Novíssimo Grand Cherokee em grande destaque entre a gama completa Jeep® 4xe

O primeiro Grand Cherokee 4xe plug-in de sempre

A zona de Cortijo Curiel, foi o local de sonho dentro de uma das mais prestigiadas paisagens naturais do sul de Espanha, tem sido o cenário ideal para testar toda a gama Jeep 4xe - Renegade, Compass, Wrangler - e as suas capacidades, bem como para introduzir o novíssimo Jeep Grand Cherokee.

autonews.pt @ 17-5-2023 11:33:22

Ao apresentar a gama completa Jeep 4xe, bem como o novíssimo Grand Cherokee, Eric Laforge, Diretor da marca Jeep na Europa, disse: "A tecnologia 4xe utiliza a tração elétrica para reforçar o ADN único da Jeep e a lendária capacidade todo-o-terreno da nossa marca. De facto, proporciona um binário surpreendente, mais aceleração, prazer de condução e ainda mais liberdade ao ar livre em silêncio quase total. Hoje alargamos ainda mais a nossa oferta com o porta-estandarte Grand Cherokee, proposto apenas na versão 4xe Plug-in Hybrid, entrando, assim, na categoria LEV como um dos mais tecnologicamente avançados, competentes e refinados SUV 4x4 de sempre. A sua tecnologia 4xe aumenta o prazer de condução, a liberdade e a aventura, ao mesmo tempo que proporciona um desempenho de topo, maior capacidade, economia de combustível e sustentabilidade. Representa um passo importante no caminho da Jeep para a mobilidade puramente elétrica".

O novíssimo Jeep Grand Cherokee inova com performance, conforto e funcionalidade excecionais e foi concebido e projetado para fornecer ainda mais daquilo fez deste SUV da Jeep um verdadeiro ícone global no segmento dos SUV premium.

Um propulsor amigo do ambiente com performance excecional - com tecnologia 4xe plug-in que proporciona até 51 km de autonomia elétrica na cidade e uma autonomia de condução combinada de até 700 km, este é o Grand Cherokee com a melhor capacidade 4x4 e o mais sustentável de sempre, um claro sinal do compromisso da marca Jeep para com o objetivo "Zero Emission Freedom". E tudo sem cedências no que diz respeito à performance, com uma aceleração de 0-100 km/h em 6,3 segundos.

Capacidade lendária - o Grand Cherokee com mais capacidade 4x4 de sempre, o novo Trailhawk 4xe conquistou o Rubicon Trail em modo de propulsão puramente elétrica; a nova desconexão da barra estabilizadora, uma funcionalidade exclusiva no segmento, permite uma melhor articulação e tração sobre rochas e terreno acidentado.

Tecnologia avançada - o mais evoluído sistema Uconnect™ 5 inclui um ecrã de 10,1 polegadas e um painel totalmente digital de 10,25 polegadas com velocidade de operação cinco vezes mais rápida e atualizações over-the-air (OTA). Está, também, disponível um ecrã de 10,25 polegadas para o passageiro e um sistema heads up display de 10,25 polegadas.

Mais espaço e versatilidade - o novíssimo Jeep Grand Cherokee 4xe oferece novos níveis de conforto e de habitabilidade, incluindo a capacidade de transportar um conjunto de tacos de golfe transversalmente no compartimento de carga.

Novas funcionalidades - com uma arquitetura, design exterior e um interior totalmente novos - este último com ecrã frontal para o passageiro - suspensão dianteira e traseira independente Quadra-Lift com elementos pneumáticos - exclusiva no segmento - e amortecimento semi-ativo controlado eletronicamente.

Manufatura de classe mundial - a gama inclui o acabamento Summit Reserve com interior em pele Palermo, componentes em madeira real e sistema áudio McIntosh de 950 Watts e com 19 altifalantes.

Segurança de alta tecnologia - com mais de 110 funções avançadas de segurança e proteção, incluindo Active Driving Assist para condução autónoma de nível 2, vista surround de 360 graus e câmaras de visão noturna.

A arquitetura totalmente nova e o estilo de carroçaria aerodinâmica e esculpida combinam-se para melhorar o desempenho, a segurança e a fiabilidade do automóvel, reduzindo ao mesmo tempo, significativamente, o peso, o ruído e as vibrações. Concebido para maximizar a segurança geral dos passageiros, conforto e comodidade, o novíssimo Jeep® Grand Cherokee 4xe dispõe de uma abrangente oferta de equipamento com funcionalidades e tecnologias de nova geração que o diferenciam no segmento dos modelos SUV.

O novíssimo Jeep® Grand Cherokee 4xe é o veículo perfeito para todos aqueles que querem diferenciar-se da multidão e que procuram um veículo moderno e competente. São pessoas extremamente dinâmicas, "eco conscientes", empenhadas em atividades ao ar livre e orientadas para a família. A investigação diz-nos que os clientes de referência do Grand Cherokee adquirem o seu veículo com base no design e tecnologia de última geração, apreciando o espaço, a funcionalidade, a segurança e apoiando escolhas sustentáveis.

