Range Rover e Range Rover Sport recebem classificação de cinco estrelas

Segurança melhorada

Os novos Range Rover e Range Rover Sport receberam cinco estrelas, a classificação máxima, nos mais recentes testes de segurança Euro NCAP. Estes SUV de luxo tiram partido de mais de 50 anos de experiência para proporcionar uma combinação extraordinária de capacidade todo-o-terreno, performance e segurança. 

autonews.pt @ 24-11-2022 10:35:51

Os novos modelos são os mais recentes numa longa lista de veículos Range Rover que obtiveram a classificação de cinco estrelas nos protocolos rigorosos de classificação de segurança da Euro NCAP, estabelecidos em 2009, e que começaram com o Evoque em 2011.

Ambos os modelos baseiam-se numa nova plataforma modular longitudinal flexível de metais mistos que disponibiliza uma base sólida para que o conjunto de tecnologias vanguardistas de assistência ao condutor funcione em harmonia e proporcione uma condução reativa e requintada. O novo Range Rover, disponível em configurações de quatro, cinco e sete lugares, é até 50% mais rígido que o seu antecessor, enquanto o Range Rover Sport é 35% mais rígido que anteriormente.

O galardoado Range Rover obteve 87% na categoria de proteção de crianças e 72% na proteção de utilizadores vulneráveis da estrada, enquanto o Range Rover Sport recebeu 85% na proteção ocupantes adultos. Ambos os SUV obtiveram 82% na categoria de assistência à segurança.

Os novos Range Rover e Range Rover Sport partilham um conjunto de sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS) concebidos para apoiar o condutor e proteger os ocupantes, nos quais se incluem:

Travagem Autónoma de Emergência (AEB): utiliza radares e câmaras dianteiras, o AEB auxilia a identificar veículos, peões e ciclistas na faixa, ou veículos e ciclistas que se aproximam de uma faixa adjacente enquanto o veículo vira à esquerda ou à direita. O sistema AEB identifica perigos iminentes e irá acionar os travões para minimizar a gravidade ou evitar o impacto.

Assistência à Manutenção da Faixa: monitoriza a sinalização horizontal da faixa para detetar desvios não intencionais. Se o veículo começar a sair da faixa, é aplicada uma força de rotação no volante para evitar a saída da faixa.

Assistência à Manutenção da Faixa de Emergência: auxilia a corrigir os movimentos da direção se determinar que o veículo se aproxima demasiado das bermas da estrada e se estiver a desviar para uma faixa adjacente onde tenham sido detetados outros veículos.

Câmara Surround 3D e Panorâmica do Solo ClearSight: o sistema de câmaras surround disponibiliza uma panorâmica 3D de 360 graus em redor do veículo e pode apresentar várias panorâmicas em simultâneo no ecrã táctil durante a manobra; desta forma, o condutor recebe informação detalhada do ambiente em redor do veículo. O sistema de Panorâmica do Solo ClearSight permite aos condutores visualizar a zona oculta à frente e sob o capot no ecrã central táctil.

Resposta à Condição do Condutor: imobiliza o veículo e ativa as luzes de emergência se o condutor não reagir a um conjunto de avisos sonoros e visuais.

Monitor de Colisão Traseira com Assistência à Proteção de Ocupantes: utiliza os radares dos cantos dianteiros e traseiros para detetar riscos de colisão num raio de 70 metros e avisa os ocupantes emitindo um aviso sonoro e preparando o habitáculo para um possível embate. Caso seja necessário, acendem-se as luzes de emergência e no interior é aumentada a tensão dos cintos de segurança, os apoios de cabeça são deslocados para a frente, é ajustada a inclinação dos bancos e são fechadas as janelas e o teto de abrir panorâmico.

Suspensão preditiva: a suspensão passa automaticamente para o modo Dynamic quando o sistema de aviso de colisão dianteira deteta um risco de colisão para auxiliar o condutor caso seja necessário realizar manobras evasivas e proporcionar a resposta mais ágil.

Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo e Assistência à Direção: o Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo mantém uma velocidade de cruzeiro programada para o veículo. A velocidade do veículo é automaticamente reduzida se detetar um veículo que circula a uma velocidade inferior na faixa. A Assistência à Direção auxilia o condutor a manter o veículo no centro da faixa, realizando pequenos ajustes na direção.

Park Assist: identifica lugares de estacionamento disponíveis e manobra o veículo para o estacionar em lugares paralelos e perpendiculares. A função Park Assist controla o veículo 3 durante as manobras utilizando a direção, a aceleração, a seleção de velocidades e a travagem.

Em complemento aos sistemas de segurança ativa, os novos Range Rover e Range Rover Sport utilizam tecnologias concebidas para melhorar a atenção do condutor e reduzir as possíveis distrações. A função integrada1 Alexa da Amazon disponibiliza a opção de controlar várias configurações e funções através de comandos por voz naturais e intuitivos sem necessidade de retirar as mãos do volante nem desviar a atenção da estrada.

Alexa está integrada no sistema Pivi Pro e pode ser ativada dizendo apenas "Alexa" ou premindo o botão Alexa no ecrã táctil. A inteligência artificial por voz integra inclusivamente os dispositivos domésticos Alexa e funciona sem necessidade de ter um smartphone, pelo que os clientes apenas têm de aceder à sua conta da Amazon através dos eSIM incorporados no veículo para obter conectividade.

Ambos os veículos encontram-se também disponíveis com Purificação do Ar do Habitáculo Pro2 , um sistema vanguardista que melhora a qualidade do ar interior. O filtro PM2.5 e a tecnologia Nanoe™- X auxiliam não apenas a reduzir significativamente os odores, bactérias e alérgenos, como também a melhorar o bem-estar e a atenção ao controlar os níveis de CO2 no interior do veículo e introduzir automaticamente ar fresco do exterior quando necessário. Uma concentração elevada de CO2 aumenta a sonolência, pelo que o sistema auxilia de forma proativa a maximizar a atenção do condutor.

autonews.pt @ 24-11-2022 10:35:51


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades