Estreia europeia do novíssimo Toyota bZ4X

Veículo pronto para lançamento europeu

O novíssimo bZ4X, o primeiro modelo do novo bZ da Toyota - além de zero - família de veículos elétricos a bateria de emissão zero (BEVs) faz agora a sua estreia europeia, apresentado como um veículo pronto para a produção que será lançado em toda a Europa em 2022.

autonews.pt @ 7-12-2021 16:29:10

Ao mesmo tempo que marca um maior desenvolvimento das tecnologias de veículos eletrificados da Toyota há muito estabelecidas, o bZ4X proporciona também importantes inovações em segurança, sistemas de assistência ao condutor e conectividade multimédia, e expande o papel do automóvel para além de um meio de transporte A-to-B para apoiar novas oportunidades de mobilidade.

A Toyota irá introduzir o bZ4X com uma abordagem completamente nova sobre a forma como os clientes adquirem o seu veículo com um programa de leasing concebido para cobrir todos os principais aspetos da propriedade do veículo. Este conceito de "balcão único" proporcionará conveniência e paz de espírito, particularmente para as pessoas que adquirem o seu primeiro BEV.


Apresentando o Toyota bZ4X

O bZ4X é um SUV espaçoso e confortável, com um novo sistema de tração integral que proporciona um comportamento e desempenho fora de estrada líder na classe, com motores elétricos separados para cada eixo.

É o primeiro modelo a ser desenvolvido pela Toyota inteiramente como um BEV e também o primeiro a utilizar a nova plataforma dedicada ao BEV da empresa. Baseada na filosofia eTNGA (Toyota New Global Architecture), incorpora a unidade de bateria como parte integrante do chassis, por baixo do piso do veículo. Isto traz múltiplos benefícios, incluindo um baixo centro de gravidade, excelente equilíbrio de peso dianteiro/traseiro e elevada rigidez da carroçaria, tudo isto contribui positivamente para a segurança, condução e manuseamento.

Design exterior

O design exterior é elegante, poderoso e despojado. Apresenta uma nova forma frontal distinta "cabeça de martelo", unidades de faróis finos com assinatura e uma ênfase nos cantos dianteiros que comunicam a forte posição do carro. A vista lateral distingue-se pela baixa altura total do carro, pilares dianteiros delgados e uma linha de eixo baixa que reflecte o baixo centro de gravidade.

Molduras do arco de rodas, rodas grandes (até 20 polegadas de diâmetro) empurradas para os cantos da carroçaria e painéis de balanço espessos exprimem o carácter autêntico do SUV do automóvel. Na traseira, o desenho realça os cantos, com uma luz traseira distinta que faz a ponte entre a largura do veículo.

Características aerodinâmicas

O desenho incorpora elementos aerodinâmicos que gerem o fluxo de ar por cima e por baixo do veículo e contribuem para a autonomia de condução.

Estes incluem aberturas profundas nos cantos dos para-choques dianteiros para criar cortinas de ar suaves; uma cobertura total por baixo da carroçaria; um spoiler de tejadilho dividido e um spoiler de lábio traseiro; um difusor traseiro; e um ecrã traseiro angulado com precisão. A grelha inferior mais fina tem um obturador que se ajusta para canalizar o fluxo de ar de arrefecimento para a bateria e ajuda a reduzir a resistência ao vento.

Design interior

A longa distância entre eixos permite uma cabine espaçosa, aberta e confortável de cinco lugares com o ambiente acolhedor de uma sala de estar. O painel de instrumentos é estreito e baixo, aumentando a sensação de abertura e a visibilidade do condutor para a frente.

O princípio "mãos no volante, olhos na estrada" é apoiado pelo cockpit centrado no ser humano, no qual o instrumento TFT de sete polegadas e a exibição de informação se encontram diretamente na linha de visão do condutor para a frente, acima da linha do volante.

Há espaço para as pernas para todos os ocupantes, com um par de metros de distância entre os pontos da anca à frente e atrás. A área de carga tem uma capacidade de até 452 l com os bancos traseiros no lugar.


Desempenho

O bZ4X de tração dianteira é alimentado por um motor eléctrico de alta resposta de 150 kW. Produz 204 DIN hp e 265 Nm de binário, permitindo uma aceleração de 0-100 km/h em 8,4 segundos e uma velocidade máxima de 160 km/h. O modelo de tracção integral (mais detalhes abaixo) tem uma potência máxima de 217,5 DIN hp com 336 Nm de binário; a velocidade máxima mantém-se inalterada, enquanto a aceleração para 100 km/h é reduzida para 7,7 segundos. Todos os valores de desempenho permanecem provisórios antes da homologação oficial.

O sistema oferece a opção de "acionamento por pedal único" com um impulso na regeneração da energia de frenagem que permite ao condutor acelerar e abrandar o veículo usando apenas o pedal do acelerador.

Qualidade da bateria garantida

A Toyota recorreu a mais de 25 anos de experiência em tecnologia de baterias de veículos eletrificados para garantir que a nova unidade de iões de lítio no bZ4X tenha qualidade, durabilidade e fiabilidade líderes mundiais.

A sua confiança na tecnologia reflete-se num programa de cuidados alargado que garante que a bateria continuará a funcionar a 70% da sua capacidade original após até 10 anos de propriedade ou um milhão de quilómetros percorridos, sob reserva de o cliente levar o seu veículo a um centro de serviço autorizado da Toyota para um exame de saúde anual. Para garantir que esta garantia pudesse ser oferecida, a Toyota desenvolveu a bateria com um objetivo de 90% da capacidade retida após 10 anos/240 000 km.

Este nível de qualidade e desempenho é apoiado por uma monitorização múltipla da tensão, corrente e temperatura da bateria, a nível de célula individual. Se for detetada qualquer geração de calor anormal, os controlos são automaticamente acionados.

Foram implementadas contramedidas para mitigar qualquer degradação do material, e existem salvaguardas no processo de fabrico para impedir a entrada de matéria estranha na bateria. Num Toyota primeiro, a bateria é arrefecida por água.

Desempenho em tempo frio

Graças a um sistema de aquecimento eficiente e eficaz, o desempenho fiável e o alcance é mantido mesmo em clima frio. O bZ4X utiliza uma bomba de calor, retirando calor do ar exterior para aquecer o carro, que é mais eficiente e utiliza menos energia do que os sistemas normais de ar condicionado.

Para aquecimento adicional da cabina, é fornecido aquecimento radiante infravermelho para o condutor e passageiro da frente, instalado abaixo da coluna de direcção e painel de instrumentos para aquecer as pernas e pés inferiores. Fornecido como opção com aquecedores de bancos, proporciona um aquecimento muito mais rápido, em cerca de apenas um minuto.

Alcance de condução

A bateria de alta densidade tem uma capacidade de 71,4 kWh e espera-se que permita uma autonomia de condução de mais de 450 km sem emissões (aplicando parâmetros de teste WLTP). O número variará de acordo com a versão do modelo e é provisório, enquanto se aguarda a homologação oficial.

A bateria pode ser carregada rapidamente sem comprometer a segurança ou a vida útil: uma carga de 80% pode ser atingida em cerca de 30 minutos com um sistema de carga rápida de 150 kW (CCS2).

A partir do quarto trimestre de 2022, estará disponível um carregador trifásico de 11 kW a bordo, melhorando ainda mais o desempenho da carga.

autonews.pt @ 7-12-2021 16:29:10

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Carros elétricos - notícias e tecnologia