Škoda auto inicia a produção de sistemas de baterias MEB

Um investimento de 130 milhões de euros na República Checa

A ŠKODA AUTO iniciou a produção de sistemas de baterias para veículos totalmente elétricos com base na Plataforma Modular Elétrica (MEB) do Grupo Volkswagen, em Mladá Boleslav. Isto faz da sede principal do fabricante de automóveis a única unidade de produção de sistemas de baterias MEB na Europa fora da Alemanha. Cerca de 250 empregados irão montar, em breve, mais de 250.000 sistemas de baterias MEB, por ano, na nova linha de produção. Além dos veículos ŠKODA, estes serão também instalados em modelos MEB fabricados pela Volkswagen, Audi e SEAT.

autonews.pt @ 19-5-2022 15:21:42

A sede do fabricante checo de automóveis é o único local de produção na Europa fora da Alemanha onde são fabricados os sistemas de baterias MEB: a versão mais pequena com oito módulos tem uma capacidade de 55 kWh e a versão média com nove módulos armazena 62 kWh.

A bateria com maior potência, de 12 módulos, tem uma capacidade de 82-kWh. Para além dos módulos, que contêm 24 células cada um, os componentes de um sistema de bateria MEB incluem uma caixa de bateria com sistema de refrigeração integrado, um sistema de gestão de bateria e as ligações elétricas necessárias.

A ŠKODA AUTO também fabrica outros componentes elétricos em Mladá Boleslav; as baterias de tração de alta tensão que são utilizadas no SUPERB iV, no OCTAVIA iV e em veículos híbridos plug-in de outras marcas do Grupo são produzidas aqui, desde o outono de 2019.

A transformação da empresa está a ganhar ímpeto graças à nova linha de produção. Tendo como base o projeto NEXT LEVEL – ŠKODA STRATEGY 2030, o fabricante de automóveis pretende produzir veículos e componentes elétricos nas três fábricas até ao final desta década.

O objetivo é salvaguardar os postos de trabalho existentes a longo prazo e, em simultâneo, criar novos empregos. Até lá, a empresa prevê ter aumentado a quota de vendas de veículos totalmente elétricos na Europa para entre 50 e 70 por cento, dependendo da evolução do mercado.

Para o conseguir, a ŠKODA AUTO vai continuar a eletrificar a sua gama de modelos nos próximos anos. Até 2030, a gama incluirá pelo menos mais três BEV, todos abaixo do ENYAQ iV, no que diz respeito ao preço e à sua dimensão


autonews.pt @ 19-5-2022 15:21:42


Clique aqui para ver mais sobre: Carros elétricos - notícias e tecnologia