Qualcomm e Renault vão alargar parceria estratégica nos automóveis definidos por software

Amppere, da Renault, vai ter participação da tecnológica Qualcomm

O Grupo Renault e a Qualcomm Technologies, Inc. anunciaram, hoje, que as empresas pretendem levar a sua colaboração tecnológica um passo à frente, com planos para fornecer uma arquitetura centralizada de computação para a próxima geração de veículos definidos por software da Renault. 

autonews.pt @ 8-11-2022 13:38:10

Conhecidas como plataformas "Software Defined Vehicle" (SDV – Veículos Definidos por Software), as plataformas automóveis de alto desempenho serão baseadas nas soluções Snapdragon® Digital Chassis™ da Qualcomm Technologies, Inc., suportando o cockpit digital, a conectividade e sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS). As empresas anunciaram, ainda, que a Qualcomm Technologies, ou uma das suas afiliadas, também irá investir na empresa dedicada à eletricidade e software do Grupo Renault, conhecida como Ampere.

Impulsionar o "Software Defined Vehicle" com soluções de tecnologia avançada

Como uma extensão das colaborações tecnológicas em curso entre as duas empresas, o Grupo Renault e a Qualcomm Technologies planeiam fornecer uma arquitetura SDV de próxima geração que aproveite soluções extensíveis e flexíveis para responder à evolução das necessidades e requisitos dos automóveis.

A partir de 2026, os veículos Renault utilizarão a plataforma SDV, incluindo as novas gerações do Digital Snapdragon Chassis, concebido para alimentar os novos cockpits Android e tornar a experiência a bordo mais imersiva e pessoal; e centralizar outras funções do veículo, tais como os sistemas de assistência avançada ao condutor (ADAS), carroçaria, chassis, telemática, conectividade, Comunicações por Linha de Potência (PLC), segurança e ciber-segurança na Unidade Física do Computador (PCU). 

Isto irá otimizar os custos de hardware e software, permitindo a ligação à Unidade de Interface Física (UIP), que fornece a interface zonal com os atuadores do automóvel.  Em paralelo, a arquitetura SDV foi concebida para ser aberta a outros fabricantes de automóveis.


Acordo de fornecimento: para otimizar os custos do "Software Defined Vehicle"

Ao trabalhar com a Qualcomm Technologies, um dos líderes mundiais em semicondutores e software, o Grupo Renault pretende otimizar os seus planos de desenvolvimento e comercialização, através de uma abordagem de codesenvolvimento que fornece as capacidades certas de plataforma ao nível do sistema para hardware, software e serviços.

A crescente colaboração tecnológica entre o Grupo Renault e a Qualcomm Technologies começou em 2018. Desde então, a Renault tem apresentado as plataformas Snapdragon Cockpit no sistema multimédia OpenR Link do Renault Megane E-Tech 100% Elétrico e tem planos para utilizar as soluções Snapdragon Digital Chassis para proporcionar uma conectividade sem falhas e experiências inteligentes nos automóveis para os condutores e passageiros.

autonews.pt @ 8-11-2022 13:38:10


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades