Renault Rafale E-Tech 4X4 300 cv

Experiência da Renault elevada pela Alpine

A Renault revela a versão de alto desempenho do Rafale: o Renault Rafale E-Tech 4x4 300 cv. Fruto de toda a experiência da marca e da paixão das suas equipas, o novo motor híbrido plug-in oferece o melhor dos dois mundos: o da combustão e o da eletricidade, com uma predileção pela condução elétrica em utilização quotidiana. Mas o Renault Rafale E-Tech 4x4 300 cv não se diferencia apenas pelo motor de alto desempenho. 

autonews.pt @ 16-5-2024 17:04:36

Em perfeita sintonia com os dias de hoje, é ultra-eficiente, com uma autonomia de até 1.000 km. A adição de um motor elétrico no eixo traseiro confere ao porta-estandarte da marca um sistema de tração às 4 rodas permanentemente ativo. O Rafale E-Tech 4x4 300 cv possui notáveis características tecnológicas e de segurança, bem como uma ótima tração e aderência à estrada, em qualquer circunstância.

A versão Atelier Alpine ultrapassa ainda mais os limites da excelência em termos de prazer de condução, graças à colaboração dos especialistas da marca Alpine. A afinação do chassis, a cargo dos engenheiros da Alpine Cars e a suspensão ativa inteligente conferem ao Renault Rafale E-Tech 4x4 300 cv Atelier Alpine um comportamento e um prazer de condução ao mais alto nível.

Uma motorização de topo

A motorização E-Tech 4x4 de 300 cv do Rafale foi concebida sobre a base técnica do grupo propulsor híbrido E-Tech de 200 cv, com a adição de um motor elétrico no eixo traseiro e de uma bateria recarregável com uma acrescida capacidade de 22 kWh. Isto permite ao Rafale assegurar uma autonomia de até 100 quilómetros, em modo totalmente elétrico.

Gerida pela tecnologia E-Tech, a combinação do motor de combustão, dos três motores elétricos e da bateria oferece 300 cv e um desempenho permanentemente otimizado, proporcionando uma relação desempenho/eficiência que se situa no topo do segmento. O consumo em ciclo combinado WLTP desta versão cifra-se nos 0,7 litros/100 km e mantém-se nos 5,8 litros/100 km com a bateria descarregada, graças à eficácia do motor de combustão e à elevada capacidade da bateria (homologação WLTP em curso).

Um inédito motor híbrido recarregável

Sob o capot, o motor a gasolina, de três cilindros, com 1,2 litros de capacidade, dispõe de um novo turbocompressor, que aumenta a sua potência para 110 kW ou 150 cv (contra os 96 kW ou 130 cv da versão E-Tech 200 cv) e o seu binário para os 230 Nm (contra 205 Nm). 

A caixa de velocidades multimodo, sem embraiagem, está devidamente adaptada a estas alterações.

A este motor de combustão estão acoplados três motores elétricos (2 principais e 1 secundário), com uma potência máxima combinada de 300 cv:

- O motor elétrico principal no eixo dianteiro, que desenvolve 50 kW (70 cv) e 205 Nm de binário.

- O segundo motor elétrico principal, ligado em permanência ao eixo traseiro, com 100 kW (136 cv) e 195 Nm de binário.

- O motor elétrico secundário HSG (Motor de arranque/Gerador de Alta Voltagem) com 25 kW (34 cv) e 50 Nm de binário.

Em condução dinâmica, a combinação dos diferentes motores oferece todo o seu potencial, com os seguintes níveis de desempenho:

> 0 a 100 km/h em 6,4 seg. (em comparação com os 8,9 segundos do E-Tech hybrid 200 cv)

>80 a 120 km/h em 4,0 seg. (em comparação com os 5,6 segundos do E-Tech hybrid 200 cv)

>1 000 metros de arranque em 26,9 segundos

Alimentados por uma bateria de iões de lítio de 22 kWh/400 V, os dois motores principais asseguram a tração elétrica. O motor elétrico secundário HSG (Motor de arranque/Gerador de Alta Voltagem) põe em funcionamento o motor de combustão interna, opera as mudanças da caixa de velocidades automática e ajuda a recarregar a bateria.

Com a potência máxima de carga aceite, ou seja, 7,4 kW (32A), uma recarga completa da bateria demora:

2h10 para ir de 0 a 80 %

2h55 para ir de 0 a 100 %

Atelier Alpine: o melhor da tecnologia da Alpine e da Renault

Para além do nível de equipamento Esprit Alpine, comum à versão híbrida E-Tech 200 cv, o Rafale E-Tech 4x4 300 cv é proposto numa nova versão Atelier Alpine. Um nome sugestivo que evoca a experiência avançada trazida à Renault pela Alpine Cars. Esta combinação de talentos permite aos condutores do Renault Rafale usufruírem da "experiência Alpine".

Especificamente, o chassis do Atelier Alpine foi afinado por um grupo de cerca de uma dúzia de engenheiros dedicados da Alpine Cars, através do desenvolvimento de:

- Elementos especiais: amortecedores, molas, para-choques, barras estabilizadoras dianteira e traseira e jantes de 21 polegadas;

- Um sistema exclusivo de amortecimento controlado, denominado suspensão ativa com câmara preditiva;

- Modos específicos do Agility Control;

- Calibração das UEC (unidades eletrónicas) que controlam a travagem, a travagem regenerativa, o controlo da estabilidade e da trajetória e a direção assistida;

- Apoio especializado nas ligações do grupo motopropulsor ao chassis e aos pneus desportivos Continental.

Detalhes de design específicos

O Rafale E-Tech 4x4 300 cv Atelier Alpine distingue-se do resto da gama pela cor exclusiva da carroçaria, Azul Cume Acetinado, pelo spoiler flutuante em Preto Estrela e pelas jantes especiais Chicane de 21 polegadas, equipadas com pneus Continental (jantes de 20 polegadas para o nível de equipamento Esprit Alpine). Numa alusão desportiva à marca Alpine, o interior do Rafale E-Tech 4x4 300 cv Esprit Alpine e o do Atelier Alpine apresentam tapetes na icónica cor azul da marca do A em forma de seta.

Uma inédita suspensão ativa da Renault

O Rafale E-Tech 4x4 300 cv Atelier Alpine distingue-se da versão Esprit Alpine por estar equipado com um inovador sistema de suspensão inteligente, controlada eletronicamente, ligada a uma câmara situada na parte superior do para-brisas. 

Denominada Suspensão Ativa, com Câmara Preditiva, este sistema tem em conta a velocidade e a reação do condutor para ajustar, continuamente, o amortecimento, por exemplo, em caso de lombas ou de obstáculos na estrada.

Um inovador Agility Control

Específico da versão Rafale Atelier Alpine, o ecrã multimédia conta com um menu denominado "Chassis Control" que permite ao condutor ajustar os parâmetros do sistema 4Control Advanced, os níveis de amortecimento e os ângulos de direção traseiros de três formas:

. Confort, ideal para as deslocações quotidianas, nomeadamente em cidade.

. Dynamique, para um compromisso entre agilidade e um bom nível de filtragem.

. Sport, com ênfase na agilidade e no prazer de condução.

Estas definições do Agility Control estão disponíveis em todos os modos de condução (Eco, Confort, Sport e Perso), exceto no modo Snow (Neve).

Refletindo a vasta gama de tecnologias ajustáveis, disponíveis na versão Atelier Alpine (quatro motores, tração às 4 rodas, direção às 4 rodas, travagem regenerativa e suspensão ativa), estes três modos permitem aos condutores personalizarem muito facilmente o Rafale, de acordo com as suas próprias necessidades.

Desenvolvidas pelos engenheiros da Alpine, as definições de cada modo garantem sempre uma configuração ótima do Rafale Atelier Alpine.

Todas as qualidades de um híbrido e de um elétrico

O Renault Rafale E-Tech 4x4 300 cv está equipado com uma poderosa bateria recarregável de 22 kWh que funciona a 400 V. Quando totalmente carregada, oferece uma autonomia de até 100 km (ciclo WLTP), em modo 100% elétrico. Uma autonomia que incentiva a recarga regular numa tomada.

Se o nível de carga da bateria o permitir, a condução 100% elétrica é ativada, por defeito, nos modos Confort e Eco e mantida de acordo com as exigências do condutor. Também pode ser "forçada", selecionando o modo "Electric", através do botão EV MODE, junto ao apoio de braços central. Esta escolha de energia mantém-se para necessidades de potência até aos 160 cv e a uma velocidade máxima de até 135 km/h.

Este botão EV MODE permite, através de um menu, ativar um dos três seguintes modos:

. Híbrido (ativado por defeito)

. Elétrico, ativação da condução "forçada" em modo 100% elétrico

. E-save, utiliza o motor de combustão interna, desde o arranque, para carregar a bateria até 25%,, para prever a chegada a uma zona urbana, por exemplo.

No quotidiano, o Renault Rafale E-Tech 4x4 300 cv funciona como um automóvel 100% elétrico e proporciona o mesmo tipo de sensações de condução, nomeadamente em termos de silêncio e de aceleração. Ao volante, este prazer é reforçado por uma travagem regenerativa regulável, através de patilhas no volante.

Até 1.000 km de autonomia

Graças à gestão otimizada da energia entre os diferentes motores, o consumo normalizado no ciclo WLTP (em homologação) é de 0,7 litros/100 km com a bateria cheia, e de 5,8 litros/100 km com a bateria vazia. Esta eficiência coloca o Rafale E-Tech 4x4 300 cv no topo do mercado dos SUV de alto desempenho do segmento D.

Todo o engenho e a eficiência da tecnologia E-Tech permite as seguintes autonomias:

- Até 100 km, em modo 100% elétrico

- Até 1.000 km, com um depósito de gasolina cheio (depósito de 55 litros) e a bateria carregada.

Tração inteligente para uma maior segurança e dinamismo

Com o novo motor elétrico situado no eixo traseiro, o Renault Rafale E-Tech 4x4 300 cv dispõe de um sistema de tração às 4 rodas que está permanentemente ativo. A tração por cada eixo é gerida, automaticamente, pelo sistema E-Tech, em função das condições de condução e do modo de condução selecionado, através das configurações MULTI-SENSE. 

A distribuição do binário pode variar, instantaneamente, entre 100% nas rodas dianteiras (tração dianteira) e 100% nas rodas traseiras (tração traseira). Regra geral, a tração dianteira é preferível até aos 70 km/h e a tração traseira acima disso.

Condução híbrida preditiva

Esta função maximiza a utilização da energia elétrica durante a viagem. Os dados do mapa conectado, como a topografia da estrada nos próximos sete quilómetros (ou o percurso mais provável se não for registado um destino), fornecem informações antecipadas ao sistema de gestão da bateria para que a energia do motor elétrico seja utilizada sempre que possível.

Um relatório de condução está disponível, sob a forma de um histograma, que detalha o consumo e a distância percorrida em modo 100% elétrico.

autonews.pt @ 16-5-2024 17:04:36

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades