A Ford Pro revelou a nova E-Tourneo Custom

100% elétrica com espaço superior, desempenho e tecnologia premium

A Ford Pro revelou a nova E-Tourneo Custom - liderando a próxima geração de veículos Tourneo multiactividades e apresentando um avançado conjunto de veículos 100% elétricos. 

autonews.pt @ 24-11-2022 10:26:11

A E-Tourneo Custom eleva a fasquia no segmento de veículos multiactividades, combinando uma nova plataforma concebida para proporcionar a máxima versatilidade e conforto com uma unidade propulsora elétrica alimentada por uma bateria de alta eficiência que pode proporcionar uma autonomia projetada até 370 km.

Sendo um dos quatro novos modelos Ford Pro 100% elétricos que serão lançados na Europa até 2024, a E-Tourneo Custom destina-se tanto a clientes particulares como a empresas, oferecendo espaçosa habitabilidade para um máximo de oito ocupantes.

O novo modelo introduz um conjunto completo de características premium, incluindo bancos traseiros ultra-flexíveis montados em calhas, portas laterais de comando elétrico mãos-livres, sistema áudio B&O, chaves digitais, teto panorâmico em vidro - e um inovador volante basculante.

Os níveis de conforto são melhorados pelo requinte superior e pela dinâmica do veículo proporcionada pelo design de próxima geração. Propulsão elétrica silenciosa e um novo nível de conforto e estabilidade na condução são oferecidos pela arquitetura otimizada do chassis com suspensão traseira independente.

Como parte da gama Tourneo Custom mais abrangente de sempre, os clientes podem também escolher uma nova versão Plug-In Hybrid (PHEV) para aplicações onde é necessária flexibilidade adicional. Além disso, o novo modelo pode ser especificado com a última geração de motores diesel Ford EcoBlue, disponíveis com uma nova caixa automática de oito velocidades de alta eficiência, e - pela primeira vez - um sistema inteligente de tração integral.

Todos os veículos Tourneo Custom da próxima geração estão totalmente integrados com a plataforma de software Ford Pro e serviços conectados, incluindo soluções de carregamento ponta a ponta, ferramentas de gestão Ford Pro Telematics, a aplicação FordPass Pro, e o sistema FORDLiive de tempo de operação conectado.

Os modelos Tourneo Custom com motores diesel EcoBlue estão agendados para chegar aos clientes a partir de meados de 2023, com variantes adicionais disponíveis a partir do final do ano.

Desempenho elétrico superior

Utilizando a mesma tecnologia de célula de bateria de alta densidade que a Ford F-150 Lightning, numa bateria cuja potência utilizável é de 74 kWh, com um motor elétrico de 160 kW, a E-Tourneo Custom proporcionará um desempenho e refinamento excecionais.

O motor elétrico do veículo multiactividades também oferece uma capacidade de condução de um só pedal para uma eficiência energética ainda maior e uma experiência de condução mais relaxada e confortável.

Um carregador trifásico AC de 11 kW interno é capaz de recarregar totalmente a bateria em menos de oito horas e uma recarga de 15 a 80 por cento demora cerca de 41 minutos utilizando um carregador rápido DC de 125 kW. 6 O perfil de carga da E Tourneo Custom está calibrado para permitir carregamentos rápidos; em testes de laboratório, usando um carregador rápido de 125 kW DC acrescentou quase 38 km de autonomia em apenas cinco minutos.

A E-Tourneo Custom oferece uma capacidade máxima de reboque de 2.000 kg, juntamente com uma generosa carga útil, ajudando audazes proprietários a transportar amigos, família e equipamento desportivo com facilidade, bem como os operadores de negócios, no transporte de clientes e de carga de uma forma eficiente.

A tecnologia Pro Power Onboard também permite aos clientes utilizar plenamente o potencial das variantes eletrificadas do Tourneo Custom, fornecendo até 2,3 kW através de tomadas na cabina dianteira - ideal para alimentar dispositivos digitais, ferramentas ou equipamento desportivo e de campismo quando fora da rede.


Concebido para espaço e conforto, com assentos flexíveis e características de luxo

A nova Tourneo Custom foi desenvolvida para oferecer aos ocupantes níveis significativamente melhorados de conforto e conveniência, com um novo e elegante design interior que proporciona níveis superiores de construção e qualidade de materiais, bem como um interior com elevadas especificações com características e tecnologias de qualidade de topo.

A plataforma otimizada do veículo assegura um generoso espaço interior, quer seja especificado com motores elétrico, PHEV ou de combustão interna. As versões com distância entre eixos normal e alongada integram ambas três filas de bancos, com um máximo de oito lugares nas versões E-Tourneo Custom e um máximo de nove lugares nas versões Tourneo Custom PHEV e com motores diesel EcoBlue, proporcionando praticidade de nível superior ao longo de toda a gama.

