Volvo Trucks iniciará em 2025 testes em clientes de camiões de célula de combustível

Células fornecidas pela Cellcentric, uma parceria entre o Grupo Volvo e a Daimler Truck

A Volvo Trucks está a realizar testes de camiões elétricos de célula de combustível que emitem apenas vapor de água e têm autonomia operacional comparável aos camiões a diesel, de até 1.000 km. Uma segunda fase piloto iniciar-se-á dentro de alguns tempo com testes de clientes nas vias públicas.

autonews.pt @ 26-9-2022 14:28:18

Os testes com camiões elétricos de célula de combustível em tráfego comercial terão início em 2025 com clientes selecionados do norte da Europa. Nos anos seguintes os testes serão estendidos a outros países.

Os camiões elétricos movidos a célula de combustível de hidrogénio serão especialmente adequados para o transporte de longa distância e de cargas pesadas, transportes que exigem bastante energia. Poderão ainda ser uma opção nos países onde as possibilidades de carregamento de baterias são limitadas.

“Acredito que os testes piloto destacarão o potencial dos camiões elétricos a célula de combustível. Os testes serão realizados num ambiente rigoroso e exigente e que também nos dará uma grande oportunidade de conduzir com cargas pesadas de até 65 toneladas”, diz Jessica Sandström, da Volvo Trucks.

O objetivo dos testes piloto será o de analisar todos os diferentes aspetos das operações do camião, incluindo componentes de trabalho, condução e experiência do motorista.

Uma célula de combustível gera a sua própria eletricidade a partir do hidrogénio a bordo, em vez de ser carregada por uma fonte externa. O único produto emitido é o vapor de água.

Os camiões elétricos da Volvo usarão duas células de combustível com capacidade para gerar 300 kW de potência e terão um tempo de reabastecimento inferior a 15 minutos.

A tecnologia de células de combustível ainda está numa fase inicial de desenvolvimento e, embora haja muitos benefícios, ainda existem alguns desafios, como o fornecimento em larga escala do hidrogénio verde e a necessidade de desenvolver infraestruturas de abastecimento. Para superar a falta de hidrogénio disponível durante a execução dos testes piloto, o enchimento de hidrogénio verde de fontes renováveis será feito nas nossas instalações.

As células de combustível serão fornecidas pela Cellcentric – uma parceria entre o Grupo Volvo e a Daimler Truck AG. A Cellcentric irá construir uma das maiores instalações de produção em série da Europa, para células de combustível, especialmente desenvolvidas para veículos pesados.

autonews.pt @ 26-9-2022 14:28:18


Clique aqui para ver mais sobre: Auto News, Mercado Automóvel e Novidades