O primeiro Grand Cherokee 4xe plug-in de sempre

O novíssimo Jeep Grand Cherokee 4xe combina um moderno motor 2.0 litros sobrealimentado de quatro cilindros com dois motores elétricos de alta tensão, uma robusta transmissão automática de 8 velocidades TorqueFlite e comprovados sistemas de tração 4x4 da Jeep, resultando em 380 cv de potência e 637 Nm de binário. Mais especificamente, a bateria de 400 Volts é feita de 96 células de iões de lítio e garante até 48 km de autonomia combinada totalmente elétrica - a qual pode chegar a 51 km em ambiente urbano - e uma autonomia total de até 700 km.

O processo de organizar as necessidades de carregamento fica, igualmente, muito simplificado graças ao parceiro Free2Move e-solution, seja em postos de carregamento públicos ou numa wallbox doméstica. Todas estas atividades são mais fáceis de gerir, basta descarregar a aplicação móvel Jeep.

O propulsor híbrido pode ser adaptado a cada viagem, desde uma deslocação diária em modo puramente elétrico até à ausência de qualquer ansiedade de autonomia para viagens em estrada mais prolongadas, permitindo aos proprietários explorar a natureza fora da estrada em quase absoluto silêncio no modo EV. Estão disponíveis diferentes modos de condução EV:

Modo Hybrid: Este é o modo definido por defeito. O modo híbrido combina o binário do motor 2.0 litros turbo e o dos motores elétricos. Neste modo, o propulsor utiliza primeiro a potência da bateria de alta voltagem, adicionando a potência do motor térmico para maximizar a capacidade de resposta. Quando a capacidade da bateria se esgotar, o veículo passa a circular de acordo com o modo de funcionamento dos veículos híbridos convencionais.

Modo Electric: Quando a bateria de alta voltagem tem carga suficiente, o propulsor pode funcionar com energia elétrica e, assim, com zero emissões até gamas de velocidade típicas de autoestradas e vias rápidas. Neste modo, o motor térmico só se ligará quando o condutor solicitar a potência máxima. Quando a bateria se esgotar, o veículo voltará automaticamente para o modo Hybrid.

Modo eSave: Este modo dá prioridade à propulsão a partir do motor de combustão, poupando a energia na bateria para uso posterior, tal como para uma propulsão puramente elétrica em ambiente fora de estrada ou em áreas urbanas onde a utilização de motores de combustão interna possa ser restrita. O motor será desligado quando a exigência de energia for baixa, por exemplo, quando o veículo estiver parado ou rolar livremente.

Travagem regenerativa: nas fases de desaceleração, o sistema utiliza primeiro a travagem regenerativa disponível (até 0,25 G) através dos motores elétricos para abrandar o veículo e recarregar a bateria, capacidade aumentada pelos travões de fricção tradicionais quando é necessária uma desaceleração mais forte ou quando são detetadas condições de baixa aderência.

A lendária capacidade ​4x4 da Jeep

O Jeep Grand Cherokee oferece uma capacidade fora de estrada sem rival, em conjunto com uma eficaz dinâmica de condução em estrada. Essa lendária capacidade fora de estrada é cortesia de dois sistemas 4x4, Quadra-Trac II e Quadra-Drive II com diferencial traseiro autoblocante eletrónico (eLSD). Ambos os sistemas estão equipados com uma caixa de transferência ativa para melhorar a tração, transferindo o binário para a roda com mais aderência.

A suspensão pneumática Jeep Quadra-Lift ™, agora com amortecimento eletrónico semi-ativo, proporciona uma distância livre ao solo de 275 mm e 61 cm de passagem a vau, valores que são referenciais na sua classe. O sistema ajusta-se automaticamente às alterações das condições da estrada para uma maior estabilidade e controlo.

O sistema de gestão da tração Selec-Terrain ™, líder na sua classe, permite que os clientes escolham a configuração ideal para circular em estrada ou fora dela, para um desempenho 4x4 otimizado. Este recurso coordena eletronicamente a divisão do binário 4x4, a travagem e o comportamento dinâmico, os sistemas de direção e de suspensão, a resposta do acelerador, da transmissão e da caixa de transferência, o controlo de tração e de estabilidade, o sistema de travagem anti bloqueio (ABS), bem como a resposta da direção.

O sistema Selec-Terrain disponibiliza cinco modos (Auto, Sport, Rock, Snow, Mud/Sand) para fornecer configurações otimizadas para qualquer cenário de condução.

Novo no Jeep Grand Cherokee 4x4 é a desativação da propulsão no eixo dianteiro. Se o veículo sentir que as condições da estrada não exigem tração às quatro rodas, a desativação do eixo dianteiro coloca automaticamente o Grand Cherokee em modo de tração às duas rodas, reduzindo as perdas na transmissão e melhorando a economia de combustível. A tração às quatro rodas é reativada automaticamente quando o veículo identificar essa necessidade.

