrocos, perseverando em uma ampla variedade de desafios e aprendendo lições valiosas ao longo do caminho.

Faltando menos de dois meses para o Rally Dakar, Fernando e Marc continuarão os testes privados antes de se juntarem aos seus companheiros de equipe da TOYOTA GAZOO Racing na Arábia Saudita em janeiro de 2020 para o Rally Dakar.

autonews.pt @ 11-11-2019 12:41:27


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto, Formula 1, Ralis, Pista, TT