Fórmula E calendário atualizado e novas regras desportivas

A partir de Janeiro de 2022 são 16 provas

O novo regulamento desportivo da 8ª temporada do Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA foi ratificado pela Fédération Internationale de l'Automobile (FIA), durante o seu Conselho Mundial do Desporto Automóvel (WMSC). Após consulta da FIA e da Fórmula E aos intervenientes desportivos, técnicos e comerciais, a WMSC aprovou três atualizações fundamentais para a Temporada 8.

autonews.pt @ 19-10-2021 11:04:55

com novos locais de corrida confirmados, incluindo a adição de Jacarta com Vancouver e Seul.

. Até 10 minutos de tempo de corrida adicional para compensar as neutralizações durante os Safety Cars & Full-Course Yellows. A potência dos carros Gen2 vai aumentar de 200kW para 220kW, tal como ratificado no WMSC de Julho.

. A introdução de um novo formato de qualificação com grupos e duelos frente a frente para proporcionar uma plataforma para as melhores equipas e pilotos competirem, mantendo ao mesmo tempo a oportunidade e imprevisibilidade.

Fórmula E - Calendário da 8ª época:

1ª Corrida > 28 de Janeiro de 2022 – Diriyah, Arábia Saudita

2ª Corrida > 29 de Janeiro – Diriyah, Arábia Saudita

3ª Corrida > 12 de Fevereiro – Cidade do México, México

4ª Corrida > 5 de Março – A anunciar

5ª Corrida > 19 de Março – Cidade a anunciar, China

6ª Corrida > 9 de Abril – Roma, Itália

7ª Corrida > 30 de Abril – Mónaco, Mónaco

8ª Corrida > 14 de Maio – Berlim, Alemanha

9ª Corrida > 4 de Junho – Jakarta, Indonésia

10ª Corrida > 2 de Julho – Vancouver, Canadá

11ª Corrida > 16 de Julho – Nova Iorque, EUA

12ª Corrida > 16 de Julho – Nova Iorque, EUA

13ª Corrida > 30 de Julho – Londres, Reino Unido

14ª Corrida > 31 de Julho – Londres, Reino Unido

15ª Corrida > 13 de Agosto – Londres, Reino Unido

16ª Corrida > 14 de Agosto – Londres, Reino Unido


Regulamentos Desportivos Revistos

As corridas de Fórmula E podem agora ter um tempo de corrida adicional até um máximo de 10 minutos adicionado quando os incidentes em pista resultarem na entrada de um carro de segurança ou em neutralizações de Amarelo de percurso completo durante a corrida padrão de 45 minutos + 1 volta.

Tal como ratificado no WMSC de Julho, os carros totalmente elétricos Gen2 da Fórmula E poderão utilizar 220kW (300 cv) de potência na Temporada 8, um aumento de 10% por comparação com os 200kW na temporada anterior, durante as corridas de 45 minutos + 1 Volta. A potência permitida durante o Modo de Ataque também aumentará para 250kW (340 cv), partindo dos de 235kW (319 cv) aplicados na Temporada 7.

Foi igualmente aprovado que será introduzido um novo formato de qualificação com grupos e duelos de eliminatórias frente a frente, permitindo às melhores equipas e pilotos mostrarem a sua velocidade e perícia. O formato mantém a possibilidade de qualquer piloto começar no topo da grelha, garantindo drama e imprevisibilidade ao longo de todo a competição.


A qualificação contará com uma primeira ronda de dois grupos com cada piloto capaz de fazer múltiplas tentativas de voltas mais rápidas dentro do seu tempo atribuído. Os quatro pilotos mais rápidos de cada grupo irão progredir para duelos frente a frente, numa base de knock-out, nos quartos-de-final e semi-finais. A pole-position será decidida num duelo final frente-a-frente, com todas as posições da grelha baseadas ou no sucesso nos duelos frente-a-frente, ou nos tempos de volta, dependendo da fase em que os pilotos qualificados atingem.

Alberto Longo, Director do Campeonato e Co-Fundador, Fórmula E, disse: "As alterações que estão a ser feitas na qualificação e no tempo de corrida refletem o nosso foco e o da FIA na integridade desportiva e na maximização do espectáculo das corridas. O nosso novo formato de qualificação irá mostrar as equipas e os pilotos frente a frente durante toda a temporada, ao mesmo tempo que permite a qualquer piloto no seu dia tomar a pole position. Para os nossos fãs, o novo formato de qualificação foi concebido para ser intuitivo, imprevisível, e divertido.

"A capacidade de aumentar o tempo de corrida quando temos incidentes durante a corrida regular de 45 minutos é um produto da rápida evolução da tecnologia de veículos elétricos e das melhorias contínuas na eficiência energética pelas equipas da Fórmula E da ABB".

autonews.pt @ 19-10-2021 11:04:55

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: FORMULA-E - Campeonato Mundial de Automóveis Elétricos