Ekström, à conquista de cada kilowatt

Piloto Mattias Ekström testa o Cupra e-Racer pela primeira vez em asfalto

É um dos pilotos mais versáteis do mundo. Tem mais de 25 anos de experiência em diversos campeonatos de turismos, ralis e karting. Agora, enfrenta um dos maiores desafios da sua carreira: participar, como piloto oficial, no desenvolvimento do CUPRA e-Racer. Trabalha lado-a-lado com a equipa de engenheiros e técnicos para ultimar o primeiro carro de corridas 100% elétrico de forma a competir em 2020 na nova categoria de corridas ETCR. No Circuito de Montmeló, em Barcelona, está tudo pronto para o primeiro teste em asfalto. Encontrámos Mattias Ekström nas boxes. 

autonews.pt @ 31-10-2019 17:46:04

O que espera deste primeiro teste?

O que realmente espero é conseguir controlar e aproveitar toda a potência do carro. Para mim, o maior desafio é habituar-me a pilotar sem caixa de velocidades e sem o som do motor como referência para saber, por exemplo, a que velocidade devo entrar na curva.

Quais são as primeiras impressões?

Tenho tido boas sensações, especialmente ao aplicar a potência máxima na saída das curvas lentas do circuito. Disfrutei muito da primeira volta. A segunda também correu bem, ainda que tenha começado a perceber que estava a castigar em demasia os pneus traseiros. Além de tudo, preciso de mais tempo para me habituar ao som do carro. É muito mais silencioso do que qualquer outro que tenha pilotado, e eu sou um piloto muito emocional. Também tenho que interiorizar a importância da gestão da energia a cada volta, algo de extrema importância num carro de corridas elétrico, quase tanto como a velocidade.


Como se sente ao participar no desenvolvimento do primeiro carro de corridas 100% elétrico?

Espero poder ajudar a equipa CUPRA com a minha experiência e através do feedback que irei transmitir ao volante do carro, de forma a torná-lo mais rápido, mas também mais consistente e fácil de conduzir. Quando começarmos a correr com o CUPRA e-Racer, apenas a vitória nos interessa e por isso teremos que estar bem preparados.

Como imagina o caráter competitivo do e-Racer nas corridas ETCR?

Eu corro sempre para vencer, por isso será esse o espírito com o CUPRA e-Racer, tal como foi com todos os automóveis de competição que pilotei. Portanto, o meu sonho é ganhar e ser campeão. Quero colocar a CUPRA no pódio da competição automóvel mundial.


Dois campeões em números

CUPRA E-Racer:

•          Alcança os 270 km/h

•          Acelera de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos e dos 0 a 200 km/h em 8,2 segundos

•          A bateria, com 450 kg, é tão potente como as de 9.000 telefones móveis ligadas em conjunto

•          Os seus quatro motores são capazes de fazer 12.000 rotações, em comparação com as 6.500 de um carro de competição a gasolina, e apenas com uma única relação de transmissão

•          Tem uma potência contínua de 300 KW, chegando a picos de 500 KW

Mattias Ekström:

•          Campeão em 2016 no FIA World Rally Cross

•          Duas vezes campeão no Deutsche Tourenwagen Masters, tendo acumulado um total de 25 vitórias neste campeonato

•          Três vezes vencedor da Corrida dos Campeões

•          25 anos de competição em karting, ralis e provas de turismo

autonews.pt @ 31-10-2019 17:46:04

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto, Formula 1, Ralis, Pista, TT