Sistema de estacionamento sem condutor da Bosch e da Mercedes-Benz aprovado para uso comercial

Estreia mundial no estacionamento APCOA no Aeroporto de Estugarda

A Bosch e a Mercedes-Benz alcançaram um marco importante no caminho para a condução autónoma: a Autoridade Federal de Transporte Motorizado da Alemanha (KBA) aprovou o sistema de estacionamento altamente automatizado para uso na garagem P6 administrada pela APCOA no Aeroporto de Estugarda. 

autonews.pt @ 7-12-2022 16:11:52

Esta é assim a primeira função de estacionamento sem condutor altamente automatizada do mundo para SAE Nível 4 a ser oficialmente aprovada para uso comercial. O avanço tecnológico da condução autónoma desempenha um papel fundamental na mobilidade do futuro. Com o veículo e a infraestrutura assumindo a condução e as manobras, os condutores podem voltar a sua atenção para outras coisas, em vez de despenderem tempo a procurar uma lugar e a realizar manobras em garagens apertadas.

A tecnologia por trás do estacionamento sem condutor

Dirigir-se ao estacionamento, sair e enviar o veículo para um lugar de estacionamento apenas tocando numa aplicação no smartphone - o serviço de estacionamento com condução autónoma não precisa de condutor.

Depois do condutor sair do estacionamento – para gastar o tempo que acabou de economizar a fazer outra coisa – o veículo dirige-se sozinho para o lugar designado e estaciona. Posteriormente, o veículo retorna ao ponto de embarque exatamente da mesma forma.

Este processo assenta na interação entre a infraestrutura inteligente fornecida pela Bosch e instalada no parque de estacionamento e a tecnologia automóvel da Mercedes-Benz. Os sensores da Bosch na garagem monitorizam o corredor de condução e a sua envolvente, fornecendo as informações necessárias para guiar o veículo.

A tecnologia do veículo converte as informações que recebe da infraestrutura em manobras de condução. Dessa forma, os veículos podem até mesmo subir e descer rampas para se deslocarem entre andares no estacionamento. Se os sensores da infraestrutura detetarem um obstáculo, o veículo trava e pára completamente em segurança. Somente quando a rota estiver livre, continuará o seu caminho.

Foi em 2019 que a Bosch e a Mercedes-Benz obtiveram a primeira licença especial do mundo para operar estacionamento com condução autónoma usando veículos de desenvolvimento sem supervisão humana nas operações diárias do estacionamento do Museu Mercedes-Benz em Stuttgart. A aprovação agora emitida vai além disso, permitindo a operação comercial com veículos particulares no estacionamento P6 do Aeroporto de Estugarda.

As empresas planeiam implementar gradualmente o serviço de estacionamento autónomo no parque de estacionamento APCOA P6 no Aeroporto de Estugarda.

A partir do dia da sua entrada em funcionamento, os primeiros clientes dos modelos Classe S e EQS fabricados a partir de julho de 2022 cujas variantes de veículos disponham do serviço INTELLIGENT PARK PILOT2 integrado no Mercedes me connect e que tenham ativado este serviço, poderão usar a função no estacionamento P6.

Depois dos condutores utilizarem a aplicação Mercedes me para reservar um lugar de estacionamento com antecedência, podem deixar o veículo numa área de desembarque pré-determinada. Após todos os passageiros saírem do veículo, a aplicação inicia a manobra de estacionamento.

O sistema de estacionamento verifica se o caminho para o lugar reservado está livre e se todos os outros requisitos técnicos foram atendidos. Nesse caso, os condutores recebem uma notificação na aplicação a confirmar que a infraestrutura inteligente assumiu o controlo do veículo, e podem então deixar o estacionamento. O veículo arranca automaticamente e encontra o próprio caminho para o seu lugar de estacionamento.

Quando o condutor desejar retirar o seu automóvel do estacionamento, pode acioná-lo através do seu smartphone. O veículo segue o seu caminho para uma área de recolha pré-determinada.

autonews.pt @ 7-12-2022 16:11:52


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades