Abertas as encomendas para o novo ë-C4 X

Chegada prevista aos concessionários em Janeiro de 2023

A Citroën acaba de iniciar, em Portugal, o período de encomendas para o 100% elétrico ë-C4 X e de anunciar a composição da gama e os respetivos preços. Este novo compacto familiar assume-se como uma alternativa atraente às ofertas de dois volumes e aos SUV do segmento médio do mercado automóvel nacional.

autonews.pt @ 24-11-2022 10:33:28

Desafiando o conceito tradicional entre as carroçarias compactas, o novo ë-C4 X apresenta-se aos clientes como uma proposta distinta e inovadora, com um design que combina a elegância de uma silhueta fastback com a postura moderna de um SUV, bem como com a habitabilidade de uma berlina de quatro portas.

Com o seu motor de 100 kW, com uma autonomia homologada de 360 km (WLTP), o ë-C4 X será o único automóvel 100% elétrico a oferecer esta atraente combinação de design, conforto e espaço no mercado de automóveis de grande consumo, do segmento médio.

Dispondo de um grande volume de bagageira, de 510 litros, acompanhará as famílias nas diferentes fases das suas vidas, sendo que para os profissionais será o parceiro ideal das viagens diárias na cidade, nomeadamente para motoristas privados ou profissionais.

Design único e distinto

Com um design exterior inovador, que mistura diferentes estilos, o ë-C4 X é uma proposta única no segmento compacto generalista. Combina a elegância de um fastback, detalhes musculados inspirados nas propostas SUV e a elegância de uma berlina de 4 portas, e é o único a oferecê-lo com uma unidade totalmente elétrica, a um preço acessível. Independentemente do destino e independentemente das restrições de acesso relacionadas com as normas de emissões, o ë-C4 X permite uma condução no quotidiano em modo 100% elétrico e sem quaisquer emissões.

Estão disponíveis seis cores para a carroçaria do novo ë-C4 X, tons que enaltecem a sua silhueta elegante e dinâmica: Branco Banquise, Cinzento Acier, Cinzento Platinum, Branco Nacarado, Preto Perla Nera e Vermelho Elixir. O exterior do novo modelo 100% elétrico da Citroën pode ainda ser personalizado através de quatro Packs de Cor: Glossy Black, Glossy Silver, Anodised Deep Red e Anodised Blue.

Com um comprimento de 4.600 mm, o ë-C4 X encaixa, perfeitamente, na gama Citroën, entre o C4 de dois volumes (4.360 mm) e o C5 X (4.800 mm). A sua distância entre eixos de 2,67 metros é idêntica à do C4 de dois volumes (ambos são baseados na plataforma e-CMP).


Conforto e serenidade a bordo

A bordo do novo ë-C4 X, condutor e passageiros poderão desfrutar de uma incomparável sensação de espaço, conforto e serenidade proporcionada pela experiência Advanced Comfort da Citroën. Em particular, os passageiros da 2ª fila beneficiam de uma ampla habitabilidade com um espaço para joelhos de 198 mm, ultra generoso na sua classe, e um encosto de banco mais inclinado (27 graus), enquanto a largura exterior de 1.800 mm permite que três pessoas se sentem confortavelmente lado a lado, com uma largura total de 1.366 mm ao nível dos ombros e de 1.440 mm ao nível dos cotovelos.

O design único do Citroën ë-C4 X permitiu criar um impressionante compartimento de bagageira, extra grande, que oferece 510 litros de espaço útil. Esta funcionalidade será particularmente apreciada por clientes empresariais ou por frotas de viaturas de aluguer privado e motoristas, que procuram um espaço para bagagem, isolado do habitáculo, e que melhora a sensação de limusine para os passageiros sentados atrás. Dentro da bagageira, um piso plano oferece uma largura máxima de 1.010 mm entre os arcos das rodas e um comprimento máximo de 1.079 mm.

Para o maior conforto e tranquilidade dos seus ocupantes, o ë-C4 X oferece tecnologias e auxiliares de condução de última geração:

Bancos dianteiros e traseiros Advanced Comfort, com espuma macia e resistente para um conforto duradouro, a partir da versão Feel Pack

Suspensão Citroën Advanced Comfort de série

Interface de info-entretenimento My Citroën Drive Plus que dá acesso à navegação, música, telefone, etc. de forma intuitiva, fluida e personalizável.

Até 20 auxiliares de condução para segurança e tranquilidade ao volante

O conforto elétrico para uma condução divertida, silenciosa e dinâmica sem emissões de CO2.

O habitáculo do ë-C4 X é proposto em vários ambientes distintos, desde o sóbrio e elegante Urban Grey ao mais dinâmico e desportivo Hype Red, passando ainda pelos Metropolitan Grey, Alcantara® Grey e Hype Black.

