IVECO e Nikola lançam o novo Nikola Tre BEV, o camião pesado elétrico

E o Nikola Tre FCEV a hidrogénio chegará ao mercado europeu em 2024

A IVECO, a marca de veículos comerciais do Iveco Group, e a Nikola Corporation iniciam uma nova era no transporte com zero emissões no “IAA Transportation 2022”, com o lançamento comercial do Nikola Tre Battery Electric Vehicle (BEV) e a revelação da versão Beta do Nikola Tre Fuel Cell Electric Vehicle (FCEV).

autonews.pt @ 26-9-2022 14:29:56

Os camiões de zero emissões Nikola Tre BEV e Nikola Tre FCEV representam uma mudança de paradigma numa era de transição no transporte comercial. Especificamente desenvolvidos como veículos elétricos, proporcionam um desempenho e uma experiência de condução capazes de competir com os seus pares com motores Diesel nas missões mais exigentes do transporte pesado. Oferecem soluções operacional e financeiramente viáveis de emissões zero para aplicações regionais e transportes de longa distância, o que dará aos clientes uma verdadeira vantagem competitiva.

O Nikola Tre BEV é produzido pela joint venture Nikola IVECO Europe nas suas instalações fabris dedicadas em Ulm, na Alemanha. Inauguradas em 2021, apresentam um processo de montagem final especificamente concebido para veículos de “origem elétrica” e opera de acordo com as normas “World Class Manufacturing”.

Nikola Tre: uma plataforma modular única para alojar fontes de energia a bateria e a pilhas de combustível

A plataforma Nikola Tre baseia-se no bem-sucedido camião IVECO S-WAY e apresenta um eixo elétrico de design e produção conjunta entre a FPT Industrial e a avançada tecnologia elétrica da Nikola.

Trata-se da primeira plataforma modular de sempre para tratores pesados articulados, concebida para acolher tecnologias de propulsão a bateria e a pilha de combustível: a primeira para missões até 500 km e uma extensão da autonomia da pilha de combustível para distâncias mais longas. Esta indústria está a preparar o caminho para o desenvolvimento da oferta elétrica IVECO e Nikola para o mercado europeu.

Nikola Tre BEV: o transporte regional com emissões zero é uma realidade

A IVECO e a Nikola anunciaram na passada segunda-feira a abertura oficial das encomendas para o Nikola Tre BEV Artic 4x2 na Europa. Com uma distância entre eixos de 4.021 mm, o modelo dispõe de 9 baterias com uma capacidade total de armazenamento energético máximo de 738 kWh, o que permite uma autonomia máxima de 500 km.

O carregamento (dos 10 aos 90% SOC) pode ser feito em apenas 200 minutos a 175 kW ou em 100 minutos a 350 kW.

Com um total de 738 kWh de energia e uma potência contínua de 480 kW do e-Axel da FPT Industrial, tem potência, binário e autonomia para aplicações como entregas do tipo hub-to-hub e de transporte regional, podendo a sua quilometragem ser alargada em face de oportunidades de carregamento. Este desempenho surge associado a valores de TCO reduzidos, tornando-a numa solução operacional e financeiramente viável com zero emissões.

De acordo com a abordagem centrada no condutor da IVECO, cada detalhe do habitáculo do Nikola Tre BEV foi concebido para melhorar a vida a bordo, num ambiente espaçoso e bem organizado, rico em funcionalidades avançadas de conforto. O sistema de infotainment é baseado na nova geração de tecnologia operacional própria da Nikola, que integra funções de infoentretenimento e navegação, bem como controlos para a maioria das funções do veículo. A condução excecionalmente suave e um ambiente silencioso contribuem para a experiência superior do condutor, o que tornará o Nikola Tre num verdadeiro favorito dos condutores em toda a Europa.

Nikola Tre FCEV: um vislumbre da propulsão elétrica para o transporte de longo curso

O Nikola Tre FCEV Artic 6x2, em versão beta, apresentado na exposição apresenta um eixo direcional atrás do eixo motriz e uma nova cabina com um melhor desempenho aerodinâmico.

Com uma distância entre eixos de 3.932 mm, pode acomodar aproximadamente 70 quilos de hidrogénio utilizáveis a 700 bar de pressão. Esta capacidade, juntamente com o seu tempo de abastecimento rápido de combustível - cerca de 20 minutos - permite uma autonomia máxima até aos 800 km.

Quando o Nikola Tre FCEV chegar o mercado europeu em 2024, a propulsão elétrica de emissões zero para missões de longo curso tornar-se-á uma realidade, um marco-chave na progressão da IVECO para o seu objetivo de zero emissões líquidas de carbono até 2040.

autonews.pt @ 26-9-2022 14:29:56


Clique aqui para ver mais sobre: Carros elétricos - notícias e tecnologia