A melhorada especificação interior começa com um novo sistema flexível de assentos montados na segunda e terceira filas, para uma adaptabilidade máxima ao arranjar a cabina para proporcionar um espaço ótimo para as pessoas e os seus pertences. A sua montagem permite que os assentos deslizem para a frente ou para trás ao longo de calhas colocadas no piso do habitáculo, ou a remoção dos mesmos, conforme necessário. Os três assentos da segunda fila podem ser deslocados independentemente, enquanto os bancos da terceira fila têm um arranjo dois bancos/um banco divididos.

Os novos bancos são mais leves do que os do modelo anterior e a segunda fila dispõe de cintos de segurança integrados, pelo que a reconfiguração da cabina - incluindo um arranjo único no segmento de seis assentos - pode ser feita mais rápida e facilmente. Os três bancos da segunda fila integram, todos eles, fixações ISOFIX, o mesmo acontecendo com os dois bancos exteriores da terceira fila.

A luxuosa especificação da cabina inclui novas características para os clientes personalizarem o seu veículo e melhorarem a sua experiência de viagem, incluindo um grande tejadilho panorâmico de vidro que melhora a sensação de espaço e luz para os ocupantes, com tratamento infravermelho para ajudar a manter o interior fresco quando se viaja sob forte luz solar. As portas laterais deslizantes com acionamento elétrico também dispõem de funcionamento mãos livres, para que possam ser abertas recorrendo a um varrer com o pé junto à roda dianteira quando, por exemplo, o condutor carrega objetos mais pesados.

Para o máximo conforto e prazer em movimento, a nova Tourneo Custom oferece, também, um controlo eletrónico da temperatura do ar tri-zona, um potente sistema de som B&O de 14 colunas com um subwoofer localizado no compartimento traseiro, iluminação ambiente sofisticada, almofada de carga sem fios para dispositivos móveis, 9 e bancos laterais aquecidos na segunda fila.

Adicionalmente, a Ford desenvolveu um novo sistema inovador de Chave Digital, programado para estar disponível em 2024, utilizando tecnologia NFC que é inspirada nos cartões-chave dos hotéis. Permite aos proprietários transportar um conveniente cartão, fino e à prova de água, em vez de um volumoso porta-chaves, enquanto participam em diversões desportivas ou ao ar livre, podendo beneficiar as empresas que têm vários condutores a utilizar o mesmo veículo.

Os proprietários da Tourneo Custom têm muitas opções de escolha dentro de uma gama de desejáveis variantes, incluindo a aventureira Active e apelativa Sport, ou a versão topo de gama Titanium X, que oferece a especificação mais abrangente de sempre de qualquer Tourneo, com características de série que vão desde as elegantes jantes de liga leve de 19 polegadas e iluminação LED Full Matrix até ao luxuoso couro sintético Sensico dos bancos. Cada variante pode ser especificada com qualquer um dos grupos motopropulsores disponíveis para satisfazer uma vasta gama de necessidades dos clientes.

O conteúdo melhorado da Tourneo Custom é combinado com uma melhoria significativa na capacidade e no desempenho. A nova arquitetura do veículo proporciona uma altura inferior do piso e um novo degrau lateral integrado para facilitar a entrada e o carregamento, apoiado por aberturas líderes na classe para a porta lateral deslizante e o portão traseiro.

A plataforma otimizada permitiu também uma altura total reduzida para menos de dois metros para muitas variantes, o que permite o acesso a garagens e parques de estacionamento que são frequentemente inacessíveis aos veículos do segmento da Tourneo Custom, contribuindo, também, para uma eficiência e refinamento otimizados através de uma aerodinâmica melhorada.

Tanto os condutores como os passageiros beneficiarão das melhorias dinâmicas proporcionadas por um chassis completamente redesenhado com um novo sistema de suspensão traseira independente, de série em toda a gama, proporcionando maior conforto de condução, manuseamento e requinte.

Estilo inovador, por dentro e por fora

A nova Tourneo Custom faz uma afirmação clara na estrada, com um design expressivo e escultural que apelará tanto a clientes privados como a empresas de topo. Com uma postura confiante, o veículo aumentou a largura visual à frente e atrás, para uma aparência plantada e estável.

O design frontal é simultaneamente dinâmico e acessível, e reflete a forte capacidade que sustenta a marca Tourneo. A E-Tourneo Custom totalmente elétrica destaca a sua tecnologia e desempenho através de um tratamento de grelha único, que é combinado com uma iluminação LED muito distintiva com assinatura gráfica a toda a largura.

O design sofisticado, mas prático, continua dentro do veículo, e a elegante cabina dianteira de dois ou três lugares oferece um significativo passo em frente em tecnologia e conforto, com materiais de alta qualidade e superfícies limpas e contemporâneas.

O painel de instrumentos apresenta um ergonómico ecrã táctil de 13 polegadas com sistema de informação e entretenimento SYNC 4. 10 Isto combina com novo painel de instrumentos digital para criar um habitáculo focada no condutor, com compatibilidade Android Auto e Apple CarPlay sem fios de série.

Para apoiar a vida ativa dos seus clientes, os veículos da gama Tourneo precisam de se duplicar como salas de estar e espaços de trabalho móveis, e a Tourneo Custom oferece o mesmo volante basculante inovador que foi recentemente revelado na nova E-Transit Custom. Esta funcionalidade útil, única no segmento, pode ser usada como ergonómico suporte para computadores portáteis ou tablets, ou dobrada para se tornar uma mesa.

A maximização do conforto e a facilidade de movimento dentro da cabina era uma grande prioridade, e todos os modelos apresentam volantes com um aro inferior em forma de quadrado, e esta forma fora de esquadria - com a alavanca montada na coluna de direção para os modelos com transmissão automática - liberta mais espaço, bem como facilita a entrada e a saída do veículo.

A oferta de mais espaço na cabina dianteira e maior armazenamento foi possível depois dos engenheiros da Ford terem reposicionando o airbag do passageiro da frente do tabliê para o tejadilho. Isto permite aos utilizadores manter um computador portátil e pastas do tamanho A4 no espaço de armazenamento fechado e integrado no painel de instrumentos. Além disso, dispositivos eletrónicos podem agora ser instalados com segurança mais perto do condutor com fixações AMPS padrão.


Escolha de propulsores pensada para satisfazer as necessidades dos clientes

A novíssima Tourneo Custom PHEV utiliza um sistema híbrido paralelo para oferecer a flexibilidade de um eficiente motor a gasolina de ciclo Atkinson com 2,5 litros de cilindrada para viagens de longa distância, além de um motor elétrico e uma bateria com 11,8 kWh utilizáveis, permitindo uma autonomia em condução puramente elétrica superior a 50 km, 1 ideal para viagens dentro das zonas citadinas de zero emissões.

Juntamente com as variantes eletrificadas, a Ford oferecerá a Tourneo Custom com os motores diesel EcoBlue de última geração com 136, 150 ou 170 cv, combinados com a escolha de uma nova transmissão automática de oito velocidades de alta eficiência ou uma caixa manual de seis velocidades.

A nova Tourneo Custom introduz, também, uma opção de tração integral, aumentando a confiança para os clientes que necessitam de maior capacidade para todas as condições meteorológicas e dos proprietários que acedem a parques de campismo, praias e trilhos. O sistema distribui inteligentemente o binário entre os eixos através de um acoplamento controlado eletronicamente, com ajustes que demoram menos de 20 milissegundos, e está disponível para veículos equipados com o motor diesel EcoBlue de 136 e 170 cv e caixa de velocidades automática. Os clientes que necessitam de mais tração, mas preferem uma caixa de velocidades manual, podem especificar um diferencial mecânico autoblocante com os motores diesel EcoBlue de 136 e 150 cv.

Todas as motorizações oferecem uma capacidade de reboque altamente competitiva, incluindo um peso para reboque com travões até 2.500 kg para modelos a diesel, e uma nova opção de barra de reboque retráctil que permite aos clientes remover facilmente o gancho de reboque da vista quando não está a ser utilizado.

A Tourneo Custom apresenta um abrangente conjunto dos mais avançados sistemas de assistência ao condutor da Ford, incluindo uma série de características disponíveis no modelo pela primeira vez, tais como o Cruise Control Adaptativo Inteligente com Centralização na Faixa de Rodagem, 12 Assistência à Travagem Inversa, Assistência ao Estacionamento Totalmente Activa e um sistema de câmara 360 graus que proporciona uma visão abrangente em torno do veículo para manobras mais fáceis na cidade. 

Suporte abrangente Ford Pro

Os clientes podem beneficiar de uma conectividade super-rápida através de um modem 5G de série que alimenta o apoio intuitivo dos serviços digitais Ford Pro para tornar simples e rentável a utilização do Tourneo Custom.

Os proprietários podem gerir o seu carregamento, precondicionar a bateria e o interior, bloquear remotamente as portas e monitorizar a segurança do veículo, bem como obter alertas específicos do estado do veículo através da aplicação FordPass ou, para os operadores empresariais, o reforço da produtividade do software Ford Pro.

Todos os proprietários do Tourneo Custom, particulares e comerciais, podem também tirar partido do apoio do sistema FORDLiive, que já ajudou a evitar 145.000 dias de imobilização de veículos de empresas por toda a Europa. O serviço de cortesia foi concebido para utilizar dados em tempo real da saúde dos veículos para ajudar a prevenir avarias e reduzir os tempos de reparação através de alertas proactivos, entrega rápida de peças e apoio digital de agentes dedicados do FORDLiive e das equipas de engenharia automóvel da Ford.

Mais de 30 módulos individuais na Tourneo Custom são capazes de receber atualizações de software Ford Power-Up através do ar pela internet para ajudar a melhorar o desempenho do veículo, fornecer atualizações de qualidade, atualizar características existentes e adicionar funções e capacidades totalmente novas.

autonews.pt @ 24-11-2022 10:26:11


Clique aqui para ver mais sobre: Carros elétricos - notícias e tecnologia