Fórmula E Novos carros de Geração 3 a caminho

Novos carros com mais de 800 cv de potência nos dois eixos

A Fórmula E e a Federation Internationale de l'Automobile (FIA) partilharam um primeiro olhar sobre a terceira geração de carros de competição totalmente elétricos que irão correr na temporada 9 do Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA. O Gen3 é descrito pelo Presidente da FIA Jean Todt como: "uma máquina criada na intersecção de alto desempenho, eficiência e sustentabilidade".

autonews.pt @ 1-12-2021 19:47:02

O Gen3 (Geração 3) foi apresentado a um grupo exclusivo de fabricantes, equipas, pilotos e parceiros da Fórmula E em Valência, Espanha, onde estão em curso testes de pré-época para a 8ª temporada do Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA, que começa em Janeiro.

Enquanto que os fabricantes de Fórmula E vão receber os carros Gen3 na Primavera de 2022, após mais testes intensivos de desenvolvimento dentro e fora da pista, o briefing em Valência revelou uma série de inovações de design, desempenho e sustentabilidade no carro Gen3:

. O carro de competição mais eficiente do mundo - pelo menos 40% da energia utilizada numa corrida será produzida por travagem regenerativa durante a corrida;

. O primeiro carro de fórmula com grupos propulsores à frente e atrás: um novo grupo propulsor à frente adiciona 250kW aos 350kW atrás, mais do dobro da capacidade regenerativa do actual Gen2 para um total de 600kW;

. O primeiro carro de fórmula que não terá travões hidráulicos traseiros devido à adição do grupo propulsor dianteiro e à sua capacidade de regeneração;

. Um motor eléctrico que fornece até 350kw de potência (470BHP), capaz de uma velocidade máxima de 200mph (320 km/h), com uma relação potência/peso duas vezes mais eficiente que um motor de combustão interna equivalente a 470BHP (ICE)

No final este carros da nova geração são mais leves e mais pequenos que o atual Gen2 para permitir corridas mais rápidas e mais ágeis

A referência para a sustentabilidade em carros de corrida de alto desempenho

O Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA cria um ambiente onde o alto desempenho e a sustentabilidade coexistem de forma poderosa. Peritos líderes em sustentabilidade na FIA e na Fórmula E trabalharam em estreita colaboração com engenheiros durante todo o processo de desenvolvimento para assegurar que o Gen3 estabelece a referência para a sustentabilidade em carros de corrida de alto desempenho.

O Gen3 é o primeiro carro de fórmula alinhado com o Life Cycle Thinking, com um caminho claro para a segunda vida e fim de vida para todos os pneus, peças partidas e células de bateria.

Adicionalmente, o Gen3 é a primeira fórmula de referência:

. O Gen3 será carbono net-zero, mantendo o estatuto do campeonato como o primeiro desporto a ser certificado como carbono net-zero desde o seu início.

. Todas as peças de fibra de carbono que se quebrem serão recicladas por um processo inovador da indústria aeronáutica e aeroespacial em novas fibras reutilizáveis para outras aplicações.

Pneus com 26% de materiais sustentáveis na composição

O Gen3 é alimentado por motores eléctricos que são substancialmente mais eficientes do que os ICEs, pois podem converter mais de 90% da energia elétrica em energia mecânica (movimento) em comparação com cerca de 40% nos ICEs de alta eficiência.

Todos os fornecedores são submetidos a rigorosos KPIs de sustentabilidade, nomeadamente a obtenção da certificação de Acreditação Ambiental FIA 3 em cada campeonato.

autonews.pt @ 1-12-2021 19:47:02

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: FORMULA-E - Campeonato Mundial de Automóveis Elétricos