Primeira vitória de Lewis Hamilton com a Mercedes no GP da Hugria de F1

Lewis Hamilton conseguiu a sua primeira vitória com a Mercedes na Hungria, usando uma estratégia de três paragens nas boxes, sob um dos tempos mais quentes que tivemos este ano, com a temperatura ambiente a atingir os 35º C. O piloto da Lotus Kimi Raikkonen foi segundo com uma estratégia de duas paragens, ao passo que Sebastian Vettel da Red Bull acabou em terceiro e aumentou a sua vantagem no campeonato face ao Ferrari de Fernando Alonso, antes da paragem de Verão da Fórmula 1. 

Pirelli @ 29-7-2013 10:58:21

A maior parte dos pilotos, com exceção de Sergio Perez e Jenson Button (McLaren), Mark Webber (Red Bull), Adrian Sutil (Force India), Esteban Gutierrez (Sauber) e os dois Marussia começaram a corrida com os pneus macios P Zero Amarelos, escolhidos em conjunto com os pneus médios P Zero Brancos para este fim-de-semana.

O primeiro dos pilotos da frente a parar para trocar pneus foi o detentor da pole position, Hamilton, na volta 9, mudando para o composto médio e fazendo com que Vettel assumisse momentaneamente a liderança. Mas Vettel também parou duas voltas depois e regressou à corrida atrás de Hamilton.

Na volta 14, Webber – que tinha começado com pneus médios – estava na liderança, tendo parado pela primeira vez para montar novo jogo de pneus médios na volta 23. Button, que também tinha começado com pneus médios, optou por uma estratégia diferente ao usar pneus macios na sua segunda tirada. Webber foi o único a utilizar pneus macios na sua última tirada, aproveitando a velocidade superior do composto mais macio para acabar em quarto, tendo partido da 10.ª posição da grelha de partida, enquanto Button terminou em sétimo, depois de sair da 13.ª posição da grelha de partida.

Hamilton parou na liderança uma vez mais na volta 31 e na volta 50, mantendo a sua vantagem sobre os pilotos da Red Bull que o seguiam em ambas as ocasiões, ao tomar a iniciativa em relação às paragens nas boxes. O seu mais próximo opositor no final da corrida foi Raikkonen, que acabou 10 segundos atrás do piloto da Mercedes apesar de ter parado para mudar de pneus apenas duas vezes. O finlandês e os dois pilotos da McLaren foram os únicos dos dez primeiros a adoptar uma estratégia de duas paragens.

O Diretor da Pirelli Motorsport, Paul Hembery, disse: “as temperaturas extremamente altas fizeram com que tudo nos carros, incluindo os pneus, tivesse sido submetido a um duro teste, mas não obstante ambos os compostos tiveram um comportamento extremamente bom. Assistimos a uma ampla diversidade de estratégias, com base numa luta cerrada e algumas brilhantes manobras de ultrapassagem. Lewis Hamilton e a Mercedes usaram os seus pneus na perfeição, sob um dos tempos mais quentes que tivemos até agora, para conquistar uma merecida vitória a partir da pole position. Uma estratégia bem pensada contribuiu seguramente para a sua vitória, quando ele ganhou posição na pista no começo da corrida, tendo depois parado nas boxes antes dos seus rivais directos, controlando o ritmo da corrida. Parabéns também para Kimi Raikkonen e para a Lotus, que mostraram o que é possível fazer com uma estratégia de duas paragens e uma óptima gestão dos pneus”.


Tempos mais rápidos do dia por composto:

Macio

Médio

Intermédio

Chuva

Primeiro

 WEB – 1m24,553s

 VET – 1m24,553s

N/A

N/A

Segundo

 BUT – 1m26,540s

 HAM – 1m24,647s

N/A

N/A

Terceiro

 PER – 1m27,540s

 ROS – 1m25,089s

N/A

N/A



Tirada mais longa da corrida:

Macio

15 voltas

 S Perez

Médio

33 voltas

 J Button

Intermédio

N/A

 N/A

Chuva

N/A

 N/A



Avaliação da correcção de previsões:

Para uma estratégia de três paragens previmos: começar com pneus macios, trocar por novos macios na volta 13, mudar para médios na volta 26 e finalmente montar outro jogo de médios na volta 48.

Em última análise, a estratégia de Lewis Hamilton foi diferente: começar com pneus macios, trocar para médios na volta nove e novos pneus médios na volta 31 e na volta 50.

Contudo, a estratégia de duas paragens que tínhamos previsto funcionou na perfeição para Raikkonen: tínhamos dito para se iniciar com pneus macios, trocar para médios na volta 14 e montar novo jogo de médios na volta 42. Raikkonen fez mais ou menos isso, com a pequena diferença de a sua primeira paragem ter sido na volta 13 e a sua paragem final na volta 42.

Pirelli @ 29-7-2013 10:58:21


Clique aqui para ver mais sobre: Desporto, Formula 1, Ralis, Pista, TT