A gama distribui-se pelos seguintes quatro níveis de equipamento:

Feel: a versão de entrada oferece desde logo as funcionalidades de conforto e segurança que se esperam encontrar neste segmento, incluindo o ar condicionado automático de duas zonas, a suspensão Citroën Advanced Comfort, o Pack Safety, o travão de estacionamento elétrico automático, faróis LED com assinatura de luz em forma de V e faróis de nevoeiro em LED com iluminação estática de curva. Em termos de estilo, a versão Feel dispõe ainda de capas de retrovisor com acabamento em preto brilhante.

Feel Pack: o nível de equipamento que se posiciona no coração da gama oferece mais conforto e segurança através, em particular, dos bancos Advanced Comfort, do painel de instrumentos digital retro iluminado, dos retrovisores exteriores com rebatimento elétrico e da câmara de marcha-atrás. Em termos de estilo exterior, o "Feel Pack" dispõe igualmente de puxadores de porta na cor da carroçaria.

Shine: a versão topo de gama eleva o conforto do condutor e dos passageiros ao nível seguinte com o head-up display a cores, o retrovisor interior electrocromático, o suporte Citroën® Smart Pad, o apoio de braços central traseiro com escotilha para esquis e o volante forrado a couro com função de aquecimento. A versão Shine está equipada com a mais recente geração do sistema de navegação e serviços conectados através do My Citroën Drive Plus, uma interface intuitiva e personalizável acessível através do ecrã tátil HD de 10". Em termos de segurança, o nível Shine está equipado com o Pack Safety 2 e o Pack Drive Assist.

Shine Pack: a versão mais recheada da gama, o Shine Pack está equipado com a tecnologia Highway Driver Assist - assistente de condução semiautónoma de nível 2 - duas tomadas USB na segunda fila (uma do tipo C e uma do tipo A) e o ambiente interior Alcantara® com bancos dianteiros aquecidos.


Motorização e carregamento

A unidade elétrica de 100 kW é potente e enérgica em todas as condições de condução, disponibilizando 136 cv e 260 Nm de binário instantâneo, acelerando dos 0 aos 100 km/h em 9,5 segundos em modo Sport e atingindo uma velocidade máxima de 150 km/h. A bateria de 50 kWh é do tipo iões de lítio de elevada tensão (400 V).

Graças à sua forma aerodinâmica e à unidade elétrica eficiente e de zero emissões, o ë-C4 X oferece uma autonomia máxima de 360 km no ciclo WLTP. Permite ainda que os condutores acedam a zonas de tráfego de baixas emissões, num número crescente de cidades, onde possa ser proibido o acesso a veículos convencionais, a gasolina ou a gasóleo.

A travagem regenerativa permite ao condutor recarregar parcialmente a bateria e aumentar a autonomia durante a viagem, amplificando a desaceleração da viatura sempre que não pressione o pedal do travão, recuperando, assim, alguma da energia que, de outra forma, se perderia. Estão disponíveis três modos de condução – Eco, Normal ou Sport – sendo ativados pelo seletor de modo da consola central. Para uma maior tranquilidade, a bateria tem uma garantia de oito anos ou 160.000 km, para 70% da capacidade de carga.

Carregar o ë-C4 X é fácil e pode ser feito em viagem, em postos de carregamento públicos ou em casa. Para cada cenário, o tempo de carregamento foi otimizado:

Numa estação de carregamento pública, utilizando um carregador rápido de 100 kW DC (modo 4), a bateria recarrega à velocidade mais rápida do segmento, aproximadamente 10 km/min, com 80% da carga a ser alcançada em 30 minutos.

Utilizando uma Wall Box de 7,4 kW / 32 amperes (modo 3), o carregamento demora 7,5 horas com uma alimentação de uma única fase ou apenas 5 horas com uma alimentação trifásica e um carregador (opcional) de 11 kW a bordo.

Em casa e para necessidades ocasionais, a bateria pode ser recarregada numa tomada standard (modo 2).

De forma a facilitar a vida aos utilizadores de veículos elétricos, a Citroën disponibiliza uma solução completa para a instalação da wall box em casa. A gestão do carregamento é fácil e pode ser pré-programada para tirar partido dos preços da eletricidade fora da fase de pico. Os tempos de carregamento podem ser predefinidos utilizando a interface tátil My Citroën Drive Plus, da viatura, ou a aplicação My Citroën.

A ligação do automóvel ao carregamento não poderia ser mais fácil graças à entrada de carregamento ergonómica, podendo os cabos ser armazenados sob o piso da bagageira. Um indicador colorido na porta de carregamento permite que os utilizadores monitorizem o processo, que também pode ser acompanhado na app My Citroën.

Gama e preços em Portugal

A Citroën propõe o novo 100% elétrico ë-C4 X segundo uma estrutura de gama simplificada que compreende quatro níveis de equipamento, seis cores exteriores, seis ambientes interiores e quatro Packs Color.

O preço de venda recomendado com bateria de 50 kWh inicia nos 39.747 euros com o pack Feel e na versão melhor equipada, Shine Pack, é de 43.747 euros (valores sem despesas).

autonews.pt @ 24-11-2022 10:33:28

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Carros elétricos - notícias e tecnologia