O Grand Cherokee mais luxuoso e tecnologicamente avançado de sempre

O exterior elegante e esculpido do novíssimo Jeep Grand Cherokee proporciona um visual premium mais moderno e atual e é caracterizado por uma grelha icónica de sete ranhuras, mais arrojada e maior, por uma nova secção frontal, nova iluminação full LED e tejadilho em preto brilhante. Um tejadilho baixo e curvo melhora o desempenho e a eficiência aerodinâmica do veículo, sem sacrificar o espaço de carga e a praticidade, enquanto a linha de cintura rebaixada e a maior superfície vidrada permitem a entrada de mais luz no habitáculo e aumentam a visibilidade para o exterior.

O luxuoso interior de nova geração do Jeep Grand Cherokee evoluiu para incorporar materiais artesanais e modernas comodidades, bem como para oferecer mais espaço nos lugares traseiros.

Além disso, o novo Jeep Grand Cherokee 4xe, a quinta geração do modelo, dispõe das funcionalidades tecnológicas mais avançadas da sua história, incluindo:

. Uconnect 5 – o mais avançado sistema Uconnect de sempre oferece até três ecrãs digitais de 10,1 polegadas no habitáculo

. Painel de instrumentos digital e personalizável de 10,1 polegadas

. Novo sistema heads up display de 10 polegadas

. Um ecrã de 10,25 polegadas para o passageiro da frente, exclusivo no segmento, oferece assistência de copiloto com navegação, visualização de câmaras e entretenimento visual

. Compatibilidade Apple CarPlay e Android Auto sem fios

. Novo retrovisor interior digital

O novo pacote UconnectTM Services permite que inúmeras funções do veículo sejam controladas remotamente e de forma conveniente. Graças ao Uconnect™ Services, é possível, por exemplo, pedir a localização do veículo ao assistente Amazon Alexa, procurar um ponto de interesse e enviar o endereço diretamente para o veículo, tudo a partir do conforto de casa. Além disso, enquanto conduz, pode falar com o Alexa Voice Service, perguntar sobre o estado do tempo, gerir sistemas de domótica, reproduzir música e muito mais. (É necessário um dispositivo doméstico inteligente compatível, vendido separadamente)*. Estão disponíveis novos modos de controlo remoto, incluindo as Jeep® Off Road Pages na aplicação móvel e funcionalidade Eco Score para monitorizar o estilo de condução, entre outros.

Está disponível um novo sistema de áudio McIntosh de última geração, contando com 19 altifalantes especificamente concebidos (incluindo um subwoofer de 10 polegadas), 950 Watts de potência e um amplificador de 17 canais. A marca Jeep é, atualmente, o único fabricante automóvel do mundo a integrar um sistema de som McIntosh.

Mais de 110 funcionalidades de segurança e proteção

Em termos de segurança, o Jeep® Grand Cherokee 4xe apresenta um conjunto de mais de 110 elementos avançados de segurança e proteção, incluindo aplicações inovadoras de tecnologias que aperfeiçoam a ligação entre o condutor, o veículo e a estrada.

Para além dos conteúdos de segurança de série em toda a gama, estão disponíveis os elementos adicionais:

Nova câmara de visão noturna com deteção de peões e animais

Novo assistente de colisões em interseções

Assistente de estacionamento paralelo e perpendicular e sistema de reconhecimento de sinais de trânsito

Nova câmara surround com visão a 360 graus e com sistema de lavagem dianteiro e traseiro

Novo sistema automatizado de assistência ativa à condução (L2)

Disponível numa vasta gama de níveis de acabamento

O novo Jeep Grand Cherokee 4xe está disponível na versão Limited, Trailhawk, Overland e Summit Reserve:

Limited - O Grand Cherokee na sua forma mais pura. A solução empresarial ideal. Equipado com as mais recentes novidades em termos de segurança, o interior dispõe de bancos premium, um painel de instrumentos digital de 10,25" e do sistema Radio Nav com ecrã de 10".

Overland - o melhor dos dois mundos, o nível de equipamento Overland combina conforto premium e a capacidade autêntica da Jeep®.

Trailhawk - competência sem cedências como só um Jeep® consegue oferecer. O nível Trailhawk propõe, de série, sistemas e funcionalidades off-road líderes na indústria, entre os quais as jantes de 18" com pneus All Terrain, barra estabilizadora frontal desconectável e placas de proteção.

Summit Reserve - o porta-estandarte de toda a gama da Jeep em termos de tecnologia e refinamento. O Summit Reserve, o nível superior do Grand Cherokee, inclui jantes de 21" polidas e propõe um interior que oferece um conforto inigualável. Os bancos em pele Palermo, elementos em madeira de nogueira, o sistema Mcintosh Sound de 19 altifalantes e o ecrã de 10" para o passageiro da frente, um exclusivo do segmento, em conjunto com inúmeras outras características excecionais de série, tornam-no único.

Em Portugal, o Grand Cherokee 4xe é apenas comercializado na sua versão de topo, Summit Reserve, com preço a partir dos 103.500€.

autonews.pt @ 17-5-2023 11:33:22

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades