Novas tecnologias no DS 9 M.Y. de 2023 com a introdução do DS IRIS SYSTEM

Introdução de nível de equipamento superior OPERA e a adoção do DS 9 ESPRIT DE VOYAGE

O DS 9 M.Y. 23 apresenta um painel de instrumentos redesenhado e recebe o novo sistema multimédia DS IRIS SYSTEM. Trata-se de uma interface integralmente revista, totalmente configurável e personalizável, reativa, elegante e assistida pelo reconhecimento de voz natural IRIS. O touchscreen de 12" de alta resolução apresenta um menu composto por widgets que permitem aceder a todas as funções com um único movimento, controlando a navegação com ligação 3D, o ar condicionado, as fontes de áudio digitais e todos os dados de viagem. Este ecrã de fácil utilização permite também desfrutar de uma visão 360°, proporcionada pelas novas câmaras digitais de alta resolução, ou aceder às funções Mirror Screen, CarPlay e Android Auto via Wi-Fi ou através de duas tomadas USB C.

autonews.pt @ 18-5-2023 17:53:38

A Navegação Conectada ajuda o condutor a escolher o melhor trajeto. Monitoriza as condições de trânsito e calcula os melhores percursos em tempo real. O ecrã apresenta as zonas de perigo, incluindo os controlos de velocidade (em função da legislação do país), as previsões meteorológicas, o local e os preços dos postos de abastecimento ou a localização dos parques de estacionamento públicos e das estações de carregamento. No estacionamento à superfície, o DS IRIS SYSTEM apresenta o nível de probabilidade de encontrar um lugar de estacionamento rua a rua nas grandes cidades. Todas as atualizações são efetuadas automaticamente.

O DS IRIS SYSTEM está ligado à aplicação móvel MyDS, que permite o envio de destinos do smartphone para o ecrã do DS 9, programar o pré-condicionamento da ventilação do habitáculo ou o carregamento da bateria, consultar o estado de carga da bateria ou os dados das viagens anteriores, receber alertas de manutenção proativa ou utilizar o telecomando digital para trancar e destrancar as portas, acender as luzes ou acionar a buzina.

Abertura das encomendas da Coleção ESPRIT DE VOYAGE: competência notável

A coleção ESPRIT DE VOYAGE passa a estar disponível no DS 9 M.Y. 23, e a DS Portugal dá início amanhã ao período de encomendas desta nova versão DS 9. Tal como as casas de alta costura e em linha com a arte francesa de viajar, a DS Automobiles apresenta no DS 9 ESPRIT DE VOYAGE um requinte único caraterizado por um interior exclusivo em couro claro.

Cores claras e luminosas rematam o interior com bancos inteiramente em couro Nappa Pearl Grey com estofos tipo bracelete de relógio. A consola central, o painel de instrumentos e os revestimentos dos painéis das portas são todos em couro Nappa Pearl Grey.

O forro do tejadilho é totalmente revestido em Alcantara® Pebble Grey e os apoios de braços das portas adotam, igualmente, esta tonalidade Pearl Grey, tal como o entrançado dos tapetes dianteiros e traseiros, que apresentam o pesponto especial Zéphir.

No painel abaixo do ecrã central, o couro napa Pearl Grey é gravado a quente com uma técnica desenvolvida pelos artesãos da DS Automobiles para dar relevo a esta forma única. Herdado dos emblemáticos guilhochés dos relojoeiros parisienses, o Clous de Paris assinala a localização do DS DESIGN STUDIO PARIS, a partir do qual se estendem os raios que traçam um mapa da Europa. Este desenho criado para a coleção ESPRIT DE VOYAGE é executado de várias formas para esta coleção. Estas linhas repetem-se nas soleiras e nos emblemas das portas dianteiras, bem como na gravação a laser nas capas dos espelhos retrovisores.

Os materiais de alta qualidade marcam definitivamente a estética e a sensibilidade ao toque noutros elementos do habitáculo, com o volante em couro de grão Preto Basalto, a parte superior do tabliê em couro Nappa Preto Basalto e uma chapeleira em Alcantara® Preto.

Exteriormente, a versão E-TENSE 250 destaca-se pelas novas jantes CHAMBORD de 19’’ com acabamento em Cinzento Anthra mate, enquanto a versão E-TENSE 4x4 360 mantém as jantes MUNICH de 20’’ equipadas com pneus Michelin Pilot Sport 4S.

O DS 9 M.Y. 23 ESPRIT DE VOYAGE está disponível em quatro cores: Crystal Pearl, Azul Midnight, Cinzento Platinum e Preto Perla Nera.

O período de encomendas para o DS 9 M.Y. 23 ESPRIT DE VOYAGE já abriu em Portugal, com preços de 79.335 euros e 92.485 euros para as versões E-TENSE 250 e E-TENSE 360, respetivamente.

Estreia do novo nível de equipamento OPÉRA

A gama foi aumentada com a criação de um terceiro nível de equipamento OPÉRA, que se junta aos níveis PERFORMANCE LINE + e o RIVOLI +.

Esta nova variante topo de gama introduz numerosos equipamentos de série, tecnologias como a suspensão controlada por câmara DS ACTIVE SCAN SUSPENSION, o Pack Segurança Alargado com a condução semi-autónoma de nível DS DRIVE ASSIST, o DS DRIVER ATTENTION MONITORING e o DS NIGHT VISION, e soluções de conforto como o sistema de som FOCAL Electra®, o Pack DS Lounge para os passageiros traseiros, incluindo apoio de braços central traseiro em couro Premium, os apoios de cabeça Lounge nos lugares laterais traseiros, o botão de cortesia para deslocar o banco do passageiro dianteiro para a frente a partir dos lugares traseiros, o ar condicionado automático alargado de dupla zona e os bancos laterais traseiros com aquecimento, massagem e refrigeração, bem como teto de abrir, portão da bagageira eléctrico, para-brisas aquecido e alarme.

O novo nível de equipamento OPÉRA é proposto com estofos em couro Nappa, com design de bracelete de relógio, em três cores distintas: OPÉRA RUBY RED, OPÉRA PEARL GREY e o novo OPÉRA ART BASALT BLACK.

A elegância do equipamento OPÉRA é consubstanciada pelo couro Nappa nos bancos, reforçada com o logótipo DS gravado nos apoios de cabeça, consola central e no painel de bordo alargado, independentemente da cor escolhida. Os interiores RUBY RED e ART BASALT BLACK recebem também os exclusivos acabamentos Art Leather, para um visual ainda mais deslumbrante. Também novidade no DS 9 M.Y. 23 é o revestimentos do teto em Alcantara® na cor Pebble Grey, inundando todo o habitáculo de uma envolvente luminosidade.

Propulsores 100% híbridos plug-in com potências até 360 cv

O DS 9 M.Y. 23 é um automóvel 100% híbrido plug-in disponível com potências de 250 cv e de 360 cv com tração integral.

No topo da gama, o DS 9 M.Y. 23 E-TENSE 4x4 360 oferece um motor de 4 cilindros com 200 cv e dois motores eléctricos, um de 110 cv (localizada à frente e integrado na caixa de velocidades) e outro de 113 cv (conectado ao eixo traseiro), com uma transmissão integral inteligente. A bateria de 15,6 kWh beneficia de uma gestão avançada que permite economizar energia para responder a diferentes exigências.

A velocidade máxima do DS 9 M.Y. 23 E-TENSE 4x4 360 está limitada eletronicamente a 250 km/h, com a capacidade de atingir 140 km/h apenas com energia elétrica. A aceleração de 0 a 100 km/h é cumprida em 5,6 segundos e os 1.000 metros de arranque (start-stop) são percorridos em 25,4 segundos.

Em modo zero emissões, o DS 9 M.Y. 23 E-TENSE 4x4 360 percorre 65 km no ciclo urbano WLTP ou 62 km no ciclo combinado WLTP. O consumo de combustível está reduzido a 1,5 litros/100 km com emissões de CO2 homologadas de 35 g/km segundo o ciclo WLTP.

O DS 9 E-TENSE 250 possui um motor PureTech de 4 cilindros com 200 cv de potência, acompanhado de um motor elétrico de 80 kW (110 cv). A bateria de 15,6 kWh confere autonomia até 85 quilómetros de acordo com o ciclo urbano WLTP (EAER City utilizado pelas autoridades fiscais) ou até 75 km no ciclo combinado WLTP. O carregador de bordo de 7,4 kW permite carregar de 0 a 100% em 2h23m.

As emissões de CO2 são de apenas 22 g/km com um consumo homologado de 1,0 litros/100 km segundo o ciclo combinado WLTP.

autonews.pt @ 18-5-2023 17:53:38

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades