Grupo Barraqueiro testa autocarro 100% elétrico inovador

Em Torres Vedras

O Grupo Barraqueiro, em parceria com o Município de Torres Vedras, encontra-se a testar um autocarro 100% elétrico em Torres Vedras. Até à próxima segunda-feira, os passageiros da Linha Azul dos Transportes Urbanos de Torres Vedras – TUT têm a oportunidade de viajar num dos mais avançados autocarros elétricos, concebido pela francesa Alstom.

autonews.pt @ 15-10-2019 15:07:42

Uma das inovações passa pelo facto de este autocarro apresentar quatro rodas direcionáveis que irão permitir, ao fazer uma curva, que se ocupe menos 20% da superfície do asfalto do que um autocarro convencional. O veículo requer, por isso, menos espaço, prometendo contribuir para uma mudança na mobilidade urbana: o espaço necessário para a realização da manobra de paragem ou estacionamento, por exemplo, será reduzido, poupando espaço equivalente a dois carros (em estacionamento paralelo).

O autocarro que está a ser testado é o modelo Aptis da Alstom, um veículo com 12 metros de comprimento e uma capacidade de transporte de 95 passageiros. Este veículo é 100% movido a energia acumulada em baterias, com uma autonomia prevista de mais de 200 quilómetros. A uma motorização padrão é de 180 kw o que proporciona capacidade de tração em inclinações entre 13% (carregado) e 20% (vazio). O tempo de vida útil é estimado em 20 anos.

autonews.pt @ 15-10-2019 15:07:42


Clique aqui para ver mais sobre: Carros elétricos - notícias e tecnologia